Justiça autoriza fantasias de enfermeira no bloco As Poderosas

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2013 às 18:05

Uma decisão do juiz federal da Subseção Judiciária de Juazeiro, Eduardo Gomes Carqueija, autorizou que o bloco “As Poderosas” utilize no Carnaval fora de época deste ano a fantasia com o tema “Enfermeiras”. A decisão do magistrado é datada do último dia 10 e foi registrada na ação civil pública 58-60.2013.4.01.3305, movida pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) contra a empresa responsável pelo bloco.

O Coren queria, com a ação civil pública, obter uma liminar para impedir que o bloco utilizasse a fantasia de enfermeira na festa, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de janeiro. De acordo com o Conselho, o cartaz de divulgação o bloco traz a figura de uma profissional de enfermagem com indumentária sugestiva das usadas pelas enfermeiras. Para o Coren, isso cria uma “situação extremamente vexatória a todos os profissionais de enfermagem, associando a imagem delas à prática de atividades eróticas”.

Segundo a decisão do magistrado, que negou o pedido, o tema deve ser compreendido no contexto de uma festa carnavalesca. “É um momento de manifestações de alegria, em que o povo abstrai as mazelas cotidianas. É, assim, ambiente propício a piadas, inversões, fantasias, encenações e até protestos. A temática das enfermeiras evoca o imaginário coletivo – e não há medida liminar que o cerceie -, no que toca aos fetiches sexuais. Com essa caracterização de enfermeira dos carnavalescos travestidos, o desfile exporá uma sensualidade algo grotesca, extremada e caricata, porém, própria do carnaval”, explica a decisão.

Para o juiz, a fantasia não tem a intenção de denegrir a imagem da categoria e o pedido do Coren ainda representaria uma censura à liberdade tão defendida no País. “O que a petição inicial transborda é, sim, um moralismo repressor e um totalitarismo incompatível com o valor maior da liberdade. A construção de uma sociedade livre ainda é um dos objetivos da República Federativa do Brasil (CF/88, art. 3º, I)”, informa.

Encerrando o texto da decisão, o magistrado não descarta que alguns profissionais de enfermagem poderão ficar chateados com a fantasia, mas isso seria natural em uma sociedade democrática.

“É claro que alguns enfermeiros e enfermeiras se irritarão com o desfile. Essa irritação, porém, é própria do atrito entre os interesses e valores praticados na sociedade e é absolutamente insuficiente para cercear a liberdade dos demais. Lembro-me de Caetano Veloso em Um Frevo Novo: ‘É aqui nessa praça que tudo vai ter que pintar. E, por fim, todo mundo na praça, manda a gente sem graça pro salão. É esse o retrato perfeito da festa’”, finaliza o magistrado.

Confira a decisão do juiz na íntegra:

[gview file=”http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2013/01/Decisão_íntegra.pdf”]

Justiça autoriza fantasias de enfermeira no bloco As Poderosas

  1. Indignação disse:

    Isto é absurdo, como em país que se fala tanto em discriminação, bullings…. Gostaria de saber se este juiz ficaria feliz com sua decisão se sua mulher fosse da classe da enfermagem. E fosse apontada na rua como mulher desproporcional como aparece na propaganda e fosse também alvo de piadas eróticas ou sarcásticas. Porque não inventam este bloquinho um tema que incluam médicos ou juizas. Pq tem medo, esse povo não são de nada.

  2. Adriana Costa disse:

    Essa fantasia que é usada em festas , não se usa mais …Sou estudante de Enfermagem e acho que quanto mais dermos importância pra esse tipo de coisa ,mais ela se tornará desejada pelas pessoas … Vamos nos fantasiar de médicas , Engenheiras , etc… e ser feliz.

  3. Maria disse:

    Particularmente é ridículo se vestir de enfermeira( o) com vulgaridade ou dá importância a quem satiriza a profissão. Queremos é condições de trabalho digno e salários justos! Não é que muitos de nós não nos incomodamos com a situação, mais infelizmente as pessoas não usam do bom senso que elas tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários