Acaba a greve dos professores estaduais de Pernambuco

por Carlos Britto // 31 de julho de 2009 às 06:27

Na manhã desta sexta-feira  (31) será realizada uma reunião de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e o Governo do Estado. O Sindicato informou que  o anúncio oficial do fim da paralisação dos professores, após 24 dias, vai ser feito nesta reunião.

No entanto, os professores que aderiram à greve  só voltam às salas de aula na tarde da próxima segunda (03 de agosto).

Acaba a greve dos professores estaduais de Pernambuco

  1. Carlos Gouveia Carvalho disse:

    GREVE DOS PROFESSORES TERMINA EM PERNAMBUCO….
    Após amargarem duas derrotas consecutivas na justiça, o Sindicato resolveu acabar a greve nesta sexta-feira (31/07/2009), justamente numa sexta-feira…

    Observamos alguns aspéctos para o término da greve…

    1º – Essa greve só teve um objetivo, o poítico, embora alguns professores alienados insistiam em não acreditar.
    2º – Foi decretada ilegal desde o dia 09/07/20009
    3º – Foi novamente decretada ilegal dia 28/07/2009
    4º – O Governo do Estado pagou os professores não-grevista dia 29/07/2009 somado a esse salário prêmio, tendo professor chegando a receber mais de 3 vezes o salário normal, esvaziando de vez o tal movimento..

    Portando temos os alunos altamente prejudicados e o grupo político de Isabel Cristina, através de sua assessora Cristina Costa q teve sua imagem altamente prejudicada, por não conseguir nenhuma melhoria a classe, somente prejuízo.

    Saudações colegas,

    Carlos Gouveia Carvalho

  2. SOS Rio São Francisco disse:

    O governo e as famílias estão aliviadas. O primeiro semestre aconteceu nos meses de fevereiro, março, abril,maio e junho. No segundo semestre temos a mesma quantidade de meses: agosto, setembro outubro, novembro e dezembro. O governo está preocupado é com números e não com qualidade, os alunos com jogos eletrônicos e amigos on-line e os pais e professores deseperados. Temos que mudar nossas práticas e abrir um canal de negociação entre as categorias envolvidas.

  3. SOS Rio São Francisco disse:

    Vamos á Luta, porque tudo é educação!!!! O conhecimento é necessário!!! Como eu gostaria de um discurso bem mais feliz..

  4. Marta Soares Souza disse:

    DEZ MANDAMENTOS DA DEMOCRACIA PARA OS COMANDANTES DOS MINGUADOS E USADOS GREVISTAS

    1- Fica terminantemente proibido as cristinetes enganarem até o próprio Deus usando seu santo nome em vão numa via Crusis que esses incrédulos hereges não sabem nem o que significa
    2- Fica decretado que professor não vai mais aceitar tanta enganação da coordenação do SINTEPE Regional, nem na vereadora, tampouco na deputada petista
    3- Fica decretado o repudio dos professores que querem trabalhar e para as coronelas do sintempe, nunca mais ousem usar o professor para mostrar poder, escondendo deles que continuar uma greve na ilegalidade era suicídio
    4- Fica decretado que nunca mais nenhuma cristinete vai humilhar professor substituto, porque ele também é professor. Respeitem seu colegas.
    5- Fica proibido botar pra fora da escola aluno que quer estudar e professor que quer ensinar
    6- Fica proibido a vereadora Cristina fazer do sindicato tribuna pra se promover
    7- Fica proibido a Cristina continuar mentindo tanto para a justiça (Ministério Publico Federal) como para os professores
    8- Fica definitivamente reconhecido que sindicato tem muito é dinheiro para fazer a gastança com o suado dinheiro do servidor. Tava aí descaradamente pra todo mundo vê, são 20 mil reais de multa por dia, é viagem e mais viagem pra recife, nessa greve já foram mais de seis e é de avião, são as aerocristina, em cada escala mais farra e enganação.
    9- Fica também proibido usar o nosso dinheiro para a propaganda milionária na rede globo nos horários mais caros
    10-Fica finalmente decretado que quem deve pagar os descontos nos contracheques dos professores são as duas Cristinas vereadora e deputada, primeiro porque ganham bem para nada fazerem, segundo porque obrigaram os professores prolongar uma greve inútil, onde a classe saiu totalmente enfraquecida.

    Abraços a todos e mãos ao giz!!!!

  5. SOS EDUCAÇÃO disse:

    Cara colega Marta, ninguém obriga ninguém. E as bobagens que você escreveu com certeza não serão obedecidas. Você deve ser uma funcionária tão exemplar e nunca apareceu em nenhum noticiário, a mídia não te conhece. Onde estão seus projetos? Eu gostaria de conhecer um aluno seu e ouvir ele falar uma qualidade sua. Como você conseguiu seus direitos como educadora?

  6. Paz disse:

    Quando entramos numa guerra, podemos perder ou ganhar. Uma das estratégias é recuar quando necessário, nossa guerra é eterna. A greve não é a única arma de combate, esqueceram que nós somos formadores de opinião. Tudo que sobe, cai. É uma lei natural e também social. Ensinaremos aos nossos alunos a respeitar, somente quem nos respeita ,e a não vender voto. Apresentaremos os valores dos nossos governantes e seja o que Deus permitir.

  7. Metamorfose disse:

    Na NATUREZA nada se cria, tudo se transforma!!! A EDUCAÇÃO imita a NATUREZA.

  8. Cardoso-macacada disse:

    Não se tinha ate 2010 p regularizar o piso?

    então o pq da greve??

    R- Para queimar o governo atual com a classe educadora;
    Promover Políticos…

    Fato!!

  9. Sátira disse:

    Vai ser sempre assim os covardes quem nao lutam vao sempre achar culpados e o caso da marta (nome falso) quem se denunciou pela opiniao dada sabe onde este decreto foi produzido?da casa da ditadura (gre) direi na próxima o nome dela pra desmascarar de vez aguardem

  10. Noeme Rodrigues Passos disse:

    Boa tarde, Marta Soares Souza!
    Sou professora há 17 anos e também percebo os desgastes causados pela greve, movimento esse, que não traz prazer a nenhum educador sendo somente utilizado em último caso, quando se esgotam as negociações no campo da diplomacia.
    Mas imagine como seria a história da humanidade se toda batalha fosse vencida sempre pelo mesmo grupo?
    Imagine se uma equipe deixasse de competir por não vencer todas as competições!
    Talvez seja necessário conhecer um pouco mais sobre a cinquentenária história de luta e muitas vitórias dessa instituição tão grosseiramente criticada pela senhora.
    Em relação ao seu conceito sobre “respeito”, também acredito que seja necessário rever alguns pontos, pois não considero respeitoso de sua parte, subestimar os professores afirmando que os mesmos foram “obrigados” a prolongar a greve, chamando alguns de “alienados” e outros de “hereges”.
    Quanto às suas questões pessoais com as, as duas Cristinas vereadora e deputada (que devem ter lhes causado uma mágoa profunda), deveriam ser resolvidas pessoalmente, deixando esse espaço tão rico, para postagens que acrescentem algo a todos que lêem, pois está claro que usou a greve para dirigir ofensas pessoais, falando em nome dos professores, certa de que muitos não a autorizaram.
    Ficaria muito grata e até acreditaria na sua boa fé, se tivesse participado das assembléias e colocados seus argumentos para nós, alertando-nos sobre todas essas coisas que só agora resolve declarar publicamente.
    Certamente, não o fez porque não seria tão prazeroso, como está sendo agora, dar tais declarações.
    É triste perceber tanta euforia e prazer ao tripudiar de uma situação que deveria ser lamentada, já que teve a compreensão de que foi uma derrota que enfraqueceu totalmente a classe, falando novamente em nome de todos, sem a devida autorização.
    Quanto aos salários e bônus, tanto receberam alguns que aderiram ao movimento, como também ficaram sem receber, muitos que permaneceram nas escolas.
    A senhora, que certamente não é “herege” e conhece os mandamentos divinos bem como a misericórdia de Cristo, interceda por todos nós não só enquanto educadores, mas também como pessoas que erram na tentativa de acertar, pois não somos “monstros” para agir propositalmente de má fé.
    Em colaboração, pedirei a Deus que quebre qualquer dureza que possa haver em meu coração, me conceda compreensão para não interpretá-la com rancor e nos faça merecedor de vitórias fantásticas, para não ter que nos contentar com o prazer, do que consideramos a derrota alheia.
    Obrigada pelos abraços. Quanto à volta ao giz, não vai ser possível, pois entrou em extinção em nossa escola.
    Que Deus abençoe a todos nós!
    ********espero que minha postagem seja publicada………….

  11. Ricardo Mendes disse:

    Sr. Marta e Sr. Carlos, (que são a mesma pessoa)

    Vamos começar liberando o proibido, pois proibição é do tempo da ditadura a que vc ou seu pais pertenciam reprimindo os operários.
    VIVA A DEMOCRACIA !!! VIVA A LIBERDADE!!! Graçãs a Deus!!

    1- Vc não deve ser professora e se for é do tempo de proibir e ai a história já diz quem você é.

    2-Se vc tem um cargo desde a época da ditadura e vem apoiando políticos p/ não ter que voltar pra sala de aula e fica sempre a disposição de órgãos e prefeituras em troco desses apoios, não temos como levar você e seus comentários a sério.

    3- Se esse ódio mortal que vc nutre pelas guerreiras “Cristinas” é só pelo fato delas serem negras, mulheres, de origem humilde e não se venderem pelo notbook p/ navegar na net e escrever em blog como vc faz, é uma pena mais não tenho como avaliar esse sentimento pois não sou psicanalista (que é quem estudou p/ interpretar esses sentimentos que nós normais combatemos e abolimos desde o tempo da ditadura.

    4- É um pena que pessoas tão rancorosas (mesmo sabendo que raiva e rancor deixa a pessoa mais velha e feia) esperem o desfecho de uma luta árdua e cansativa pra comemorar o recuo da categoria, que guerreiro não foge, guerreiro não desiste, guerreiro recua.

    5- Srª Marta e Sr. Carlos! Assessores não autorizados do governador!!!

    A escola existe pelos alunos, para os alunos e com os alunos, uma educação de qualidade não acontece sem a participação conjunta da família e dos professores. Nós queremos continuar a ensinar, queremos propiciar aprendizagens significativas aos nossos alunos, queremos ajudá-los a desenvolver competências que lhes assegurem um futuro com maiores possibilidades de trabalho e sucesso .

    6- E por último, nós da categoria vimos agradecer em público, a luta de todos os nossos colegas, em especial a estas duas guerreiras que estão na luta conosco a mais de vinte anos, que não importa quem estar no poder , que não se escondem por traz de políticos e siglas partidárias p/ não aparecerem ao lado dos trabalhadores em educação, elas estão sempre do nosso lado, utilizam o movimento pra cada vez mais enaltecer e fortalecer a luta de toda uma categoria.
    Obrigada Deputada Isabel Cristina!!! Obrigada Vereadora Cristina!!!
    O povo sabe diferenciar quem tem história de quem é contador de história.

    VIVA OS PROFESSORES !! VIVA A DEMOCRACIA!!!

  12. Noeme Rodrigues Passos disse:

    Estou estranhando a quantidade de pessoas que se preocupa com a reputação do governo. A maioria das críticas ao movimento grevista enfatiza que o motivo foi apenas o de sujar a ficha do governador.
    Consideram-se os movimentos tão insignificantes como podem pensar que isso seria suficiente para sujar a ficha do referido?
    Creiam! Estão se preocupando com a questão errada. Devemos nos preocupar com a falta de funcionários para atender as necessidades das escolas, com laboratórios de informática sem internet o ano inteiro, com professores que não fazem greve, mas trabalham mal humorados, insatisfeitos, desmotivados e que já desistiram da educação porque se sentem desvalorizados e mal pagos, com a violência que acontece dentro e fora das salas de aula, entre outras coisas para as quais muitos fecham os olhos. ( é claro que há algumas exceções e as mesmas devem ser respeitadas)
    Fico triste quando temos que recorrer ao movimento grevista, mas me apavoro com a idéia de que todos desistam de lutar e transformem o ato de educar, num martírio de reclamações, atestados médicos, sublocações e demais subterfúgios que acelerem os dias e tragam como salvação, o dia da aposentadoria!
    Governo entra e sai constantemente e o educador permanece em suas funções por no mínimo 25 anos.
    Não é inteligente priorizar “quantidade” ignorando “qualidade”.
    Quem tiver uma sugestão menos pior e mais eficaz que os movimentos grevistas, por favor, fiquem a vontade! Não critiquem sem apresentar alternativa!

  13. perla disse:

    fica”proibido” veja que contradição quem é mesmo coronelas? as crsitinas ou maria ( ficticio)
    Fica “proibido” termo próprio dos coronéis da DITADURA da Tortura
    dos incomodados q não tem coragem de enfrentar o debate, que pena. Sátira vc tem razão este decreto não poderia vir de outro lugar,a não ser da nova casa da ditadura ( GRE).

  14. perla disse:

    ia esquecendo o termo DECRETO tb bastante sugestivo para o cardápio dos que teimam em reconhecer a democracia como instrumento de libertação das amarras da ditadura

  15. perla disse:

    crrigindo: teima em não reconhecer a democracia como instrumento…

  16. Maria de Souza Nunes disse:

    Pera aí!!!!!!!!
    E agora ?
    Não vale mais mentir nem iludir.
    A greve acabou?
    Quem acabou?
    Por que acabou?
    Será que não é tarde para avisar aos professores que tudo não passou de mais uma mentirinha???

  17. Josemir Gomes de Amorim disse:

    Quanta hipocrisia!
    Afirmar que estão preocupados com a melhoria do ensino!
    Vocês só se preocupam com dinheiro, mesmo!
    E não tenho nada contra isso, já que dinheiro é essencial até pra comprar papel higiênico.
    Mas, sejam mais honestos consigo próprio, e não venham com essa, de que estão preocupados com a educação, não!
    Se assim o fosse, vocês não se utilizariam da profissão que abraçaram, por amor ou por falta de opção mesmo, para apoiar campanhas políticas de um sindicato que só se presta, para fazer candidatos a mandatos políticos, que usam o sindicato e as “MARIAS-VÃO-COM-AS-OUTRAS”, para buscarem seus próprios interesses. Interesses esses, que não têm nada a ver, com profissionais que honram a categoria que tem uma importância fundamental, na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
    Voltem ao trabalho mesmo, para que a população não seja incitada, a acionar a justiça, afim de fazer valer o direito de todos à educação!
    Educação paga! Porque, de graça não existe nada!

  18. su disse:

    É QUERIDA MARTA VOCÊ PRECISA REVER SEUS CONCEITOS .
    AFINAL DE CONTAS VOCÊ VIVE EM QUE PLANETA ? E EM QUE ERA?
    NÃO SE ESQUEÇA QUE PRA DIGITAR SEU TEXTO VC PASSOU POR MÃO DE UM PROFESSOR .
    E SE VOCÊ É PROFESSORA TENHO PENA DE SEUS ALUNOS .
    IMAGINE UMA NAÇÃO SUBMISSA COMO VC DEMONSTRA SER.

  19. EU disse:

    JOSEMIR VA CUIDAR DE SUAS CRIAS, QUE VOCÊ CALADO AINDA ESTÁ ERRADO.
    VOCÊ DEVE SER PUXA-SACO DE POLITICO.
    ISSO É FALTA DO QUE FAZER?

  20. Asa Branca disse:

    Onde foi que você aprendeu Josemir? Sua agonia acabou meu caro, por algum tempo. A luta continua, ensine suas filhas a respeitar os seus professores. Pai tem que elogiar os professores dos seus filhos, isso se chama educação.

  21. perla disse:

    Maria, responda a GRE vai continuar ameaçando anonimamente como vc? porq hoje já teve negociação com o governo? responda se
    souber , o josemir coitado deve sder um desempregado, no mínimo vive às custas das irmãs professoras, recebendo migalhas, é disso q ele deve gostar e ter tempo pra escrever “artigos” cientifícos vc devei escrever um livro se a preguiça deixar

