Renan Calheiros retorna à presidência do Senado

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2013 às 14:00

renanjosecruzagbrasil940580Apesar de ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por denúncias de corrupção, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito no início da tarde (01), em Brasília, o novo presidente do Senado.

Calheiros teve 56 votos, contra 18 do senador Pedro Taques (PDT-MT). Dois senadores votaram em branco e outros dois anularam o voto.

O novo presidente da Casa era o favorito na disputa e o próprio Taques já havia admitido a derrota, há poucas horas. “Sei que a nossa derrota é certeira, transparente, inevitável, aritmética”, afirmou.

No seu primeiro discurso após ser eleito presidente do Senado, Calheiros fez homenagem a Sarney. “Faço uma deferência especial ao presidente José Sarney, um visionário cuja história política é única. Foi ele que nos conduziu da escuridão da ditadura para a luminosidade democrática, legalizando partidos, a liberdade sindical e banindo a censura do Brasil”.

Ele também defendeu a modernização da Casa. “Temos agora a oportunidade de aprofundar a mudança de costumes e práticas. O Senado precisa se modernizar, se abrir ainda mais para a modernidade”.

Retorno

Calheiros retoma a Presidência da Casa após seis anos. Em 2007, ele deixou o cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Absolvido pelo plenário, ele continuou como senador e era, até agora, líder da bancada do PMDB no Senado.

Em razão dos mesmos fatos de 2007, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou Calheiros ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Se o Supremo aceitar a denúncia, Renan Calheiros será réu e responderá a processo criminal.

A denúncia enfraqueceu a candidatura do peemedebista, que perdeu apoio do PSDB e até do PSB, partido aliado do governo federal. Mesmo assim, continuou como favorito ao cargo, já que contou com votos do PT, da maioria dos partidos da base aliada e dos peemedebistas, com exceção dos “independentes”. (Fonte: G1/Estadão)

Renan Calheiros retorna à presidência do Senado

  1. José Alberto disse:

    Uma vergonha para todos os brasileiros, como buscar a moralização da política brasileira com um ficha suja na presidência do senado? Que exemplo damos para nosos filhos, primeiramente por elegermos gente deste tipo e depois a população do nosso País aceitar isso como um fato normal. Dai eu me pergunto “QUE PAÍS É ESTE?”

  2. Flávio disse:

    Os políticos brasileiros na grande maioria são imorais, nojentos.Esse tipo eleição enoja. Até quando Brasil???

  3. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    O QUE VALE É QUE PERDERAM O CARTAZ.

  4. Carlos Peixoto disse:

    E O STF O QUE DIZ?

  5. Romildo Belem disse:

    com apoio de lula e dilma a oposiçao miuda cabe num fusca

  6. já basta! disse:

    Não merece nem comentários.

  7. jorgilson cabral disse:

    Já dizia meu amigo Renato Russo, que país é esse.

    1. d disse:

      Somos um bando de egoísta temos o Poder na mão e não conseguimos si quer derrotar um político corrupto, entre eles jamais haverá derrotas pois essa classe e unida e existe a famosa TROCA DE FAVORES.

  8. zhendar disse:

    Na foto só tem anjos, vc viu a candura de todos eles, e a harmonia, a paz que esses anjinhos Sarney, Raupp,Jucá . Etc é foda, Brasil, nosso pobre Brasil precisa de general linha dura pra botar todos esses políticos ficha suja num parédon.

  9. verlania disse:

    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESTAS POBRES ALMAS E SALVE OS BRASILEIROS HONESTOS DO FOGO DO INFERNO!!!
    CRUZES….

  10. Naja disse:

    Só falta a turma do contra colocar a culpa em Júlio Lóssio!!!!!!

  11. Eleitor consciente disse:

    “Brasil, mostra tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim…” já alertava há muito tempo, Gal Costa, outros artistas da época e a oposição existente, contra a corrupção e feitios da política brasileira. Hoje o filme é o mesmo “corrupção e corruptores” , e a música é a mesma, mudaram somente os personagens. E aí Brasil? Que vergonha apoiar tudo isso!

  12. Paulo Luiz Mendonça. disse:

    Congresso nacional. A vergonha de todo território brasileiro.

    Pelo que vejo, terminarei meus dias na terra, sem ver nenhum progresso no que tange a moralidade política no Brasil. No passado havia os coronéis dominando toda política. Hoje as coisas estão no mesmo patamar, não mudou nada. Parece que estamos vivendo em um pais com regime de reinado absolutista, onde temos a figura do Sarney como um rei ostentando sua coroa, o cetro na mão, sentado
    confortavelmente em seu trono. Tudo que ele ordena é executado imediatamente. Digo isso, depois de ver um cidadão ficha suja ou pelo menos encardido pelo tempo vivido na podridão da política brasileira ser eleito para presidir o senado da república. Todos os meus compatriotas do Brasil estão indignados com a vitória deste cidadão, o qual nem gosto de mencionar seu nome, pois me dá náusea.
    Seguindo nesta rota de imoralidade, nosso país nunca encontrará o caminho do progresso, pois estará sempre enveredando por desvios escusos, cheios de falcatruas e corrupções. Sendo assim estaremos sempre desviando do caminho correto para galgar um lugar no primeiro mundo.

    Quem são os culpados desta situação?

    Há muitos culpados, por exemplo:

    Primeiro. Todos nós eleitores que, por ignorância ou por interesses próprios, continuamos a manter estes crápulas no poder.

    Segundo. Todos nós que não indignamos com o ensino medíocre ministrado em nosso país. Deixamos a coisa rolar como se estivesse tudo bem.

    Terceiro. As religiões, as quais mantêm o povo sempre cordato e esperançoso, acreditando na vida futura, se esquecendo que o importante para termos uma vida melhor é olharmos com carinho para a nossa vida terrena, pois o que vem depois da morte nunca foi e nunca será provado, portanto vamos cuidar do nosso dia a dia, vamos indignar com esta sujeira na política brasileira para podermos exercitar nosso direito de cidadania. Se querem ser religiosos, ir a missa ou a um culto tudo bem. Mas acompanhem também os noticiários, sejam cidadãos atuantes. Se gostarem de futebol e carnaval, tudo bem, mas acompanhem também os noticiários principalmente sobre a política, embora se sabe que os noticiários não trazem toda verdade, porque os meios de comunicações estão sempre em conluios com os poderes públicos, salvo as raras e honrosas exceções. Porque há conluio entre os governos os meios de comunicações, porque o governos são clientes em potencial, onde gasta milhões em anúncios para se promoverem. Sendo assim nenhuma empresa privada irá descontentar um cliente divulgando toda verdade.

    Paulo Luiz Mendonça. Apenas mais um brasileiro indignado com a política.

    Abaixo um texto meu já editado, que continua sempre atual.

    O QUE EU PENSO DA POLÍTICA.

    A melhor comparação que faço da política brasileira. Como sempre, salvo as raras e honrosas exceções. Pois há muitos políticos bons, mas a maioria sem sombra de duvidas são picaretas. Tempos atrás eram, segundo o sindicalista Lula, trezentos, mas agora, com o avanço da tecnologia e o aumento desenfreados da impunidade, esse numero deve ter no mínimo triplicado. Imaginem um troço de fezes, quando ele está estático, de preferência sobre o sol, o mesmo cria uma espécie de película protetora, a qual impede que o mau cheiro se propague, com isso não afeta muito nosso olfato, mas quando alguém mexe e remexe o referido, o cheiro fica insuportável.
    A política brasileira, e todas as políticas de países de terceiro mundo, também, com menos intensidade nos países de primeiro mundo. É a mesma coisa. Às vezes, durante um tempo, às coisas parecem estar tudo mais ou menos bem, mas subitamente surge uma noticia de uma nova corrupção, este fato passa a ser investigado, nesse momento inicia-se uma cassada aos culpados. Mas por incrível que possa parecer, ao invés de contratarem detetives para esclarecer os fatos. Imaginem eles contratam pizzaiolo. Depois deste procedimento não há possibilidade de haver justiça, o que temos como resultado é pizza. É como se estivesse mexendo e remexendo em algo muito podre, logo começa a exalar um mau cheiro, terrível, insuportável. Se alguém tiver uma definição melhor do que esta para a política, que me passe esta informação ficarei muito grato.
    Paulo Luiz Mendonça.

    Se você também esta indignado com tudo isso, repasse este para seus contatos, isso serve de desabafo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários