[slider id=”residencia-hdm”]
A equipe do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, em Petrolina, está em festa com a formação de seu primeiro residente em pediatria. Luís Paulo Marques Piccinini apresentou, na última sexta-feira (1º), um caso clínico na reunião anátomo-clínica e tornou -se o mais novo pediatra formado no Vale do São Francisco.
Participaram da defesa de Luís o superintendente geral do Imip, Gilliatt Falbo; a superintendente de Interiorização, Ana Maria Albuquerque; o consultor do Imip, Ruben Maggi; o superintendente do HDM, Marcelo Marques, além das diretoras de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, e de Atenção à Saúde, Paula Diniz, convidados e alunos do curso. O evento também foi transmitido por web conferência para o auditório do Imip, no Recife, onde os profissionais de saúde puderam prestigiar, assistir e participar de toda apresentação.
“Cheguei aqui em 2011 e vivenciei uma fase repleta de importantes desafios. Como fui o primeiro residente, o aprendizado foi coletivo, para mim, para a direção, assim como para todo o corpo clínico do hospital. Senti muita pressão e cobrança, exigindo esforço e dedicação, mas hoje agradeço. No final, tudo se transformou em uma experiência inovadora e muita boa”, disse Luís.
Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, a pediatra Angélica Guimarães, a formatura de Luís Paulo mostra que é possível descentralizar o ensino das capitais. “Estamos vivendo um momento marcante na história do HDM formando o primeiro residente de pediatria da região. Esse fato é bastante significativo, pois provamos que a formação médica com qualidade pode e deve ser descentralizada. Atualmente somos referência na assistência, e caminhamos na mesma direção para nos firmarmos como referência no ensino”, afirmou. (Fonte/foto: Ascom HDM)