O presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), Davi Lira, e a presidente da entidade em Petrolina, Samara Oliveira, estiveram no Blog na manhã desta quarta-feira (20) para falar sobre a importância da confecção da carteira de estudante, que está acontecendo em Petrolina.
Davi lembrou que as conquistas dos estudantes foram feitas ao longo do tempo e com lutas travadas pela classe estudantil. “É muito importante todos os estudantes saberem que todas essas conquistas que nós temos hoje são frutos de muitas lutas. Se hoje a gente paga uma passagem mais barata é por causa da organização da classe”, destacou.
Além de falar sobre os benefícios da carteira estudantil, o representante também chamou atenção para o que considera “máfia das carteirinhas”.
“Nós queremos chamar atenção dos estudantes de Petrolina porque existe uma máfia das carteirinhas aqui, confeccionando carteiras sem nenhum tipo de responsabilidade sobre isso. Ninguém conhece o presidente, e essa empresa só aparece na época de fazer as carteirinhas e depois some. A única entidade que luta pela classe estudantil e que representa os estudantes é a Uespe. A carteirinha não é ganha-pão de ninguém”, afirmou.
De acordo com Davi, a Uespe já estaria buscando alternativas para evitar que essa empresa possa continuar confeccionando carteiras estudantis na cidade. Em Petrolina as carteiras estudantis da entidade estão sendo confeccionadas na sede, localizada na rua Dr. Manoel Borba, n° 1862, Centro. As informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3862-3198. É preciso preencher um questionário e pagar uma taxa de R$ 7.
Desrespeito à meia entrada
Uma constante reclamação dos estudantes de Petrolina é com relação ao descumprimento da Lei Nº 2519, que dá direito à meia-entrada nos cinemas, teatros e eventos esportivos. Davi informou que o estudante que se sentir prejudicado deve prestar queixa na delegacia e também na Uespe.
“No momento que acontecer isso, o estudante vai até a delegacia, presta queixa à polícia e vai a entidade para que a gente possa entrar com ação no Ministério Público. Num caso recente em Caruaru, uma casa de show teve que pagar uma multa de R$ 10 mil por descumprir essa lei”, exemplificou.
Ninguém paga mais barato por causa de luta de estudantes. Pelo contrario. Se a passagem hoje é 2,00, na verdade é 1,00 pra quando der o “desconto” cair pro valor real praticável. De quebra Os sem carteira deixam um lucro maior pras empresas. A mesma coisa sao os ingressos, no dia da festa dobra o valor de quando era antecipado. E tome lucro pra uns e ilusão de que só paga a metade pra outros!
Britto,
Na verdade a mafia das carteiras vem deles mesmo, todas estas entidades chegam a Petrolina recebem o dinheiro dos estudantes e na maioria das vezes não entrega as carteiras. Eles só aparecem de ano em ano e nada faz em prol dos estudantes.
Olhá meu irmão você é louco é? você só pode estar brincando por que só eu sei a luta que essa galera faz na minha cidade para entregar as carteiras, fazer passeatas e paralisações… na real mesmo vey, vá procurar oque fazer@
Eu gostaria de parabenizar a todos os diretores da UESPE e UESP porque são todos guerreiros. E sem dúvida temos orgulho da carteira da UESPE porque tem uma boa qualidade. Os erros existem em todo lugar.
O preço e a qualidade da UESPE, uma entidade tão necessitada em termos de recursos, me impressona por deixar o preço acessível, parabéns UESPE me orgulho de vocês me representarem.
se hoje temos direito a meia passagem, se temos direto a carterinha de estudante, foi nós jovens que lutamos e nos esforçamos pra garantir nosso direitos!!
E a uesp não é uma mafia!! mafia é essa entidade que ninguem ver passando em sala em sala pra falar da importancia de ter uma carterinha, que não forma gremios estudantis… a unica entidade que sempre estar em escola , formando gremios e ajudando no que pode é a uesp! e você que acha que agente não paga mais barato por causa da luta de estudantes ta muito enganado por que se não fosse os estudantes que lutarando hoje agente tava pagando mais caro.. acho que antes de criticar algo a pessoa tem que pesquisa e saber o que os estudantes conseguiram, e não pense que só foi uma coisa, por que a cada ano vamos avançando e lutando mais!! otima entrevista