No Dia Mundial da Mamografia, diretor do Instituto Ivete Sangalo desabafa contra falta de apoio

por Carlos Britto // 05 de fevereiro de 2013 às 18:04

IveteIvete2O Instituto Ivete Sangalo de Prevenção ao Cancêr de Mama comemorou hoje (5) o Dia Mundial da Mamografia com um café da manhã na sede do instituto, no bairro Santo Antônio. A data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas. O câncer de mama é que mais mata mulheres no Brasil, No entanto, quando a doença é descoberta precocemente a chance de cura pode chegar a 90%.

De acordo com o médico e diretor da unidade, Adriano Bonafim, o instituto – que atua na região há seis anos – tem capacidade para atender cem mulheres por dia acima dos 40 anos, tanto na sede quanto na unidade móvel (carreta), que neste momento está realizando exames em Sento Sé.

Apesar disso, a oferta ainda é maior que a procura. O médico explica que ainda há muitos mitos sobre o exame, que só campanhas de conscientização podem afastar. Bonafim não poupa críticas às atuações dos governos municipais e estadual, cujas parcerias limitam-se ao repasse de recursos do SUS.

“Até hoje, poucas vezes o Estado e os municípios fizeram mais do que deveriam. Se houvesse mais apoio, esse nosso trabalho já tinha deslanchado”, desabafou.

No Dia Mundial da Mamografia, diretor do Instituto Ivete Sangalo desabafa contra falta de apoio

  1. Beth disse:

    Acredito que seria interessante uma mobilização social para que mais mulheres procurem o serviço, haja vista o grande numero de pessoas acometidas por cancer de mama e sem acesso a exames. Sugiro que o blog faça uma reportagem falando sobre o serviço e como a população da região pode conseguir atendimento lá. É preciso algum encaminhamento médico ou não? Qual a área de abrangencia ou mulheres das cidades circunvizinhas tb podem er atendidas lá? qual o horário de atendimento? qual endereço? telefone de contato? O serviço conta com mastologista ou é apenas para realização de exames? Fiquei muito curiosa para conhecer mais a instituição.
    Acredito que eria interessante uma articulação junto com as equipes da atenção básica, e principalmente sensibilização dos agentes comunitários que são multiplicadores de informações na comunidade. Assim certamente mais pessoas teriam acesso ao belissimo trabalho realizado pelo Instituto.

  2. Feeling disse:

    O problema é que toda mamografia que voce faz, o professor já dis que é plajio e que foi copiada na internet.
    Na minha faculdade de enfermage já aconteceu isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários