A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou na manhã desta quinta-feira (7) como será a segunda fase do vestibular da instituição. A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será usado como primeira etapa do processo seletivo, como já acontece na UFPE. Faltava informar quais disciplinas iriam compor a segunda fase, que ficará sob responsabilidade da própria universidade.
A redação do Enem não vai valer na UPE. Apenas as notas das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências naturais) da avaliação nacional serão aproveitadas.
A segunda etapa acontecerá em dois dias. Todos os candidatos farão redação e prova de português com 16 questões objetivas, além de três testes de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido pelo vestibulando. Feras de Medicina, por exemplo, terão provas de biologia, física e química. Quem escolher Direito será submetido a exames de história, geografia, filosofia e sociologia (essas duas numa única avaliação). Química, física e matemática serão as matérias exigidas para os estudantes que vão se inscrever nas engenharias.
A UPE informou também que os conteúdos programáticos para o vestibular permanecem inalterados. A exceção é que apenas os candidatos de letras terão, na prova de português, conteúdo de literatura brasileira. (Fonte/foto: JC Online)
E haja peneira!!!
Isso já acontece na Universidade Federal da Bahia, ótima estratégia!