Com a presença de todos os vereadores, foi realizada ontem (14) a primeira sessão ordinária do legislativo em Sento-Sé (BA), Norte do Estado. Sob a presidência do vereador Moacir Martins, a Câmara Municipal, que agora é composta por 13 parlamentares, deliberou muitas matérias.
O chefe de gabinete, Nei de Souza Freire, compareceu à sessão representando o prefeito Ednaldo Barros (PSDB), e falou em parcerias entre os poderes Executivo e Legislativo da cidade. As informações foram repassadas pela assessoria da Câmara Municipal.
… Fui assistir o início dos trabalhos do Poder Legislativo, ontem, quinta-feira, 14 de fevereiro, estimulado pelo posicionamento ético, coerente e firme que dois dos treze vereadores já aviam revelado, durante a campanha – da eleição até a posse – da posse até ontem. Falo dos ilustres edis Julliano Afonso/PT e Denis Almeida/PDT: … Sete deles se pronunciaram e os dois se destacaram por pelo menos dois motivos: o Denis chamou os pares da Casa para a responsabilidade com os serviços públicos pontuando o corte de óleo diesel pela Prefeitura desde agosto para motores que abastece comunidades rurais e a iluminação pública deficitária pelo grande número de lâmpadas apagadas; e o Julliano enfatizou o seu caráter de oposição – sendo a favor de tudo que for de interesse público e que não será omisso aos erros do governo – revelou ótima capacidade de comunicação e expressão (…) Julliano com apenas 18 anos e Denis com pouco mais de 20 anos acenaram para desfazer do desgaste terrível que o importante cargo de vereador sofreu no período passado…
… Falei de Julliano, mas, o PT, partido em que sou filiado e militante têm mais dois vereadores Professor João Borges e o Jamerson Pescador e que eu não tenho nenhuma esperança no mandato deles, pois aliaram-se ao grupo político de poder local, liderado pelo PSDB – representante maior do projeto político nacional que nos opõe. Esse grupo local vive nesse momento o pior nível de desgaste por casos de escândalos com o dinheiro público…
… O Professor João Borges ainda se escreveu e fez uma falação na linha tradicional e o Jamerson Pescador não falou provavelmente por dificuldades naturais impostas pela mudança repentina e contraditória de posicionamento e trajetória política. Eu afirmo isso emocionado e preocupado com crime que determinada criatura, que foi da minha confiança política, comete com a própria história. Algumas indicações foram apresentadas por vereadores da situação e aprovadas, naturalmente, por todos. Mesmo o governo já tendo mostrado sua natureza do mundo das ilegalidades generalizadas iniciando com 11 dos 13 vereadores, a Seção pode ser considerada de bom nível político institucional.