Os vários – e sérios – problemas enfrentados pela unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Lia Bezerra, do bairro José e Maria, na zona leste de Petrolina, levaram as equipes de Saúde da Família (I, II, III e IV) e representantes das Associações de Moradores e das Mulheres Rendeiras a enviar uma carta aberta à imprensa.
Entre outras reclamações está a de que a unidade estaria designada para funções que não deveriam ser as suas. Para chamar atenção da sociedade, o grupo disponibilizará nesta quarta-feira (30) uma série de serviços aos comunitários.
Confiram:
O José e Maria enfrenta hoje o caos na assistência à saúde de sua população. Registro inadequado dos prontuários dos pacientes, área sem cobertura médica definitiva, redução na cota mensal de exames, falta de medicação na Farmácia Básica, problemas e defeitos nos equipamentos (computadores e ar condicionado) sem manutenção técnica, falta de material básico para procedimento (luvas, por exemplo), falta de materiais para análise de urgência (fitas de glicemia capilar) são problemas comuns que enfrentamos no nosso dia-a-dia.
Como se não bastasse, incorporaram-se a esta Unidade de Saúde da Família atribuições que não lhe cabem, como por exemplo, divisão das dependências do serviço com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Recentemente adicionado a nossa rotina, compete por espaços já utilizados pelas equipes, além de promover um aumento ainda maior do fluxo de pessoas dentro da unidade, tornando inadequado o ambiente de cuidado à saúde da população.
Com o esforço das equipes, temos mantido o atendimento e tolerado tais deficiências, mas não se pode manter uma assistência de qualidade nessas condições. Por isso, decidimos, em conjunto com a Associação dos Moradores do bairro José e Maria e a Associação das Mulheres Rendeiras, promover um dia de Ação pela Saúde no José e Maria para chamar a atenção da sociedade petrolinense e do poder público municipal dos problemas vivenciados pela nossa Unidade.
No próximo dia 30 de janeiro de 2013 (quarta-feira), a partir das 8h, estaremos a serviço da população com atendimentos em grupo (Hiperdia, rastreio de Hanseníase), práticas de educação em saúde, atividade física e manifestações artísticas do Movimento de Cultura.
Contamos com a colaboração de todos, pois estamos certos de que qualquer modificação da rotina da unidade será em prol da melhoria da qualidade da assistência de nossa população.
Equipes I, II, III e IV da Unidade de Saúde da Família AME Lia Bezerra/Associação dos Moradores do bairro José e Maria/Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria
Esse é o efeito do “votar de graça”, onde um povo sem senso, sem consciência, querendo tirar vantagem, ganhar um carguinho, um contratozinho, se corrompe para eleger a incompetência, não atinando para a sua necessidade de ter bons serviços de saúde e educação, como se não fosse importante.
Só temos que lamentar a tamanha burrice do povo. Agora, ninguém fale que não sabia, pois toda a população petrolinense sabia e muito bem em quem estava votando, pois passaram três anos e alguma coisa criticando a incompetência e o desmando do prefeito, então o reelegeram porque quiseram, não foi por inocência. Assumam agora a responsabilidade pelo caos que Petrolina agora passa.
Gostaria de fazer uma observação á equipe promotora dessa Ação de Saude da AME do Jose e Maria, não sei se estão lembrados mas vale salientar sobre a ambulância da SAMU que desapareceu dessa AME. Onde está a ambulância que ficava ali naquela base servindo a população do Jose e Maria? Há muito tempo que ela não aparece por lá. O que será que aconteceu? Acho que merecemos ao menos uma boa explicação, senão a ambulância de volta. FICA A DICA!!!!!!!