Secretário de Saúde de Juazeiro explica sobre situação da Santa Casa

por Carlos Britto // 31 de julho de 2009 às 20:34

ubiratan-pedrosa-1O secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, explicou em coletiva concedida à imprensa na manhã de hoje (31) que nenhum funcionário da Santa Casa está sendo demitido por decisão da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) e que a unidade continuará prestando serviços para a comunidade.

“Não está se tirando o que não é da Santa Casa. Sabemos que a unidade não tinha plantão 24 horas constantemente até a transferência do antigo Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) há um ano e meio atrás. O que está acontecendo é que a estrutura do antigo HRJ está retornando para seu devido lugar, com mais qualificação na assistência em saúde. O novo Regional foi inaugurado e toda a estrutura que foi colocada anteriormente pela Secretaria Estadual da Bahia (Sesab) na Santa Casa foi desativada”, disse.

Pedrosa completou dizendo que antes o Regional funcionava na Santa Casa com um plantonista, e agora o novo HRJ tem a emergência com três médicos. Teve o número triplicado de plantonistas em local reformado, ampliado e estruturado com 114 novos leitos, equipamentos de última geração e equipe de profissionais para diversas especialidades, além da realização de atendimentos médicos antes inexistentes na região, como o tratamento de câncer, anteriormente realizado em Salvador através do Tratamento Fora Domicílio (TFD).

O secretário adiantou ainda que, à medida que a Santa Casa aumentar o leque de serviços, terá consequentemente mais faturamento e a contrapartida financeira do município também.

Pedrosa argumentou que a Prefeitura de Juazeiro, preocupada em otimizar os serviços de saúde da cidade, tem discutido há meses com a direção da Santa Casa. O objetivo das reuniões é buscar alternativas para manter os atendimentos da instituição com responsabilidade pública e definir os caminhos da unidade, agora com a inauguração do Regional.

Ele garantiu também que o patrimônio do Regional que se encontra na Santa Casa e os servidores estatutários poderão ser cedidos ao município.

Com informações da Ascom-PMJ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários