Representantes de laboratórios conveniados ao SUS em Juazeiro reclamam de atraso no repasse da prefeitura

por Carlos Britto // 13 de dezembro de 2012 às 11:33

Aborrecidos com o atraso no repasse da prefeitura aos laboratórios conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), representantes do setor financeiro de um desses laboratórios (que por medo de represálias preferem não se identificar) enviou este artigo ao Blog, apelando para a sensibilidade da atual administração municipal. Desde já o espaço está reservado para que a assessoria de comunicação da prefeitura possa esclarecer o assunto:

Confiram:

Vimos, através desta, denunciar um grave problema que está acontecendo há meses com os laboratórios de Juazeiro conveniados ao SUS. Os laboratórios estão sendo obrigados a realizar exames sem receber o repasse da prefeitura desde o mês de agosto de 2012. Na verdade a situação de atraso vem acontecendo desde janeiro de 2010, mas nunca havia chegado a essa proporção.

Ocorre que todos os meses é exigido o envio das notas fiscais das prestações de serviços com a promessa de pagamento. Acontece que, após todo esse período (de 4 meses e próximo a fechar 5 meses), ainda não se tem nenhuma previsão de recebimento.

O motivo de não ter havido denúncias até o momento é a ameaça dos laboratórios perderem o credenciamento e terem que entrar na justiça para receber os meses atrasados, o que demandaria ainda muito tempo, devido à justiça ser lenta.

Todos os laboratórios credenciados estão passando por uma situação muito difícil, com dívidas com fornecedores atrasadas, protestos em cartório, salários de funcionários atrasados, bem como, vários empréstimos em bancos.

Para se ter ideia, cada laboratório atende em média 4 Unidades de Saúde distribuídas nos bairros da cidade e executado em torno de 7 mil exames/mês, o que dá uma faixa de 30 mil reais mensais.

A realidade ainda é mais cruel quando se sabe que a margem de lucro é em torno de 5%, com uma tabela que está há mais ou menos 15 anos sem reajuste.

Vamos lhe dar um exemplo: o valor de tabela de 1 parasitológico de fezes no SUS é de R$ 1,65 (um real e sessenta e cinco centavos). Deste valor, temos que tirar todos os custos, incluindo: funcionários, água, luz, kits, o coletor (que é dado pelo laboratório, já que a prefeitura não fornece material algum) além dos impostos – dentre eles o ISS, que é descontado na fonte pela prefeitura.

Por favor, denuncie esse problema para que tenhamos uma esperança de recebimento, pois o próximo passo será fechar as portas dos laboratórios. A propaganda da saúde de Juazeiro é que ela anda muito bem, porém os que fornecem o serviço já estão no “leito de morte”.

Representantes de laboratórios conveniados ao SUS em Juazeiro reclamam de atraso no repasse da prefeitura

  1. Dreda disse:

    Pode deixar que eu explico. A prefeitura desviou a verba que deveria ser utilizada para saúde para pagar dívidas da campanha eleitoral, e agora não tem como pagar fornecedores e prestadores de serviço por um prazo. Isso ocorre em todas as eleições com as verbas da saúde, tanto em nível municipal, quanto estadual, já que eles sabem que a saúde não pode simplesmente parar se estiver sem receber, e que a raiva da população seria direcionada aos hospitais, médicos e laboratórios em caso de parada no atendimento, e não à prefeitura. Isso é um absurdo que se repete em várias campanhas eleitorais. Na campanha do Jaques Vagner, foi o Hospital Regional quem ficou um tempo sem receber os repasses.

  2. CARLOS JOSE DA SILVA disse:

    Quem é esse representante de laboratorios em Juazeiro,nao existe nenhuma representação deste tipo.Fazer politica com meu laboratorio nao aceito

    1. ROBERTO LINCOLN disse:

      Sr.Carlos José, se o senhor não gosta que lutem pelo que é certo e trabalha satisfeito mesmo sem receber? Diz ai o nome e endereço de seu laboratório para que eu faça exames pelo SUS.
      Vc não é dono de laboratório, deve é algum funcionário querendo justifica o que não e justificável. No aguardo do nome e endereço do seu laboratório.

  3. Antonio Carlos da Silva Cardoso disse:

    SE EU RECEBO MEUS VENCIMENTOS ATRASADOS OU NAO,É PROBLEMA MEU.ONDE ESTA ESSA REPRESENTAÇÃO DOS LABORATORIOS

  4. ROBERTO LINCOLN disse:

    Quanto a gostar de receber atrasado vc pode até gostar, porem, os demais acredito que não. Quem faz exames tem custos maiores do que quem tira copia de exames repetindo resultados, talvez seja o motivo que vc esteja satisfeito. Não tem custo com kit´s, não tem funcionário, não tem laboratório, assim, é facim facim…. Coloca aquela sua foto com o Secretário de Saúde e o Carlos José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários