A etnia Xukuru, composta por mais de 12 mil integrantes que vivem na mais pura harmonia nos 27.555 hectares de área demarcada a partir da Serra do Ororubá, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco, ainda festeja o saldo pós-eleições municipais. E por vários motivos: pela primeira vez na história da tribo, uma secção eleitoral foi instalada. Além disso, a comunidade teve representantes que pleitearam cargos eletivos. E não fizeram feio.
Dois Xukurus foram eleitos vereadores de Pesqueira – Sil Xukuru e Severino Índio (ambos do PT), e outro foi eleito prefeito de Lajedo, cidade vizinha a Pesqueira.
Rossine Blésmany Santos Cordeiro, 43 anos, nasceu no Sítio Zumbi, num território dentro da aldeia e é simpatizante da causa indígena. “É gratificante ver nossos irmãos alcançando sucesso em várias áreas, inclusive na política”, destaca Marcos Luidson Araújo, o Cacique Marquinhos, que congratulou o novo prefeito de Lajedo.
Rossine recebeu com euforia as “mensagens de fumaça” positivas enviadas por sua tribo. O cacique disse que ele “é uma ótima pessoa” e que sempre esteve muito próximo do procurador da Funai, Geraldo Rolim, e do Cacique Chicão, mártires do processo de demarcação das terras. “Desejo ao nosso irmão Rossine muito sucesso e paz na administração daquele município”, parabenizou.
Bandeiras de luta
O prefeito eleito disse que pretende, agora, defender os mais carentes e fazer uma administração voltada para o social, com investimentos em saúde, educação e melhores condições de segurança à comunidade. (Fonte/foto: Informe PE)
Aonde que esse cara da foto é índio? Mais um querendo aparecer com a causa indígena.