Alunos, professores e funcionários da Escola estadual Hildete Lomanto, em Juazeiro, estão participando até sexta-feira (7) de um projeto que tem como proposta principal reduzir o consumo de drogas e combater a violência na comunidade. Pessoas ligadas à área de segurança pública estão ministrando palestras para todos aqueles que fazem parte do ambiente escolar. Líderes religiosos também participam do evento.
Segundo o professor Jarbas Rodrigues, o trabalho pedagógico também envolve pais e membros da comunidade. “Nós preparamos o aluno, envolvemos a comunidade e os pais, unimos todos em torno de uma única causa. O resultado é o que estamos vendo, inclusive com o reconhecimento da Polícia Militar e dos palestrantes, que elogiam o conhecimento e a consciência dos nossos alunos”, afirmou.
De acordo com a gestora da escola, Renata Martins, os números da criminalidade já caíram desde o início do projeto, há dois anos. “Já reduzimos em 90% o consumo de drogas e a violência entre alunos. Nosso trabalho abrange diversas formas de encarar o problema e a maior recompensa é a participação e os resultados concretos que estamos vendo”, ressaltou.
Na programação de hoje (6), membros da Igreja Católica irão ministrar as palestras a partir das 8h. Na sexta-feira (7), encerramento do projeto, os alunos irão visitar os centros de recuperação e doar alimentos não perecíveis e produtos de higiene. (Com informações de Manoel Leão)