Finalizando a jornada pela zona rural de Petrolina, juntamente com um grupo de vereadores da Casa Plínio Amorim, a reportagem do Blog constatou em mais três importantes comunidades de sequeiro que a situação da saúde pública não é diferente das demais – e muito menos do perímetro urbano.
Em Cristália, o portão segurado apenas por um arame é o ‘cartão de visitas’ para quem procura o posto de saúde local. Mas parece que isso é o de menos.
Segundo um dos novatos no Legislativo, Manoel da Acosap (PHS), os atendimentos simplesmente deixaram de existir nos últimos quatro anos. “O posto ficou fechado durante esse tempo”, afirmou.
Já no povoado de Simpatia, o comerciante Antonio Clécio não consegue esconder a ironia ao comentar sobre um aviso afixado na porta do posto, informando que os atendimentos em janeiro não acontecerão por conta “da licença-prêmio da funcionária responsável”.
“Aqui em Simpatia a gente tem de avisar a doença para não chegar antes da hora”, desabafa o comerciante, que já chegou a utilizar seu próprio carro para transportar os casos mais sérios da comunidade para Petrolina. Segundo ele, há mais de dois meses não há médico por lá. “Ou a gente procura a cidade, ou faz (consulta) particular, quando pode. Antes da eleição marcavam um exame com facilidade. Passou a eleição, não estão marcando mais exame”, lamenta.
Abandono
Em Caititu, outra comunidade encrustada na caatinga, o retrato do abandono está estampado na maternidade local, cujas portas foram carcomidas pela ação do tempo – e pela falta de ação do município. Já no distrito de Rajada o PSF, fechado, foi invadido pelo mato e por construções de particulares. A cisterna está quebrada e uma parte do muro desabou. Na porta, encontramos mais um aviso: “O atendimento da dentista está suspenso por falta de material e equipamento quebrado”.
Até onde a estrutura é boa, não faltam reclamações. É o caso do povoado de Izacolândia, onde a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) foi recentemente implantada. Por lá as críticas são pela ausência de alguns serviços e também de profissionais. “Estou com sangramento há 12 dias sem parar e não tem nenhum médico para me atender. Me disseram que não tem carro para trazer a equipe”, revela.
Um funcionária da AME contou a nossa reportagem que a coleta de sangue realizada em dezembro passado teve de ser jogada fora porque não havia como fazer o transporte para Petrolina. Por lá o lixo hospitalar, a exemplo de outras unidades, também é trancafiado em uma sala porque o serviço de coleta deixou de acontecer. A exemplo de Rajada, o atendimento odontológico da AME ficou temporariamente suspenso por falta de material.
O vereador Ronaldo Cancão (PSL), que lidera a bancada de oposição na Casa Plínio Amorim e organizou a viagem dos vereadores à zona rural, ressaltou que a iniciativa é inédita e servirá para que possam cumprir o seu papel. “A saúde pública de Petrolina nunca esteve em estado tão lamentável. Vamos fazer um relatório de tudo o que vimos e levar o debate para a Câmara para cobrar providências da administração, porque esse é o nosso papel”, pondera.
Justificativas
A secretária municipal de Saúde, Lúcia Giesta, e o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) esclareceram em alguns veículos de comunicação parte dos problemas referentes aos postos. Em relação à ausência de médicos, Lúcia garantiu que a informação não é procedente. O que ocorre, segundo ela, é que algum profissional pode estar em férias e a prefeitura, de fato, não tem como colocar outro no lugar.
Sobre o lixo hospitalar, ela argumentou que o fato se deve a encerramentos de contratos feitos na primeira gestão de Lóssio, mas assegurou que um novo contrato será feito com a empresa responsável pelo serviço, sem necessidade de licitação, porque é a única que faz esse tipo de coleta em Pernambuco.
O prefeito também alegou questões contratuais para explicar sobre a falta de medicamentos básicos nos postos de saúde. Ele ressaltou que o processo licitatório para a compra do material pelos próximos quatro anos está em andamento, daí o problema acontecer. Mas o gestor garantiu que tudo se normalizará após o Carnaval.
E aquela ambulancia que atendia o interior com médico na época da campanha eleitoral e foi suspensa apartir nov/2012, quando é que voltará a atividade novamente?
Tudo se normalizará após o Carnaval ! SERÁ?????
BOM DIA! ESSE É O PREFEITO! QUE VAI MATAR TD MUNDO. VOTE DE GRAÇA E GANHE O ENCAMINHAMENTO PARA SEPULTURA. NÃO SEI AINDA É QUE ESSE TRASTE AINDA ESTA NO LUGAR DO PREFEITO E ESSA TAL LÚCIA. DEVERIAM SAIR OS DOIS NO MESMO CAMINHÃO. E PEDIR A EDINALDO LIMA QUE UMA CARONA TAMBÉM.
“Após o carnaval” claro, faz uma festa que todo mundo esquece.
Sou Moradora de Caititu, e poço garantir que estão em certa parte enganados à respeito do nosso Povoado… A Maternidade de Caititu não foi fechada pelo Atual Prefeito, pelo contrário e sim pelo Ministro Fernando Bezerra quando era prefeito de Petrolina, que pegou a Maternidade toda equipada pelo ex prefeito Guilherme Coelho e mandou tirar todo o esquipamento para levar a cidade dizendo “Caititu não tem estrutura para funcionar uma Maternidade por que não tem médico”… Agora eu faço a pergunta: por que você não tirou a foto do Posto também? Sabemos que ele não é novo más temos, médico toda terça-feira…
deixe de ser babona se não quiser ajudar não atrapalhe
Minha filha, só que consegue “parir” em qualquer lugar é bicho. Para uma maternidade funcionar é preciso ter um obstetra, um anestesista,um pediatra, uma enfermeira chefe, técnicas de enfermagem, UTI e UTI pré-natal 24 h por dia durante 7 dias da semana no mínimo. Se é pra matar as mães e os bêbes, é melhor fechar mesmo. o que se precisa ter mesmo é o PSF funcionando e uma ambulância para o transporte dos pacientes em estado grave.
MAIS ESSA ERA JUSTAMENTE A INTENÇÃO DE PREFEITO DA ÉPOCA GUILHERME COELHO FAZER UMA MATERNIDADE COM TODOS ESSES EQUIPAMENTOS E MATERIAL HUMANO NO INTERIOR O QUE FACILITARIA O ATENDIMENTO, MAIS O ATUAL MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL QUANDO ASSUMIU A PREFITURA A PRIMEIRA COISA QUE FEZ COM CAITITU FOI FECHAR AS PORTAS DA MATERNIDADE
TAMBEM SOU MORADOR DE CAITITU E CONFIRMO A AFIRMAÇÃO ACIMA REALMENTE A MATERNIDADE ESTA EM UM ESTADO CRITICO MAIS QUEM FECHOU AS PORTAS DA MESMA FOI O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
O POSTO DE SAÚDE DE CAITITU FUNCIONA SIM TEM MEDICO UMA VEZ POR SEMANA, EM RELAÇÃO A SAUDE NAO VEJO MUITAS RECLAMAÇÕES AQUI NÃO, AFINAL NENHUN PREFEITO ATE HOJE FEZ 100% NAS ADIMINISTRAÇÕES ANTERIORES ACONTECERAM COISAS MUITO PIORES. MAIS CRITICAR É FACIL
Sinto em dizer, mas pela cegueira política e estratégica, a população de Petrolina é meceredora desse descaso.
DEPOIS DO CARNAVAL É O SÃO JOÃO,AI FAZ UMA FESTANÇA E O POVO GASTANDO SEU DINHEIRINHO E ACHANDO BOM.FALAR EM FESTANÇA SERÁ QUE ESSE ANO SERÁ COMO ANO PASSADO,UM SÃO JOÃO MILIONÁRIO,COM OS CANTORES MAIS CAROS DO PAÍS,ESSE ANO DEVE VIR,IVETE,ROBERTO CHICLETE,PAULA DE NOVO,EXIGINDO ORQUÍDEAS,QUEM MAIS GENTE LEMBRA AI.
E O POVO SE LAMENTANDO,NA CIDADE DO FALTA TUDO,DEVERIA NÃO FALTAR PORQUE FOI VOTADO DE GRAÇA.
Para que todos saibam a maternidade, o posto, escola, asfalto e muito mais, foi construída na gestão de Guliherme Coelho, depois só deteriorou, quem era o prefeito? FBC e ODACY, porque Júlio tem que pagar por issso? antes médico era a cada 15 dias, durante a gestão atual nunca faltou médico no PSF, toda semana, sem falar que o médico vai até ALMAS, SIMPATIA, BAIXA ALEGRE E ATALHO, isso para que as pessoas não precisam ir até Caittu.
Engraçado! porque não mostrou o Posto de Saúde, posto policial, campo iluminado, salas de aulas e laboratórios de informática? só porque estão funcionando?
Não basta criticar, temos que ter a responsabilidade de reconhecer o lado bom, se tem médico durante todo esse tempo é muito bom, sabemos que não é fácil levar médico para zona rural, se fosse os outros tinha levados.
PARA SE PREOCUPAR COM O INTERIOR SÓ GULHERME E JÚLIO.
Nas fotos estão a prova do descaso, ou alguem prova o contrario?
AINDA TEM QUEM DEFENDA,ESSES SÃO OS ILUDIDOS COM O PULA,PULA BEIJA BEIJA.
Saúde abandonada.
Querendo transformar creches do município em Nova Semente e os funcionários se quiser continuar no mesmo local tem que trabalhar 8 horas e ganhar apenas por 6 horas, realmente não se o que esse prefeita tá pensando.
Quero saber quando vamos ter consulta com especialisatas ,onde moro têm clinico geral no posto, mais o clinico encaminha o paciente para um especialista(otorrino, gastro, cardiologista, ortopedista etc.) o encaminhamento é atavés de uma requisição que fica no posto de saude e vamos para casa aguardar a marcação da consulta ai pode dá adeus que não marcam nunca estou aguardando a mais de anos a consulta com o especialista meu irmão minha mãe também aguardo já a quase dois anos para uma consulta com o ortopedista e quando vamos no posto saber quando vai vir a marcação dessa consutas dizem que não têm previsão,meus exames já venceram a muito tempo…… lembrando que nas outras gestões as requisições que ficavam no posto eram marcadas em um mês , depois desse atual prefeito não conseguimos mais passar por nenhum especialista dos anos que moro em Petrolina (que não são poucos) nunca tinha passado por uma situação dessas….
eita bando de gente besta da porra! ainda defende a atual gestão, deixem de ser puxa sacos o que prefeito ta fazendo não é nenhum favor, mas sim uma obrigação. PUXA SACOS, VÃO PROCURAR O QUE FAZER…..