A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já bateu o martelo: a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi escolhida para gerenciar o Hospital de Urgências e Traumas (HUT), em Petrolina. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Universitário da Univasf, na tarde da última sexta-feira (8).
A Reitoria irá formalizar o pedido de adesão para os encaminhamentos legais de efetivação da proposta. Também já está prevista uma visita técnica da Ebserh com o objetivo de fazer um diagnóstico da unidade hospitalar.
A perspectiva é de que a adesão não demore a se efetivar. A garantia de celeridade foi afirmada pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima, ao dividir com os conselheiros o compromisso assumido pelo presidente da estatal, José Rubens Rebelatto, e pelo Ministério da Educação(MEC) com a Univasf.
De acordo com Julianeli, o sistema de gestão da Ebserh confere à Univasf autonomia técnica dos serviços e atendimento mantidos pelo hospital. A nova configuração do HUT como unidade de ensino irá fortalecer os programas de residência médica já instalados, além de ampliar ações de pesquisa e a oferta de campos de estágio para os cursos de saúde.
Transição
Até que a Ebserh assuma a gestão do HUT, o hospital deverá ser gerenciado por entidade selecionada por meio de chamada pública. Também será firmado convênio temporário entre a Prefeitura de Petrolina e a Univasf, que viabilizará a transferência de recursos do Fundo Municipal de Saúde durante o período de transição administrativa do HUT até a entrada da Ebserh.
No período de transição, a Univasf e a prefeitura passam a ser corresponsáveis pela gestão do HUT. A Reitoria informou que está buscando outras parcerias, a exemplo do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde dos estados de Pernambuco e da Bahia – apoios que, se concretizados, ampliarão os canais de fomento de recursos e linhas de financiamento público para melhoria e expansão dos serviços oferecidos pelo hospital à população. As informações são da assessoria de comunicação da Univasf.