Comissão parlamentar defende criação da categoria de professores indígenas em Pernambuco

por Carlos Britto // 04 de abril de 2013 às 09:01

foto rinaldo marques 2 inidos alepeA Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Pernambuco defendeu nessa quarta-feira, 03, a criação da categoria profissional de professores indígenas. O assunto foi debatido pelos deputados estaduais na presença de vários índios pernambucanos, entre eles o cacique Severino da comunidade de Conceição das Crioulas, de Salgueiro.

Na audiência publica de ontem, um dos pontos debatido foi a realização imediata de concurso público para atender a demanda de educadores indígenas. Os deputados da bancada do governo sustentaram que o processo seletivo já está em análise e deve ocorrer em breve.

A cobrança da população indígena é antiga e já foi objeto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) mediado pelo Ministério público junto ao governo do estado em 2002, mas sem avanço.

O deputado Odacy Amorim (PT), reforçou a valorização das tradições por meio da educação regular mantida com recursos do governo. “É de grande importância e urgência instituir a profissão de professores indígenas no quadro do governo estadual, visto que são muitas as tribos existentes em Pernambuco que merecem ter a sua valorização cultural. É uma reivindicação justa e que merece total atenção por parte do governador Eduardo Campos”, declarou Odacy. (foto: Rinaldo Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários