O Hospital Regional de Juazeiro/Imip (HRJ) agora conta com uma nova equipe de residentes e estagiários. A unidade de saúde deu as boas vindas aos estudantes na última sexta-feira (8), com palestras que abordaram desde a prevenção de acidentes de trabalho ao controle de infecção hospitalar.
Além de receber novos alunos nos programas já em funcionamento nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Cirurgia Vascular, o HRJ recebeu os primeiros residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva e Residência Médica em Coloproctologia.
Criado com a finalidade de qualificar os profissionais para o atendimento ao paciente crítico, o programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva funcionará com dois enfermeiros, dois fisioterapeutas e dois nutricionistas. Já as residências médicas receberam um total de três médicos que atuarão por cerca de dois anos no HRJ.
De acordo com o coordenador de Ensino e Pesquisa do hospital, José Antonio Bandeira, boa parte dos profissionais selecionados são de outras cidades do país, o que demonstra o reconhecimento do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) como centro de excelência em saúde integrado ao ensino e à pesquisa. “O Brasil como um todo é muito carente em cursos de especialização Latu Sensu e nós atraímos profissionais de várias partes do país, mostrando que realizamos um trabalho de qualidade. Isso além de melhorar consideravelmente os serviços de assistência à saúde oferecidos na região, aumentará a oferta de profissionais especializados”, afirmou.
Já os acadêmicos de medicina e enfermagem de universidades da região atuarão durante o primeiro semestre de 2013, em regime de plantões supervisionados nos setores de UTI Clínica, UTI Cirúrgica e Emergência. (Fonte/foto: Ascom HRJ)