Secretário Danilo Cabral é alvo de nova manifestação dos professores em Petrolina

por Carlos Britto // 29 de julho de 2009 às 06:31

Os professores da rede estadual de Pernambuco – em greve há quase um mês – fizeram mais uma manifestação no final da tarde de ontem (28) pelas ruas de Petrolina, em plena hora do rush.

Vestindo-se de preto e munidos de velas e cartazes, os grevistas acompanharam uma ladainha entoada pela coordenadora regional do Sintepe, Cristina Costa. O alvo foi o secretário estadual de educação, Danilo Costa.

Em tom irônico, a coordenadora do Sintepe lamentou a falta de informação de Danilo sobre as escolas da rede pública do Estado. Ela disse ainda que o secretário só assumiu a pasta por ter sido um dos coordenadores da campanha do governador Eduardo Campos, em 2006, e que deveria deixar alguém com mais conhecimento sobre educação assumir o cargo.

Depois de seguirem pela Avenida Souza Filho, os grevistas provocaram um engarrafamento na Avenida Guararapes, tirando muitos motoristas do sério. Um deles forçou a passagem do veículo por dentro da manifestação e foi vaiado por alguns professores. A categoria reivindica um reajuste de 19,2% no Piso Nacional do Magistério.  passeata-professores-1

passeata-professores-2     

Secretário Danilo Cabral é alvo de nova manifestação dos professores em Petrolina

  1. Fernanda Costa Santos disse:

    Muito bem, professores.
    A luta é justa.
    O Governo tem que respeitar os direitos do trabalhador.

    Valeu!

  2. Margarida disse:

    Pelo menos, temos o blog de carlos britto que divulga com democracia, dia a dia, nossos movimentos com textos e imagens. A televisão e o jornal escrito, não tem sido imparcial, e não tem informado na íntegra e com coerência, a respeito da nossa greve. Isso é lamentável!!! O SINTEPE, esta semana, está com uma caravana de mobilizações em diversas cidades de Pernambuco. Quarta-feira, parte dos mestres da nossa regional estãrão em Triunfo, numa tentativa de conversar com o governador Eduardo Campos. A nossa próxima assembléia, aqui em Petrolina, será sexta-feira, a partir das 15:00 h. Todos estão convidados.

  3. paulo cabral disse:

    parabens professores ,a luta eatá apenas começando ,realmente cidade grande é outra coisa ,pois nas cidade pequena os professores estão cedendo por bonus ,computadores e pressão do governador

  4. PISO 2010 disse:

    PROFESSORES CALMA!!!!!!!!!!!!!!!! O PRAZO É 2010 PARA IMPLANTAÇÃO DO PISO NÃO DEIXEM OS ALUNOS PREJUDICATOS É MELHOR A PARCEIRIA DO Q O RADICALISMO DA VEREADORA CRISTINA COSTA Q ESTÁ TIRANDO PROVEITO DESTE ATO…………

  5. a favor disse:

    nada mais justo lutar por um direito….

    aguentar esses alunos danados na sala de aula, ganhando uma miseria….
    é incoerente….os medicos fazem greve e a população não fala nada.
    pq os professores não podem…/
    democracia!!!!!!!

  6. RAYMUNDO disse:

    E OS ALUNOS QUE ESTAO CURSANDO O 3º ANO E O VESTIBULAR COMO FICA ? PROFESSORES OU GOVERNADOR QUEM ESTÁ CERTO? ISTO É SE TEM ALGUEM CERTO. PROFESSORES VOCES TEM O GOVERNADOR QUE MERECEM ALUNOS E PAIS DE ALUNOS VÂO AS RUAS AS RADIOS TV JORNAIS BUSQUEM OS SEUS DIRETOS.

  7. Josemir Gomes de Amorim disse:

    “TUDO COMO DANTES, NO QUARTEL DE ABRANTES!”

    …e assim sempre será!
    Como sempre, numa atitude irresponsável por parte de um sindicato burro, os prejuízos aos alunos pobres, da rede de educação, paga através da altíssima carga tributária brasileira, pouco importa a quem está sendo remunerado para ministrar aula.
    Venho nesse momento, manifestar mais uma vez, meu inconformismo, com tal situação, onde professores são pagos com dinheiro público, mas ao invés de darem aula, ficam passeando, se divertindo, como se estivessem de férias. “E os alunos e seus pais, que se danem!” Causando um prejuízo enorme e irreversível, na formação educacional das camadas mais carentes. Porque se não fosse carente, estaria estudando em escolas particulares, para poder competir com os filhos dos professores, que não sofrem prejuízo algum com greve.
    Certos professores, “se acham”, como se fossem detentores de um conhecimento elevadíssimo, intelectualmente. Condicionando-os, a exigirem uma remuneração maior do que a que estão recebendo. Não sou, de maneira nenhuma, contra a luta por melhores salários, melhores condições de trabalho, por autonomia no desenvolvimento de práticas pedagógicas, que surtam melhores efeitos reais na vida ímpar de cada educando, para que assim eles possam contribuir lícitamente, para a construção de uma sociedade mais justa, menos exclusivista, menos marginalizadora. Nem tampouco, estou levantando qualquer bandeira política, já que sou avesso a políticos que não zelam pelo mínimo de ética, em seus mandatos, gerando assim as mazelas humanas, que estamos acostumados a presenciar.
    Alguns professores acham, que só porque um determinado grupo social não tem poder aquisitivo, não tem também, esclarecimento quanto a seus direitos. Vocês estão enganados!
    As revoluções só acontecem, quando pessoas de baixo poder financeiro, mas com alto senso crítico, se cansam de tantos absurdos.
    Conheço muitos professores, com diploma superior e pós-graduação, não são poucos, que são tão fracos intelectualmente, que na hora de fazerem seus trabalhos acadêmicos, pedem ajuda a pessoas como eu, que tenho apenas formação superior incompleta, em matemática. Incompleta, justamente, porque ao invés de querer ser professor, para ganhar o que ganha, e depois ficar reclamando através das greves irresponsáveis, do salário que já tinha conhecimento antes de ingressar, prefiro dedicar-me mais, aos estudos para ingressar no serviço federal, por exemplo na PRF.
    Então, se vocês se acham tão capacitados intelectualmente, e que estão ganhando pouco, façam concurso para serem professor da área federal, que paga melhor que o estado.
    SE ESTÃO TRABALHANDO NO ESTADO, GANHANDO POUCO, É PORQUE NÃO TÊM COMPETÊNCIA PARA CONQUISTAR COISA MELHOR. PORTANTO, ESTUDEM MAIS! É O QUE EU FAÇO!
    Juízo a todos! E consciência limpa, na hora de dirigir-se ao banco para receber o salário!

  8. SOS Rio São Francisco disse:

    Josemir Gomes Amorim, parabéns por tanta perfeição! Nem Jesus Cristo fez tanta propaganda dos seus conhecimentos. Com tanta inteligência e vc não conseguiu entrar numa instituição que pagasse um salário que permitisse suas filhas estudarem em escolas particulares. Suas irmãs conseguiram e vc não. Vire professor para ver se nossa classe consegue um profissional tão nobre.

  9. su disse:

    Caro JOSEMIR, provavelmente você deve ter se formado em escola particular, pois não acredito que com tanto conhecimento que se diz ter ,vc venha cuspir no prato que o alimentou, por sinal muito bem.
    O que me impressiona é o fato da sua pessoa reconhecer que o salário do professor é tão baixo, principalmente em relação aos outros estados do NE.
    Outra coisa, o professor da escola publica é o mesmo da particular.
    SOU PROFESSORA MEU FILHO ESTUDA EM ESCOLA PUBLICA , ME FORMEI EM escola PUBLICA me sinto bem á vontade pra esclarecer que somos professores porque gostamos de ser , por vocação e não por acomodação , isso não quer dizer que somos obrigadas a nos conformar com o pior salário do BRASIL .
    Se o senhor não quis ser professor é porque pensou em salário de vergonha e nos queremos isso também ,mas, em nossa profissão . Afinal a democracia existe pra nos da o direito de lutar . ONDE ESTAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

  10. Margarida disse:

    QUAL É O SEU CARGO NO GOVERNO, SR. JOSEMIR? NÃO TE CONHEÇO, NÃO SOU PSICÓLOGA, MAS ACHO QUE O SR. JOSEMIR PRECISA DE UM TRATAMENTO MÉDICO. pROCURE UM ANALISTA!!! qUANTO AO POVO DA GRE, “PUXA SACOS” DO GOVERNO E DOENTES POLÍTICOS, QUE TEM SE COLOCADO, FAZENDO SE PASSAR POR PAI OU ALUNO, LEMBREM-SE QUE SEU CARGO (MAMATINHA) NÃO É ETERNO.

  11. Ivan disse:

    Sr. Josemir, esse seu sonho de ingressar na PRF vai ficar só na vontade, lembre-se amigo, para ingressar hoje na PRF é preciso ter formação superior completa, coisa que você mesmo disse que não tem. Em um concurso desse os candidatos passam por um rigoroso processo seletivo com várias etapas. Então nobre amigo, primeiro faça um curso superior e estude, estude mesmo com afinco para ser classificado em um bom concurso público, pois a cada dia a concorrência aumenta, mas se você não passar não se preocupe que ninguém vai dizer que você é incompetente por que não conquistou uma coisa melhor, apesar de que é assim que você rotula os professores neste seu comentário arcaico e carregado de preconceitos e de equívocos. Fique tranquilo, ninguem vai querer lhe agredir dando um troco com a mesma moeda, Desejo-lhe boa sorte, se não der é porque ainda não chegou a sua vez , mas você vai passar a sua vida inteira precisando de professor.
    EM TEMPO: eu não sou professor, mas sou solidário a causa.

  12. Professor@ disse:

    NOSSA!!
    FICO IMPRESSIONADA E PERPLEXA COM A DECLARAÇÃO DO SR. JOSEMIR.
    ACHAR QUE SOU PROFESSORA, PORQUE NÃO CONSEGUI PASSAR EM UM CONCURSO MELHOR!!!!
    ESTUDEI DURANTE QUATRO ANOS, E DEPOIS ESTUDEI PARA PASSAR NUM CONCURSO, PORQUE ACREDITO NA MINHA PROFISSÃO.
    SINCERAMENTE, TOMARA QUE VC NÃO PASSE NA PRF, POIS NÃO PRECISAMOS DE PROFISSIONAIS TÃO MERCENÁRIOS (ISSO PQ ESTOU PEGANDO LEVE) QUE ACHA QUE O DINHEIRO É O MAIS IMPORTANTE.
    NÃO ESTAMOS ATRÁS DE DINHEIRO, ESTAMOS ATRÁS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.
    DESCULPE O MEU DESABAFO, MAS NÃO DÁ PARA LER ISSO, E FICAR QUIETA!!!!!

  13. EU ERA 40 disse:

    OS PROFESSORES ESTÃO CORRETOS EM EXIGIR O PISO SALARIAL. O QUE NÃO ENTENDO É PORQUE SÓ CRITICAM DANILO CABRAL. PROFESSORES E VEREADORA CRISTINA, O POVO VOTOU FOI EM EDUARDO CAMPOS. O QUE DANILO TA FAZENDO É COM AVAL DE DUDUZINHO.

  14. Movimento grevista ou partidário eleitoreiro? disse:

    PT, Humberto Costa, Cristina Costa (até os sobrenomes sao iguais) hehehe… E vem aí eleições 2010! Cada um que faça o seu direitinho…

  15. SOS Rio São Francisco disse:

    Josemir estudou em escola pública, a mãe dele ficou viúva com 31 anos e com 9 filhos para criar sozinha, com o salário de professora. Ele é pobre, esqueceram que as filhas dele estudam na ESCOLA PÚBLICA.

  16. evandro disse:

    Josemir, a PRF ainda comete um erro grave adiando ano após ano a exigência de curso superior para um cargo tão importante. O nível de escolaridade exigido pela PRF é desproporcional à função a ser exercida e ao salário pago. Se algum dia você ingressar na PRF você será a vergonha dela, a vergonha do funcionalismo público, você será mais um alienado. Ver alguém que concluiu o ensino médio com este pensamento é decepcionante para qualquer professor. É o “jogar pérolas aos porcos”. Se todos na PRF pensassem como você, estariam ganhando salário mínimo. Vou torcer para que você não passe, não por maldade ou inveja, mas pelo bem da PRF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários