O novo secretário de saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, chega com o desafio de melhorar a qualidade da atenção básica, um dos focos de insatisfação da população do município em relação ao setor.
São recorrentes as queixas sobre falta de medicamentos básicos e continuados (hipertensão e diabetes), falta de médicos, mau atendimento nas unidades básicas de saúde e poucas fichas disponibilizadas, o que obriga muitas pessoas a dormirem nas filas para não perder a oportunidade.
De imediato, o secretário quer suprir todas as unidades básicas de saúde com material necessário ao funcionamento de forma satisfatória. Quanto aos atendimentos, a proposta é qualificar os profissionais e implantar um protocolo na tentativa de aproximar a comunidade. Outra medida é a criação de conselhos locais para discutir a qualidade do atendimento e identificar demandas. O objetivo, segundo Cássio Garcia, é que atenção básica seja a porta de entrada ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Reestruturação
De acordo com o secretário, a população de Juazeiro conta com uma cobertura de 93% das Equipes de Saúde da Família (ESF’s). A intenção é estruturar para melhorar o que já tem em funcionamento. Ele adiantou que até abril cinco novos postos serão entregues à população e outros 13 já têm recursos garantidos para começarem a ser construídos.
Filas
Outra medida que está sendo estudada pelo gestor da pasta é a descentralização da marcação de consultas, que vai demandar um trabalho de educação da população para se adequar ao novo método, porém com o objetivo maior de acabar com as filas de madrugada. (De Rinaldo Lima/para o Blog)
E sobre novas convocações do concurso da secretaria de saúde?
este sim é um secretário que tem vontade de trabalhar não é uma que tem aqui em petrolina que vive se escondendo da população e dos jornalista pra não da explicação das burradas que faz.