O Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Petrolina (COAS) divulgou ontem (5) o balanço das ações do Dia Mundial de Combate à Aids. O evento, que aconteceu no último final de semana, levou orientações à população sobre os riscos de infecção por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e sobre as formas de prevenção contra o HIV – vírus transmissor da Aids – e a importância do preservativo nas relações sexuais.
Foram realizados mil testes rápidos distribuídos nas quatro doenças patológicas: Aids/HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
As pessoas com diagnósticos positivos foram encaminhadas para o Serviço Médico Especializado (SAE), localizado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde são acompanhadas por uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, enfermeiro, clínico geral, infectologista, assistente social e técnico de enfermagem.
Quem não conseguiu realizar os testes no período da campanha pode procurar os serviços na própria sede do COAS, localizada à Avenida Fernando de Góis, 537 (Centro da cidade). Todos os serviços são oferecidos de segunda à sexta-feira, gratuitamente, a partir das 7h, e seguem até às 13h. As informações são da assessoria da prefeitura. (Foto/divulgação)