  22. Margarida disse:

    A greve dos professores serviu para resolver alguns Problemas: 1º Jurídico- No primeiro dia de greve ela já foi julgada; 2º Segurança- Impressionante o nº de viaturas e policiais nos nossos movimentos; 3º Substituição de professores- O governo tem dinheiro e tem pessoal; 4º Serviço de ofice boy- pessoas disponíveis para telefonemas e visitas à residências de professores e alunos. LEGAL! A justiça deixou de ser morosa. Temos policiais e viaturas suficientes para a proteção dos cidadãos pernambucanos, Não vai faltar professores para nos substituir quando adoecermos ou gozarmos nossas licenças prêmio. Os professores serão assistidos pelos funcinários colaboradores da Educação disponíveis,. Os alunos enfermos receberão atendimento à domicílio, Teremos pessoal para reforçar e resolver os problemas de alunos em parcial. Podemos localizar os alunos que evadiram e fazer um trabalho de sensibilização para trazê-los de volta para a Escola. O governo e a GRE de Petrolina mostrou que tem dinheiro e contingente pra isso.

  23. Celso Roque de Araújo disse:

    Querido colegas,

    A leitura q fazemos da greve é q não é podemos mais acreditar nesse sindicato q só fez nos prejudicar.

    Vamos trabalhar!!!

  24. Edilton Miguel disse:

    Os professores do estado , já tem como custume entrar em greve, já faz parte da sua cultura, antes do mandato de Miguel Arraes…..Que a rotina é essa, entra governador , sai governador e isso continua.
    agora vão fingir dá aula aos sábados, Os alunos deveriam se reunir e não ir para escola aos sábados!!!!!!!!!

  25. SUELY disse:

    BRAVO, RICARDO MENDES.
    BRAVÍSSIMO.

    E VIVA A DEMOCRACIA!!!!!!!!!!!!
    LIBERDADE, LIBERDADE, ABRA AS ASAS SOBRE NÓS E A LUTA CONTINUA.
    SINTEPE CONTE COMIGO SEMPRE

  26. Edna Martins disse:

    Boa noite colegas!
    Acho que todos já leram os comentários, mais o leitor Ricardo Mendes já disse tudo, o resto é só papo pra encher linguiça.
    Contra fatos não existe argumento, os sindicalistas contiunuarão na luta e os governos reprimindo sempre.´
    Mais é muito bom ler um comentário tão bem escrito, centrado e consciente como o de Ricardo, parabéns rapaz.

  27. SOS ALUNO disse:

    A greve não prejudicou vc ,caro professor Celso Roque de Araújo, pois vc nem professor é. Como pode um colega criticar o próprio colega. Vc deve ser capacho na GRE e fica se passando por professor. O aluno não é prejudicado com agreve, e sim com a péssima educação oferecida pelo seu governador. E se vc é professor e está satisfeito com seu salário, também não perdeu nada, prolongou suas férias. E se não está satisfeito com o SINTEPE, peça para sair. Temos 5 meses para concluir o semestre, o aluno também não perdeu tudo. Deixe de ser agorento.

  28. Margarida disse:

    Qual é a sua Escola Sr Celso? Gostaria de conhecer seu trabalho! Parabéns Sra Noeme! Tenho certeza que vc é uma excelente professora. Meus pêsames, Sra Marta! Você não é professora-sorte dos nossos jovens! Sr Josemir, sinto dó de sua família. E nojo de você. É isso aí, professor Ricardo Mendes! Somos educadores e estudiosos. Conhecemos a História de luta e conquistas do povo brasileiro.

  29. JUVENIO disse:

    Esses blogueiros que têm se revelados inimigos dos guerreiros professores(e também inimigosda luta em favor da educação pública de qualidade), precisam saber que, nesse momento, quem está com a palavra para fazer as pertinentes avaliações e leituras relativas ao movimento paredista, ou mais amplamentamente, à campanha em favor da nossa pauta de reinvindicações, somos nós os professores que lutamos até o presente momento e continuamos determinados a não negar a nossa história e os nossos ideais. Até mesmo nossos colegas de ofício (com todo o respeito) que se recusaram a somar esforços conosco nesse embate, não estão, seguramente, habilitados a emitir qualquer parecer que seja capaz de exprimir a verdade dos fatos em relação ao que a nossa paralização, superior a 20 dias, foi capaz de contibuir positivamente para as conquistas, imediatas ou futuras, para a nossa categoria e para a educação pública em nosso Estado. Os que verdadeiramente são capazes de enxergar o exato momento da deflagação, da continuidade e da suspensão de uma greve, como instrumento legítimo e constitucional da defesa de direitos trabalhistas negados, são aqueles que possuem consciência coletiva, ética profissional e compromisso com a qualidade social do serviço público que devem prestarem a sociedade. Esses compromissados com a causa pública estão dia à dia identificados e sintonizados com a luta sindical; se permitem doar parte de suas vidas e do precioso tempo de que dispõem para estarem presentes nos foruns de discussão e participação coletiva (em qualquer tempo); não se curvam ante às ameaçãs daqueles que detém os instrumentos de poder; compreendem, inclusive, a necessidade maior de sua clientela (no nosso caso, os alunos), que não merecem um ensino de faz-de-conta. Não adiantam se levantarem nesse momento para tripudiarem ou reclimarem sossas ações. Temos consciência da nossa luta e de sua importancia social. O que seria da educação pública nesse país se não fosse a luta histórica dos professores! A conquista do Fundeb é uma demonstração incontestável do resultado dessa luta. Não podemos nos iludir. Só com a continuidade da luta – e de forma aguerrida – é que o Fundeb será implementado de fato, de forma a atender as necessidades reais da Educação Básica e de recuperar a dignidade dos professores.
    Parabéns SINTEPE! Estamos com você CRISTINA! A luta continua companheiros!

  30. Absurdo!!! disse:

    Essa Marta,com certeza foi algum candidato a vereador q não conseguiu
    se eleger e morre de inveja da nossa grande Cristina Costa.
    Companheira(o), inveja tráz grandes males à saúde.

  31. Janaina Pereira Barros disse:

    SOU UM LEITOR CRÍTICO DE TUDO QUANTO LEIO E ESCUTO E QUERO AQUI, DECLINAR ALGUMAS OPINIÕES PORQUE CUSTEI A ACREDITAR QUE AINDA SOMOS TÃO DESPOLITIZADOS.

    Sr Carlos Britto permita-me a análise.

    Imaginava que as pessoas, sejam grevistas não grevistas cargos do governo, cabos eleitorais, políticos, sindicatos, estudantes fossem aproveitar esse espaço para tudo, menos para se acusarem entre si, fazerem desabafos, se vingarem xingarem uns aos outros e sobretudo querem que tudo seja nivelado por baixo.

    Prevaleceu sempre em cada postagem a resposta raivosa de cada lado e se perdeu de vista a essência do debate que poderia, inclusive, ter contribuído até para fortalecer o sindicato e a relação institucional entre o governo que claro precisa existir.

    Penso que a sociedade, que somos nós, está impregnada de velhos conceitos e certas amarras que nos impedem de enxergar com discernimento, com serenidade e com a inteligência racional as verdadeiras intenções que estão contidas ou por traz da palavra proferida e da que fica presa na garganta, e essas últimas, surtem efeitos imprevisíveis porque estão mais carregadas de intolerância ,de rancores e preconceitos invisíveis arraigados no subconsciente das pessoas ao ponto delas mesmas perderem a capacidade de discernimento entre a razão e a emoção.

    Como seres humanos temos um pouco de tudo isso, estamos longe de sermos verdadeiramente autênticos e aí, ficamos mais no campo superficial das idéias, e nos afastamos do que de fato queremos, acreditamos e defendemos. Nesta conjuntura prevalece o jogo de interesses de cada parte e todos saem perdendo.

    Peço desculpas se por acaso não seja entendido, mas como não estou envolvido diretamente na questão, fica mais fácil postar friamente meu pensamento na condição de um leitor critico que precisa claro melhorar a cada dia.

    É certo que nem o governo nem o sindicato enquanto instituição de interesses divergentes, mesmo respeitando a democracia interna e os consensos acordados em suas instancias conseguem evitar que uns tantos e outros menos exaltados se desviem das orientações exigidas pela ética, pelo bom senso.

  32. zefurina ventira disse:

    Aleluia! até que enfim os alunos poderão voltar para a escola e completar o ano letivo!
    Precisamos refletir se uma greve é a melhor solução.
    Seria até importante questionar com os alunos; os pontos positivos e os pontos negativos de uma ação radical como é uma greve: quem perde quem ganha, até quando uma greve é favorável para os grevistas!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários