A sessão extraordinária convocada pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), na manhã desta terça-feira (8), foi uma pequena mostra do que virá pela frente na Casa Plínio Amorim. Em meio a momentos acalorados, com troca de farpas entre vereadores das bancadas de situação e oposição, o prefeito sofreu a primeira derrota no Legislativo Municipal. Porém o resultado foi visto sob óticas distintas.
A votação referia-se ao veto de Lóssio a 31 emendas dos vereadores à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2013 – sendo 28 complementares e três supressivas.
O veto foi derrubado, mas as informações repassadas a repórteres e jornalistas que cobriam a sessão davam conta de outra história. Numa reunião ontem (7) entre 15 vereadores das duas bancadas, marcada por uma comissão especial do Legislativo – que foi criada por meio de portaria especialmente para isso – e da qual também participaram técnicos da área jurídico-financeira da Casa e representantes do governo municipal, a derrubada faria parte do roteiro.
Mas as três emendas supressivas, de autoria da ex-vereadora Márcia Cavalcante (PSD), apesar de avaliadas como constitucionais, também seriam desconsideradas. Uma dessas emendas propõe que o Executivo não poderia oferecer garantias – a exemplo de terrenos públicos – em operações de crédito.
Confusão
Na primeira votação, o veto às 28 emendas complementares foi derrubado. Mas na segunda, relacionada ao Plano Plurianual (PPA), que determina as metas e gastos do Executivo para os próximos quatro anos e no qual estariam as emendas supressivas, os vereadores da bancada do prefeito acabaram se confundindo. Os que fossem a favor de derrubar o veto deveriam permanecer sentados. Ednaldo Lima (PMDB) e Paraíba (PMDB) levantaram-se, mas Airton Guimarães (PMDB) e Elismar Gonçalves (PMDB) permaneceram sentados.
Enquanto os vereadores de oposição comemoraram a vitória, os governistas alegaram que as emendas supressivas já tinham parecer jurídico que respaldavam o acordo firmado na reunião. Em contato com o Blog, o líder oposicionista Ronaldo Cancão (PSL), ressaltou, no entanto, que em nenhum momento concordou com a decisão do encontro – fato contestado por sua colega de legislativo, Cristina Costa (PT).
Eita que Maravilha o Doutor pode tudo..perdeu uma…
NESSA REUNIÃO, HAVIA UM CIDADÃO,(SE É QUE PODEMOS CHAMAR ASSIM) SENTADO NA PRIMEIRA FILA CONTURBANDO O AMBIENTE, ATRAPALHANDO OS TRABALHOS, MAS, O QUE ME DEIXOU MAIS SURPRESO, É QUE NENHUM DOS VEREADORES INTERVIU NO COMPORTAMENTO DO DITO CUJO.POIS OS PARLAMENTARES ESTAVAM MESMO ERA NUMA IMENSA QUEDA DE BRAÇO, CADA UM DEFENDENDO SUA BANDEIRA POL[ITICA.ESPERO QUE O BOM SENSO PREVALEÇA, E QUE OS MESMOS FIQUEM SEMPRE AO LADO DO POVO DE PETROLINA, QUE É O QUE REALMENTE INTERESSA.ABÇ À TODOS!
ISSO É MUITO BOM ESSE PREFEITO E SEU GRUPO QUEREM CONFUNDIR E SE CONFUNDIRO
ELES QUE SE “CONFODAM”, MAS ASSIM ÓSSAKKO NÃO AGUENTA. VERERADOR ERRANDO É UM PERIGO.
nao e so o prefeito que e encompetente osceus veriadoris aliados tambem tentarao da uma rastera na oposiçao e acabaram tomando sao mesmo inconpetentes bem feito para o dotor
SE CONFUDEM,SERÁ,SERÁ,SERÁ.OU SE FAZEM DE COITADOS,OU AINDA ESTÃO APRENDENDO COMO FUNCIONA,DEVIAM TER PERGUNTADO AO CHEFE,NÃO CONSULTARAM CHEFE.VICHE,VAI TER BRONCA POR AI NOS ONZES.
Esse edinaldo lima e imcompetente demais. deu muita casa a quem nao precisava. aqui mesmo aonde moro tem uma casa que é da mulher do subrinho da pessoa q tá morando. eles tem carro -2 ar condicionadosnos quartos. mais nos aqui das casas do joão de deus vamos fazer um abaixo assinado para que essa casa seja doada a quem realmente precisa. eu quero ver se nessas proximas casas vai ser a mesma equipe que vai sortear?
CRISTINA COSTA
OUTRA VERGONHA QUE SINTO, ESTÁ MESMO DO LADO DO PREFEITO, QUEM DIRIA……. SUSPEITEI DESDE O INICIO QUANDO O PREFEITO A CHAMAVA PRA CONVERSAR E NÃO CHAMAVA A OPOSIÇÃO, AGORA TODOS TEM CERTEZA QUE ELA FEZ JOGO SUJO COM TODOS QUE ACREDITARAM QUE ELA SERIAOPOSIÇÃO AO GOVERNO JULIO LOCIO. QUE VERGONHA! ACHO BOM PORQUE O PT DE PETROLINA AGORA MOSTROU A SUA CARA E ACABOU. TENHO CERTEZA DE QUE QUEM FOI PARA ESSE PARTIDO POR IDEOLOGIA, VAI DESFILIAR-SE. O PT DE PETROLINA MORREU! E VC CARA RISTINA CAIA FORA PORQUE VC VAI PASSAR VERGONHA NAS PROXIMAS, POR ONDE PASSO VEJO PESSOAS E PROFESSORES ENVERGONHADOS COM SUA POSTURA RIDICULA DE APOIAR , PELO PODER, ESSE PREFEITO. E EU ACREDITAVA EM VC……….