Pelo menos 17 candidatos foram eliminados pelo porte de aparelho celular, durante o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) que aconteceu neste domingo (09). Dos 17 eliminados, 14 faziam prova no polo de Petrolina, no Sertão, e apenas três na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o vice-presidente da comissão de vestibular, Ernani Martins, nunhum desses candidatos resistiu à eliminação.
Sobre o alto número de estudantes pegos com celular dentro dos locais de prova em Petrolina – índice que costuma se repetir nos vestibulares da universidade – Ernani Martins disse não ser possível identificar uma razão para justificar os casos. “Uma hipótese é que muitas pessoas de outros estados, como a Bahia, fazem prova na região“, supôs. Ele lembra, ainda, que as regras do edital são igualmente válidas em todo o Estado.
A prova é a primeira fase do Sistema Seriado de Avaliação promovido pela UPE. Pelo sistema, o aluno faz uma prova no fim de cada um dos três anos do ensino médio com conteúdos específicos de cada ano letivo.