Altos e baixos: Joaquim Barbosa manda repórter ir ‘chafurdar no lixo’

por Carlos Britto // 06 de março de 2013 às 08:00

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, chamou de “palhaço” e mandou “chafurdar no lixo” o repórter do jornal O Estado de S. Paulo. O ministro irritou-se ao ser abordado na terça-feira (5), na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os jornalistas esperavam ao final da sessão para ouvi-lo sobre as críticas que recebeu das associações de classe da magistratura, em nota divulgada no final de semana. Antes que a primeira pergunta fosse feita, Barbosa atacou.

O repórter apenas iniciou a pergunta: “Presidente, como o senhor está vendo…”. Barbosa o interrompeu e não deixou que terminasse a pergunta: “Não estou vendo nada”. O repórter tentou fazer nova pergunta, mas novamente foi impedido. “Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre”.

O jornalista tentou questionar a razão do comportamento do ministro. “Que é isso ministro, o que houve?”. Ainda exaltado, Joaquim Barbosa prosseguiu. “Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor”, disse. O repórter disse que apenas lhe fazia uma pergunta, o que é parte de seu trabalho.

No mesmo tom, Barbosa afirmou que não responderia as perguntas. “Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando”, afirmou. O assessor de imprensa do ministro tentou tirá-lo do lugar, pedindo para que o ministro seguisse em frente. E quando estava à porta do elevador, na frente dos jornalistas, chamou o repórter de “palhaço”.

Desculpas

O STF emitiu uma nota oficial na qual pede desculpas, em nome do presidente do STF, Joaquim Barbosa, aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido nesta terça. A nota diz ainda que “após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa”. As informações são da Agência Estado.

Altos e baixos: Joaquim Barbosa manda repórter ir ‘chafurdar no lixo’

  1. Maria disse:

    Esse é o cara tão festejado pela mídia?
    Pouca vergonha! Só porque está no poder, só que esquece que o poder é passageiro, mas o caráter não.

  2. Marivaldo disse:

    Se o repórter adivinhasse, ele levaria protetores auriculares para não ouvir essas respostas ARROGANTES, e justamente de uma pessoa que tem o cargo mais alto da Justiça Brasileira!

  3. Maycon Barros disse:

    Quem é esse repórter, de onde o Ministro o conhece? Sejamos imparciais e busquemos conhecer melhor o assunto antes de expormos nossa opinião. As palavras dele realmente foram infelizes, mas qual foi realmente o contexto?

    1. Nilberto disse:

      Concordo plenamente, só pelo fato dele não querer conversa com a mídia estão tentando manchar a imagem dele. Tentam manipular até a forma de pensar das pessoas, e alguns acreditam cegamente na mídia e deixam seu pensamento critico de lado.

  4. Billy disse:

    Não devemos esquecer que trata-se de um homem como qualquer um. Todos tem o direito de estar mal, de está de ovo virado. O que ferra é a posição dele e o destaque que a mídia sensacionalista e imbecil (na maioria das vezes) dá a uma coisa normal. De mim, ele tem a compreensão. Por falta de matéria para veicular, e por até buscar manchar a reputação de alguém, ficam repetindo esta falha constantemente. Vai dizer que você não já fez dessa?

  5. Palhaço disse:

    Ele deve ser bipolar. Acho que nao tomou seus medicamentos. Mas ele tem historia de seriedade e honestidade e nao devemos jogar sua historia no ralo do lixo. Apesar disso ele mereçe nosso respeito, pois tem enfrentado monstros ,sem medo de fazer justiça e acabar com a corrupçao nesse pais das bananas.

  6. Zaca disse:

    ele é “magistrado”; logo, nada que surpreenda em sua postura agressiva, impositiva e mal educada. Pergunta: onde está o “ídolo” do povo brasileiro? Alguns acreditam em “anjos e demônios” e enquanto essa discussão imbecil persiste (esquerda versus direita), quem afunda é a humanidade…Nenhum julgador do STF (ou de qualquer outra Corte) é melhor ou pior do que os demais. E outra: ele “não é como qualquer um” não! Ele leva consigo, onde quer que vá, o emblema do cargo que ostenta. Se não está preparado para isso, que abra mão da função pública que “quer” possuir. Ou será que foi coagido a aceitar o cargo? (pelo visto é mais um iludindo-se com os “louros da fama” que a mídia conferiu…)

  7. morador disse:

    santo ele nao é ,aconteceu um episodio que ele estava bebendo em um restaurante e uma reporter foi entrevistar ele, e ele a ofendeu e depois mandou ela procurar sua assessoria ,então ela respondeu que já tinha realizado um contato com seu assessor que respondeu que ele(o ministro) estava de licença médica.

    e bebendo? então esse fato agressivo dele nao foi isolado

  8. Watergate disse:

    Por isso que eu digo, Presidente quando não caga na entrada, caga na saida!

  9. Dreda disse:

    A imprensa está sempre defendendo a imprensa. Raramente vemos reportagens criticando repórteres. Antes de criticarmos o Ministro, devemos saber em que circunstâncias ocorreu o fato, quem era o repórter, qual é o histórico de discussões com o repórter, etc. Jornalistas humoristas como os do Pânico, CQC, etc, são capazes de fazer até o Papa renunciar de tanta raiva.

  10. mané disse:

    se tivesse no lugar do jornalista iria aparecer em tudo que é de direito dizendo que a atitude foi racismo

  11. Maria disse:

    Engraçado! Como os comentaristas aqui estão alisando o presidente do stf. Porquê?
    Essa atitude é de mau caráter! Se é bipolar, tem que ser afastado do cargo.
    então, se ele pode agir dessa forma, liberdade para os mensaleiros, pois o errado agora mudou, ser honesto, correto de bom caráter é que é errado.
    Eita inversão de valores, a sociedade está totalmente sem noção de valores.

    1. Maria disse:

      Se fosse o Genoíno, o Dirceu ou qualquer outro mensaleiro, vocês estavam xigando-os, esculachando-os e o repórter como mártir, coitadinho.
      O que o sr. Joaquim Barbosa fez foi mau-caratismo, baixeza, indigno de estar no posto em que se encontra.
      Vamos reaprender os verdadeiros valores!

  12. led disse:

    Gente é só um homem que cometeu um erro ! o lula cometeu 371.875 erros e já o esqueceram e perdoaram deixa o cara em paz e vão lavar uma louça!

    1. lula disse:

      O Lula pode ser um pessoa que errou em beber demais contar mentiras demais fazer aliança com bandidos de todas as especies chefiar a maior roubo de grana do povo só perdendo para collor ter memoria de peixe ser um grande filho que faz sua infeliz mãe tremer a sete palmos MAIS EU GOSTO DELE PORQUE A GLOBO FALOU QUE É PARA EU GOSTAR ………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários