Alimentadeiras de Almas viram tema de oficinas e espetáculo teatral no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 01 de março de 2013 às 16:33

Foto/Regina LimaUm espetáculo de dança e várias oficinas sobre uma das mais marcantes manifestações da quaresma no Vale do São Francisco – as Alimentadeiras de Almas – movimentam a cena artística regional até o próximo dia 7 de março.

O projeto, uma realização do Coletivo Trippé com apoio do Sesc Petrolina e financiamento do Edital Microprojetos Rio São Francisco do Mais Cultura/Funarte, começou na última quarta (27/02), no distrito de Juremal, em Juazeiro, com a oferta nas escolas públicas de uma série de oficinas gratuitas de iniciação à dança e de consciência corporal. As oficinas prosseguem nas escolas públicas de Petrolina e Juazeiro, nos dias 6 e 7 de março.

Já nesta sexta-feira (1), o Sesc Petrolina abre as portas às 20h30 para a apresentação gratuita do espetáculo “No Caminho das Alimentadeiras”. A montagem, sob a direção de Regiane Nascimento e Adriano Alves, apresenta uma coreografia baseada nos cantos trêmulos, som das matracas e batidas do coração dos penitentes. “São corpos que pedem misericórdia para as almas necessitadas, que se entrelaçam e que se despedaçam em eterna doação”, conforme adiantou Adriano Alves.

Segundo o diretor, o grupo partiu de um estudo antropológico da manifestação religiosa para a construção das partituras corporais num diálogo com a cultura imaterial do sertão ribeirinho.

Tradição

O Coletivo Trippé também apresentará gratuitamente o espetáculo em mais dois espaços: no teatro municipal de Juremal, às 20h30 de sábado (2), e no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, no domingo (3) no mesmo horário. O projeto promove ainda debates sobre a relação da dança como fruto de estudos antropológicos e o papel da arte na preservação dos patrimônios imateriais da cultura regional.

Com predominância nos três municípios trabalhados pelo Coletivo Trippé, as Alimentadeiras de Almas são grupos de mulheres que atuam no sertão com os penitentes durante a Quaresma, percorrendo a comunidade e os cemitérios rogando, no intuito de levar a paz às almas necessitadas e em busca da salvação daquelas que se encontram no purgatório. (Fonte: CLAS Comunicação)

Alimentadeiras de Almas viram tema de oficinas e espetáculo teatral no Vale do São Francisco

  1. francisco disse:

    A ilha do Massangano mantém tradição de alimentadeiras de almas durante toda a quaresma.Gostaríamos muito de ver o espetáculo
    montado aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários