Estudantes da Facape se sentem “lesados” com indisponibilidade de professor. Faculdade garante que denúncia é improcedente

por Carlos Britto // 12 de março de 2013 às 17:04

facape[1]Os alunos do 5º período do curso de Secretariado Executivo da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) estão insatisfeitos com o ensino da instituição. A turma enviou um e-mail ao Blog alegando que se sentem “lesados financeiramente” e prejudicados em relação ao conhecimento acadêmico porque assistem apenas à metade das aulas de uma disciplina.

De acordo com o relato dos estudantes, o professor não teria disponibilidade de dar a aula no horário determinado pela Facape. O que revoltaria ainda mais a turma é a impossibilidade de reposição e a falta de iniciativa da instituição para resolver o problema.

“Temos uma disciplina em nossa grade que o professor – por motivos particulares – não pode ministrá-la na terça-feira, e ele alega eu não irá repor as 30 horas aula. Nossa revolta não seria com o docente, mas com a instituição de ensino que não tem o menor interesse em resolver o problema. De acordo com a Facape, nós, alunos, é que deveríamos tomar a iniciativa e resolver com o professor”, reclamam.

Os universitários ainda dizem que têm medo de sofrer algum tipo de perseguição por parte do professor. “Diante da situação, surgem os questionamentos: a faculdade irá devolver os 50% do valor que pagamos por uma aula que não temos? E se questionarmos muito o assunto ao professor não corremos o risco de sofrermos alguma represália em sala de aula?”, afirmam.

O outro lado

O Blog procurou a Facape que garantiu a improcedência da denúncia dos alunos. Segundo o diretor acadêmico da faculdade, Antonio Habib, apenas três estudantes procuraram a instituição para relatar o problema, mas eles não teriam sequer procurado o professor na tentativa de fazer alguma negociação.

“As acusações são improcedentes. Nós recebemos apenas três estudantes informando que um determinado professor não teria condição de ministrar as aulas por motivos pessoais e, em substituição às mesmas, encaminharia atividades complementares. Diante da informação, questionei-os sobre a possibilidade de já terem tido uma conversa com o docente, antes de qualquer decisão administrativa, para fazê-lo ciente de que a turma não havia concordado com a solução dada pelo mesmo. Como resposta disseram que apenas ouviram a afirmação e não fizeram nenhuma objeção ou questionamentos”, informou Antonio, através de nota.

De acordo com a Facape, uma pedagoga ainda teria sido disponibilizada para orientar os alunos sobre a conversa. “Eu sugeri que eles tivessem esta conversa preliminar para que pudéssemos seguir as orientações hierárquicas sem atropelar os caminhos sequenciais para a continuidade da solução do problema. Neste momento, tive a anuência dos alunos, concordando com a sugestão. Disponibilizamos a pedagoga para orientá-los sobre a forma e o conteúdo da conversa, ficando no aguardo do resultado para dar prosseguimento ou não a um processo administrativo”, destaca.

Na nota enviada ao Blog, o diretor acadêmico ainda faz questão de ressaltar que as faltas são descontadas do salário dos professores faltosos. “A direção da Facape e as coordenações do curso têm tido a preocupação de fazer cumprir, criteriosamente, a resolução 003/2010 que trata da ausência de professor em sala de aula, encaminhando para o setor pessoal uma lista com os nomes dos professores faltosos para imediato desconto em folha de pagamento”, explica.

Mesmo assim, para alívio dos estudantes, a Facape se comprometeu a resolver o problema de maneira que não traga nenhum prejuízo de conteúdo ou carga horária para eles.

Estudantes da Facape se sentem “lesados” com indisponibilidade de professor. Faculdade garante que denúncia é improcedente

  1. Antônio Freitas disse:

    Esta história de que vão resolver é antiga. Está direção está so enrolando os alunos e os administrativos.

  2. Maria disse:

    kkkkkkk… acho isso lindo, os alunos passaram por mentirosos então, fiquei sabendo dessa situação, pois conheço pessoas que estão pagando a matéria em questionamento, e foi sim falado com o professor e ele simplismente disse que não daria aula e ainda deu uma resposta em um aluno que fez uma pergunta se haveira reposição da aula… agora a faculdade vem dizer que isso não era conhecido, façam mil favor, e eles são lesados mesmo, pois de 60h de aulas só teram 30 e ai como ficam esses alunos????… E se só teve a minoria de alunos, é porque sabe que a faculdade não iria resolver então eles não quiseram se indispor com o professor, depois da convicção que ele não daria a aula, eles iam brigar com o professor? Jamais. Isso é uma vergonha, e sem falar que os alunos ainda podem sofrer represária do professor e ai a faculdade não vai deixar??? Fica ai o questionamento, OS ALUNOS QUE TEM DE RESOLVER UMA SITUAÇÃO QUE A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DEVE RESOLVER???

  3. Snoop disse:

    E as matérias eletivas, que tem metade da carga horária e custam a mesma coisa de uma matéria regular?

  4. juarez disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk essa facapi é uma piada.. sugerir 30 horas aula e 30 horas de atividades complementares é de fato uma piada..

    gente, se querem um ensino de qualidade, estudem e façam vestibular pra univasf. estudar na facapi é jogar dinheiro fora, apenas com a esperança de ganhar um diploma de merda, que não vale bosta. saibam que nível superior hoje em dia não vale coco, e esse sendo feito em uma faculdade de merda, se tornará uma verdadeira caganeira.

    concurso público exige conhecimento e dedicação, e pela facapi você não chegará nem próximo.

  5. Paula Roberta disse:

    A atitude e a coragem do estudante que denunciou essa “lesão” foi plausivel, pois sou ex-aluna do curso de Secretariado e garanto que vale a pena lutar por essa causa. Ora Senhor Diretor, sua resposta não foi muito convincente ao problema em questão, haja vista que se foram procurar solução com o senhor é porque já tentaram resolver em sala de aula, como não tiveram sucesso com o docente a solução seria os senhores. Acho que as atividades não suprem ausência de aulas, e penso que se fosse para concluir um semestre fazendo atividades certamente fariam o curso em uma faculdade a distância, talvez fosse mais proveitoso para os alunos que estão sendo “lesados financeiramente”. Levando em consideração que tudo que se pensa em fazer na referida instituição é cobrado taxas, nada é de graça, por que os alunos desse período deve ficar calado por não receber a prestação de serviço que estão pagando?

  6. Vilma disse:

    Os alunos são responsáveis pelo trabalho que deveria ser feito pelo coordenador e pelo diretor, e caso haja reclamação ainda o diretor diz que os alunos é quem devem negociar com o professor, o professor não dá aula e os alunos que devem correr atras, e tem mais tem professor que dá aula o dia e a hora que quer e os alunos que achem bom ou ruim tem que correr atras.

  7. Antônio Freitas disse:

    A verdade é que na facape, tem professor que trata-se como deuses e o resto que se exploda. Eu tenho pena dos administrativos (nem todos) que sofrem pressão para ter um merreca de salário. Existem diferenças salariais absurdas, chegando a ter, por exemplo, duas pessoas com o mesmo cargo e o vencimento base ser quase o dobro da outra pessoa. A perseguição política é absurda. A alta gestão se aproveita para mamar nas tetas dos cofres preenchidos pelas mensalidades dos alunos, mas este desabafo irá se perder ao longo do tempo e nada acontecerá. ESTA É A VERDADE!

  8. Maria Contábeis disse:

    Gente isto não é nada perto do que acontece no curso de Contábeis, pois sou aluna e estou pagando a disciplina de Microeconomia, onde somos hostilizados em sala pela professora, o marido da professora nos manda calar a boca e já sei que é ele que vai aplicar a prova., so que andei pesquisando e fiquei sabendo que ele não é professor nem funcionário, e isto já é uma prática do casal. Ela irá se afastar por conta de um mestrado e esta adiantando as aulas no sábado, marcou várias vezes com a gente e quase nunca aparece! E tem mais é usada como referencia de bondade. Nunca fomos avisados que ela não poderia dar aula no sábado, aulas que ela marca e não veem, fomos praticamente forçados. Esta é a FACAPE onde nós alunos estamos com medo de denunciar porque somos perseguidos. EU QUERO SABER QUEM VAI TOMAR UMA PROVIDÊNCIA FORA FORA FALSOS PROFESSORES! Este é o único canal que existe para desabafar pois estamos com MEDO!

    1. katiane disse:

      maria ,creio que é vc que não vai a faculdade pois a professora está todos os sabados em sala de aula ,pela manha e tarde,se vc não sabe procure se informar isso será legal para vc,não é defendendo a professora e nem a instituição ,pois o que é de CESAR dar a CESAR,se enquadre nos horários que você estar mas que atrasada,já fizemos duas provas aplicada por ela mesma e não pelo o esposo dela,e olhe, as notas foram ótimas,portanto é porque ela passa conteúdo,também o email da turma esta todo o assunto e atividades realizadas em sala de aulas,e outra assinamos todas as presenças da professora em sala de aula com consciência do que estávamos assinando, acorde e pare de criticar isso não é bonito para uma pessoa acadêmica.

  9. Contabeis disse:

    Bom a respeito do professor do 5º do curso de secretariado, foi combinado em sala sobre as terças feira, não foi nada forçado, se houve um acordo entre aluno e professor tem que ser respeitado a garota que fez essa ridicula denucia é uma tremenda de uma mentirosa, e pior nem na sala ela aparece me poupe viu, vai procurar teu lugar que é melhor.

  10. Contabeis disse:

    Voltando ao assunto de professores, agora vou falar da professora de contabeis, vejo essa mulher todo sabado na FACADA, essa aluna que fala que ela não vai é muito mentirosa, eu não pago materia com ela não, mas vejo a sala dela lotada aos sabados…
    eita povinho que gosta viu, vão procurar uma lavagem de roupa, pois ela ta procurando as melhoras dela .. affffff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários