Recebemos o seguinte email do nosso leitor Marcos Silva:
Caro Carlos Britto,
Na última quarta feira, 12, a minha filha Reniffer Hiasmyn, de um ano e meio, estava com muita febre.
Desesperada, a minha mulher a levou para o Hospital Dom Malan. Chegando lá, após uma longa espera para ser atendida, ela foi chamada para o consultório.
Estava atendendo a sr. Ivanilze Santos, que foi totalmente mal educada e mal humorada. Perguntou por que a minha esposa havia levado a criança para lá.
Ela explicou o que se passava com a criança e pediu que a médica consultasse e desse o diagnóstico.
Simplesmente ela respondeu que não sabia o problema da criança e que minha esposa desse remédio contra a febre a observasse por quatro dias. Resultado: tivemos que procurar uma consulta particular, pois a criança estava muito mal.
Marcos Silva
Comentário Meu:
O Imip saiu, mas o HDM dá sinais de abandono. Temos recebido denúncias que faltam médicos e anestesistas. Além das mulheres que estão dando à luz em aparadeiras ou camas sem lençol. Um constrangimento.
Com a palavra, a Prefeitura de Petrolina.
Seu Marcos pq o senhor não procurou o nosso prefeito lá no hospital?Ele n esta despachando de lá agora??
Espero que sua filha esteja melhor e não precise voltar a este estabelecimento!!
Muita coisa estranha está acontecendo no Hospital D. Malan. Alguém sabe quem está administrando o HDM? De onde veio essa turma de administradores? Pq será que médicos do Rio de Janeiro estão vindo dá plantão no HDM? Esses plantões estão realmente sendo dados? Atenção senhores vereadores, façam uma visita ao Hospital Dom Malan!!!
E pensar que CINCO membros da equipe ainda estão em São Paulo , discutindo sabe-se-lá-o-quê. Esse pessoal da prefeitura tão ‘MUDERNOS” parece que ainda não tomaram conhecimento de um troço chamado VÍDEOCONFERÊNCIA , ou até mesmo do simplório MSN ou do SKIPE ,todos eles são usados nos países de primeiro mundo para evitar deslocamentos e gastos desnecessários.
A propósito : essa semana em São Paulo tem uma Feira Erótica, com as últimas novidades mundiais ! Sei lá pq inseri esse tópico, alguém pode me ajudar a lembrar ?
O “ATENTO” tocou no ponto chave,está na hora de começar a serem descorbertos tais acontecimento na saúde de Petrolina,de repente,o Traumas e HDM estão lotados de medicos de Salvador,Barreiras e RJ,ninguem vem morar no interior de estado,se não for para ganhar muito! principalmente médicos sem familia na cidade! O que fez esse prefeito ai e o seu secretario com a classe medica de Petrolina? que o ajudou a se eleger? DECEPÇÃO!!! Dizem as más linguas que tem dedo sujo na história,acerto de dividas de campanha,principalmente com Hospital Irma Dulce,onde a IVETE SANGALO tem doações e a mesma ajudou na campanha publicitaria do atual prefeito e é prima do vice!! os medicos de Barreiras e de Salvador vem do Hospital Irma Dulce! ATENÇAÕ SENHORES VEREADORES INVESTIGUEM!!!
Mais uma vez o HDM está sem anestesista. O final e semana passado inteiro ficou sem anestesista, e mandavam todas as gestantes para Juazeiro. Pior segundo denúncia no Sem Fronteiras ,ontem, a Pro Morte tb está sem anestesista.
MARLUCE
Sou Petrolinense com orgulho e moro no Gercino Coelho. Trabalhava nos dois Hospitais citados, até antes da saída do IMIP, agora só fico no Dom Malan. Realmente existem médicos de outras cidades aqui. Bom para o povo de Petrolina, pois os médicos daqui se deixam levar muito pela politicagem e fazem distinção de pacientes pelo grupo político que cada um apoia. Você fica falando besteira aí sem pensar. O importante é saber se os médicos que estão vindo são qualificados, pois exemplo da “porcaria” de médicos que temos aqui eu tenho um primo torto que foi operado por um tal ortopedista Dr. Marcelo Coimbra daqui da região. No Traumas temos ortopedistas de São Paulo que são infinitamente melhores que outros que operam no HGU, Neurocárdio e Memorial. Não falo só da qualidade na operação não, falo na maneira de tratar os pacientes, como seres humanos!
Que venham mais e mais médicos de Salvador, Barreiras, RJ, SP e Minas Gerais., desde que tenham experiência e venham para somar e melhorar a qualidade de atendimento e vida em Petrolina EU APOIO TOTALMENTE!!!!!
Hospital Irmã Dulce eu não conheço, mas se sabe que é referência nacional em atendimento SUS, daí se vê que o pessoal é qualificado!
Alguém sabe me informar de algum médico desempregado em Petrolina? Se tiver eu apoio que a prioridade deve ser dada a ele. Mas o que se sabe é que falta médico na cidade. Toda vez que se procura um posto de saúde a conversa da enfermeira é a mesma: “tá faltando médico” e ela agenda a consulta para 2 ou 3 meses depois. Se o paciente conseguir sobreviver bem se não pode dar entrada no caixão.
Quem reclama como essa tal Marluce deve ser proprietária de funerária, pois com mais médicos disponíveis na cidade se evita a morte de muita gente e isso deve estar desagradando ela. Eu entendo que não deve haver monopólio de médicos em Petrolina, senão eles formam um cartel e põe o preço que quiserem.
Outro ponto: Dom Malan e Traumas são hospitais públicos e não podem virar reféns dos médicos da região e nem de grupos políticos. Se tá faltando médico tem de trazer de fora mesmo. Não só médicos, mas também enfermeiros e principalmente anestesistas.
Monopólio no Brasil basta o da PETROBRÁS. Petrolina pertence ao povo e não aos médicos que não querem repartir o bolo em mais fatias!!!!
Essa médica Ivanilze Santos é de Salvador, Barreiras ou RJ? Antes que se deêm ao trabalho de ir procurar eu respondo: ELA É PETROLINENSE!!!! Já fez a mesma coisa com minha filha uma vez. Eu pensei até em ir o rádio, mas minha família preferiu deixar pra lá, pois no rádio só vai gentinha sem estudo e com interesse político.
Aprovo totalmente essa idéia de se trazer médicos de fora, se os médicos daqui tem medo é porque são fracos e despreparados. O Bom profissional é bom aqui e em qualquer lugar do Oiapoque ao Xuí. Se é bom não precisa ter medo de estarem vindo outros de fora, porque quem é bom se garante. Se vocês acham que os hospitais ´da Irmã Dulce não são bons basta entrar no google e colocar o nome: IRMÃ DULCE, em 99% das noticiais e sites citam essa rede de hospitais como sendo referência em qualidade e humanização do SUS ! Seu prefeito: traga mais médicos de lá!!! Eu votei em Gonzaga, sou contra um bocado de coisa sua mais isso eu concordo plenamente!!! O povo daqui de petrolina agradece, principalmente se esses médicos vierem atender nos postos de saúde.
Vendo essa referência sobre Ivete Sangalo fica mais parecendo briga de Baiano contra Pernambucano ou seja Axé contra Forró. Regionalismo também é uma forma de preconceito. Mas essa de nordestino discriminar nordestino é dose pra Leão. Ao mesmo que queira alegar que Irmã Dulce está invadindo território de Padre Cícero, ou como nós falamos aqui: Padim Pade Ciço. Mas uma coisa é certa o pessoal do Ministério da Saúde esteve em Juazeiro e Petrolina e disse que realmente falta apoio (em verba) do Governo federal e estadual nas duas cidades e isso foi mostrado no jornal da Tv Grande Rio ontem as 19:00hs. Porque Gozanga e Odacy não ajudam essa verba chegar aqui? Eles não dizem sempre que querem o melhor pro povo? Então. Tá na hora de mostrar se isso é conversa fiada ou realidade.
Eu sou médico e atuo em Juazeiro e em Petrolina e conheço de perto essa situação exposta acima. Tem médico de fora trabalhando aqui sim. Da mesma forma que eu também me formei em Recife e trabalho em Petrolina e Juazeiro, ou seja, Pernambuco e Bahia. Regional, SOT e Traumas. O que tem demais nisso? A mesma ética e dedicação que tenho aqui em Petrolina tenho em Juazeiro. E se um dia voltar a morar em Recife irei trabalhar da mesma forma. O que se precisa ver é se a médica citada acima é realmente médica, porque pelo fato citado eu dúvido. SERÁ TPM?
Sou filho da terra e tenho como orgulho ter nascido no Dom Malan, a exemplo de muitos outros petrolinenses.
Na minha época esse nosocômio era símbolo de segurança e de tranquilidade para todos, e destacava-se na excelência de pronto atendimento às pessoas.
Nos dias atuais esse importante hospital público se encontra totalmente sucateado. Ele pede socorro e acredito que somente será salvo quando os políticos deixarem de utilizá-lo como comércio e como captação de recursos para fins ilícitos, a exemplo de furto de luvas, furto de material de atendimento, superfaturamento de preços na elaboração de refeições, entre outros.
Se olharmos as receitas do Município de Petrolina, as quais se encontram para fins de análise no site portal da transparência (banco do brasil) poderemos observar que dinheiro existe para tudo, só não existe quando ocorre desvio de dinheiro.
A propósito, é importante recordar uma frase dita por um político da região: “O segredo para fazer obras é não roubar.”
Quando foi que o IMIP saiu mesmo?
E quando foi que a nova gestao assumiu?
E o HDM ja da sinais de abandono ou ele ja estava abandonado?
Quanta besteira essa discussão sobre a origem dos médicos. Temos em Petrolina até médico da Bolivia, Dr. Remy, que trabalha no Traumas e no PSF. Vale ressaltar: um dos melhores profissionais que temos na região!
Art. 30. Compete aos Municípios:
…
VII – prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;
…
Resumindo, onde está a cooperação do Estado de Pernambuco com a saúde de Petrolina? Investir somente em Recife, esquecendo o resto dos municípios, faz com o Governo Estadual descumpra o inciso VII do Art. 30 da CF de 1988.
Onde está o tão “combatível” Ministério Público?
Não devemos culpar somente o município, tem culpa também a União, o Estado e a classe médica!
Ivete Sangalo é de Juazeiro não??
Dizer que ela é petrolinense é forçar a barra !
Ops foi mal “LIBERDADE DE ESCOLHA”
li errado pensei ter visto ivete, desculpa cara!
Sou baiano, trabalho em Petrolina e moro em Juazeiro. Li os comentários desta notícia e só posso dizer uma coisa aos Petrolinenses em relação ao atendimento prestado pela médica: PRA QUEM É TÁ BOM!!!!
Vocês se acham importantes demais!!!! Sejam mais humildes e procurem saber o que é a instituição Irmã Dulce e lavem a boca antes de querer dizer que lá é ruim. Só no hospital de Salvador eles tem 1000 (mil) leitos. Junte todos os leitos disponíveis em Petrolina e vê se chega nisso….
Médico é também ser humano, passível de vícios como todo mundo: inveja, corporativismo, desleixo, descompromisso e etc.
Tem mesmo é que contratar médicos de fora! Se aqui tem pouco, contrate Sr. Prefeito médicos, de preferência de São Paulo (tem muitos lá que tem interesse de trabalhar em Petrolina), ou quem sabe de Cuba (apesar do corporativismo e da defesa de reserva de mercado por parte do CREME-PE) aos montes para trabalhar em nossa cidade! Sem medo de ser feliz!
Como diz Bóris Casoy: “isso é uma vergonha”!
PRA QUEM É TÁ BOM,
Concordo com você em gênero, número e grau! Mande esses médicos que não querem para Juazeiro, pois ao contrário de vocês sabemos que precisamos de médicos qualificados.
Meu avô faleceu no dia 10 de setembro 1997, desde esse dia que eu nunca mais pisei meus pés no HOSPITAL DOM MALAN. Meu avô ficou enternado, deitado numa maca, num corredor. Recebeu alta sem ficar bom, suspeita de hepatite. Um mês depois do seu falecimento, os exames apareceram, com resultado negativo. Ele morreu sem saber de que e até hoje a família não sabe do mal que tirou sua vida. Eu nunca tive esperança de receber atendimento médico pelo SUS de qualidade. Estou escolhendo e votando somente por simpatia, pois não acredito em promessas de mudanças na saúde, educação, segurança e ampliação do número de empregos.
Tem certos comentários que só vem pra tumultuar e provocar intrigas! Falo do Sr. “Gostei” e “Pra quem é tá bom”!
Comentários desse tipo não deveria nem ser aceito!
Petrolina Minha Terra Meu Lugar, médicos de CUBA serve? e esse último comentário seu, bastante democrático!