A exposição de xilogravuras “Os Sertões de Euclides da Cunha”, do artista plástico Gabriel Arcanjo, será uma das atrações do 1° Encontro de Educação e Cordel de Petrolina. O evento vai movimentar a cidade de amanhã (5) até o dia 14 de março com oficinas, bate-papo, lançamento de livros e shows de artistas, a exemplo de Xangai, João Sereno, Chico Pedrosa e Maciel Melo.
Com abertura marcada para o próximo dia 13, às 19h, no Sesc Petrolina, a exposição vai mostrar em 20 xilogravuras inéditas a Guerra de Canudos, a partir da ótica do maior livro – reportagem já feito em língua portuguesa, segundo muitos pesquisadores. Seguindo o roteiro do livro, Gabriel Arcanjo utiliza seu esculpir para traduzir A Terra, O Homem e a Luta, os três capítulos da clássica obra.
Na oportunidade será montado também um espaço para mostra de alguns cordéis produzidos nas oficinas realizadas nas escolas estaduais do município e no Sesc Petrolina, além do lançamento de alguns livros de poetas da região. Segundo o coordenador do 1° Encontro de Educação e Cordel de Petrolina, o poeta e cantador Maviael Melo, depois da abertura da exposição o público poderá conferir às 21h uma cantoria com Marcone Melo (irmão de Maviel), Celo Costa, Xangai e a participação especial do poeta Chico Pedrosa.
Realizado pela Entre Versos e Canções e Sesc Petrolina, com apoio da Gerência Regional de Educação (GRE) e a chancela do Ministério da Cultura na programação dos Micro Projetos do São Francisco, o evento prosseguirá às 14h do dia 14 – quando será celebrado o Dia Nacional da Poesia com um bate papo sobre Educação, Cordel e Cidadania. Os debatedores serão os professores Cosme Santos, Genivaldo Nascimento e Josemar Pinzoh, com a mediação da professora Socorro Lacerda. Na sequência, às 21h, os poetas e cantadores Maviael Melo e João Sereno encerram o Encontro fazendo uma apresentação cultural com a participação especial do “Caboclo Sonhador” Maciel Melo, o qual terá uma canção sua incluída na trilha da próxima novela das seis, da Rede Globo, “Flor do Caribe”. (Fonte: CLAS Comunicação)
como podemos participar, dessas oficinas vai ser aberto ao publico.
Os Melos, além de poetas extraordinários, são cidadãos de um compromisso social fantástico.
Mais que arte, as obras de Maviael são sempre recheadas de conhecimento e cultura.
Como educador, agradeço o apoio à Educação e recomendo que todos prestigiem.
BELA INICIATIVA DE MAVIAEL MELO, É DE HOMENS ASSIM QUE NOSSA CULTURA MEREÇE,
CARLOS BRITO, VC SÓ NAÃO DIVULGOU A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, NO DIA 14 TEM
TAMBÉM O CANTADOR PETROLINENSE, ALDY CARVALHO, JUNTO COM MACIEL,MAVIAEL E JOÃO SERENO.
Acho que o blog poderia fazer outra materia , colocando a programação completa, pois quem não gostaria de assistir MAVIAEL, MACIEL , XANGAI E JOÃO SERENO, vai ser o grande ENCONTRO
Concordo! o blog tem colocar a programação completa dos dias 13 e 14.03… tem outros artistas Marcone Melo, Chico Pedrosa, Celo Costa… postem o cartaz do evento!