Um alerta aos moradores dos bairros Quati, João de Deus e Cosme e Damião: o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2013 apontou que as comunidades, localizadas na zona oeste de Petrolina, apresentaram um índice de infestação do mosquito da dengue de 1,2%, resultado maior se comparado aos outros bairros da cidade.
Mesmo assim, de acordo com a pesquisa realizada entre os dias 2 e 5 deste mês, Petrolina não apresenta risco de uma epidemia da doença. O índice total da cidade, de 0,4%, é considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde. No ano passado, neste mesmo período, o resultado havia ficado na casa de 1%.
De acordo com o gerente de Endemias de Petrolina, Jaílson Araújo, os bairros que tiveram índices de infestação maior terão um tratamento especifico no combate à doença. “A partir desta semana já iniciaremos as medidas de controle do mosquito, intensificando e direcionando as nossas ações para prevenir possíveis ocorrências de uma epidemia da doença”, afirma o gerente, ressaltando que a população precisa trabalhar junto com a Secretaria de Saúde para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, com base no resultado do levantamento, as medidas de combate à dengue foram redirecionadas. Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde através do e-mail (denguepetrolina@gmail.com) e do telefone (87) 3864-0645.