Reitor da Univasf esclarece: Save administraria o HUT até que a universidade defina seu próprio modelo de gestão

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2013 às 07:00

Julianeli TolentinoO reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, esclareceu, em entrevista exclusiva ao Blog, como serão, se aprovadas pela Câmara de Vereadores de Petrolina, as mudanças no Hospital de Urgências e Traumas (HUT). Para muitos, ainda resta dúvidas sobre quem, de fato, administraria a unidade: se a Univasf ou a Fundação de Saúde do Vale (Save). De acordo com o reitor, a Fundação ficaria à frente do HUT até que a universidade defina seu próprio modelo de gestão.

Segundo Julianeli, a definição sobre o gerenciamento da unidade de saúde poderá acontecer em até um ano. “Nós receberemos o patrimônio para incorporá-lo e definirmos qual o modelo de gestão, por exemplo, se seria um modelo juntamente com o Governo Estado, ou com o Imip, ou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ou qualquer outra fundação que tenha interesse em gerenciar as atividades executadas no hospital. Até lá, a prefeitura e a Save administrariam a unidade”, informa.

Sobre a retirada da Fundação Estatal Municipal de Saúde (Femsaúde), o reitor explica que uma decisão judicial determinou a extinção da entidade. “O prefeito recebeu uma recomendação da Justiça para extinguir a Femsaúde, que é quem faz o gerenciamento das atividades ali no hospital. Extinta a fundação, tem que haver alguém para gerenciar aquele serviço e a prefeitura municipal decidiu firmar o convênio com outra fundação, no caso, a Save”, explica.

O projeto de lei assinado na última segunda-feira (14) pelo prefeito Júlio Lóssio (PMDB) autoriza a doação patrimonial do HUT à Univasf. Na prática, toda a estrutura física e os equipamentos pertencerão à universidade, caso a Câmara aprove a proposta. Questionado se a administração do hospital não deveria vir junto da doação patrimonial, Julianeli Tolentino explicou que isso pode acontecer se os vereadores identificarem problemas no projeto.

“Há uma probabilidade que isso ocorra caso os vereadores questionem e não houver possibilidade da Save assumir. Eu não sei se isso (o convênio) vai à frente, até porque já existem alguns questionamentos sobre o convênio, especialmente em relação à necessidade de licitação para que a Save firmasse a parceria e em relação ao terreno do Traumas”, esclarece.

Reitor da Univasf esclarece: Save administraria o HUT até que a universidade defina seu próprio modelo de gestão

  1. pedro galesi disse:

    Começaram as tristes explicações de um reitor que não consegue nada em Brasilia. O prefeito de agora em diante só vai dizer que o problema não é dele. A tal fundação, que vai administrar não se sabe o que, vai começar a dizer que o dinheiro é insuficiente e a população e os funcionários vão pagar por tudo isso. Como eu disse antes a confusões serão tantas, mas tantas…. Cadê a Procuradoria, o Ministério Público e outros órgãos?

  2. Tadeu Silva disse:

    Infelizmente, o Reitor comprou um Fusca e não sabe pilotar. convida um manobrista q só pilotar carro de formula 1(fundação save). Hospital Trauma esse fusquinha, que essa Fundação Save vai pilotar que tem o piloto o Medico q tem experiencia de fundir o motor da Ferrari(Hospital Grande), não sabe com pilotar esse fusquinha. A manutenção do fusquinha custa caro e tem peça(servidores, pacientes e a região), na opinião deles tem que tem ser jogado fora. Cooperativa (Fusquinha) e um casamento de contrato que as (peças) são os pacientes e cidades vizinhas, q vão sofrei com essa loucura. Na Minha opnião o Executivo somente entende de PPP-Parcerias e mau. alem de ser barbeiro, levar os outros barbeiro com ele.

  3. lucia santos disse:

    senhores vereadores não adianta passar o HUT para UNIVASF e ela não poder mandar continuar com administração da Prefeitura.não aceitem ou a UNIVASF assume tudo ou fazer licitação para outra empresa.

  4. Dreda disse:

    Ao invés de fazer essa transição com a SAVE, por que não faz direto com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que tem know-how e serve justamente para isso (administrar hospitais universitários)?

  5. Orgulho de ser Nordestimo disse:

    Auguem já viu se não tem parente do Prefeito ligado a essa Fundação de Saúde do Vale (Save)?

  6. paulo José de Oliveira Dias disse:

    Gostaria de saber se o reitor da univasf, o senhor Julianeli Tolentino tem parentesco com o secretário do prefeito TOLENTINO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários