Apesar dos insistentes relatos deste Blog, às árvores continuam a morrer de sede por toda a cidade. Isso sem falar das plantas e gramas pelas poucas praças que ainda restam na cidade. Nessa foto, os funcionários do Pálace Hotel em Petrolina recolhem uma árvore adulta que morreu de sede em plena Orla da cidade e ameaçava cair na cabeça dos pedestres.
“As outras não morreram ainda por que a gente tá molhando por nossa conta. Trazemos a água em baldes, pois é muito triste ver às árvores morrendo assim”, informou um funcionário.
Se o Ministério Público não se pronunciar, cada vez mais árvores vão morrer, pois a Prefeitura de Petrolina não tem isso como prioridade. Aliás não se sabe qual é a prioridade nessa administração. Estão perdidos por lá.
Entendemos que a preservação do meio ambiente é dever de todos.
Por isso, o Petrolina Palace Hotel plantou e cuida das árvores na calçada frontal, às margens da pista de caminhada, molhando e susbstituindo árvores que não prosperam ou morrem, como na foto apresentada pelo blog.
Trata-se de uma parceria que, se adotada por outros, teremos uma cidade mais arborizada.
Quando a UNIVASF concluir a construção do prédio, certamente participará dessa ação, fortificando a parceria.
Entendemos que a preservação do meio ambiente é dever de todos.
Por isso, o Petrolina Palace Hotel plantou e cuida das árvores na calçada frontal, às margens da pista de caminhada, molhando e susbstituindo árvores que não prosperam ou morrem, como na foto apresentada pelo blog.
Trata-se de uma parceria que, se adotada por outros, teremos uma cidade mais arborizada.
Quando a UNIVASF concluir a construção do prédio, certamente participará dessa ação, fortificando a parceria.
UM ATO DE CIDADANIA, MUITO BEM PALACE HOTEL
É o prefeito novamente buscando despertar o “sentimento de pertencimento” no cidadão!
É preocupante sim a situação da arborização em nossa cidade e principalmente da manutenção disto. Parece que o petrolinense não gosta de árvores…As poucas que são plantadas, os próprios moradores cortam, porque “sujam” ou hospedam passarinhos, como já ouvi de muita gente. Iniciativas assim, como a do Hotel são louváveis. A população e a iniciativa privada não podem esperar pelo poder público! O meio ambiente é um bem de todos e não trata-se apenas de cuidar da natureza…isso traz bem estar e conforto para nossa cidade que é muito quente.
Mas uma coisa deve ser esclarecida! A árvore da foto NÃO MORREU DE SEDE. É um Ficus (Ficus benjamina) e morreu, não só esta, mas posso afirmar que 100% das que morreram na cidade, por causa de uma doença fungica chamada fusarium, que apodrece as raizes, fazendo com que a árvore perca suas folhas e morram. Antes existiu a “febre” do Ficus, agora vemos a “febre” do Nim…que é uma bela árvore, mas todo “monocultivo” é danoso.
A legislação ambiental de nossa cidade determina que 50% das espécides utilizadas na arborização sejam nativas do nosso bioma, o que é pouco visto. Estas espécies são mais tolerantes à falta de água, mas não exime de cuidados e manutenção, seja da prefeitura ou da população.
Vocês já observaram as praças da cidade? As árvores estão sim morrendo de sede. Não tem mais nem grama, nem plantas rasteiras nos canteiros.
Sim! Muitas praças estão perdendo suas árvores e outras plantas de porte menor…Mas esclarecemos que a árvore da foto, não foi o caso de morte por sede, para que não se ache que toda árvore morta na cidade é por sede…Espécies adequadas, plano de manutenção, tudo deve ser considerado! Projeto de arborização deve obedecer critérios técnicos…Não basta plantar e anunciar #prontoarborizei
Mesmo assim, plantemos cada vez mais árvores e cuidemos para que vivam!
fico indignada qdo vejo essas coisas, Carlos brito nao e so as arvores morrendo naooo O RIO SAO FRANCISCO TBEM ESTA MORRENDO, GENTEEEE FICO MUITO TRISTE QDO FACO CAMINHADA NA ORLA E VEJO AS BARBARIDADESSS E PIOR AINDA QUE A PROMOTORIA PUBLICA DO MEIO ANBIENTE NAO VER ISSO GENTEEEEEE, COMO PODE UMA AGUA POTAVEL, AGUA QUE BEBEMOS E OS ESGOTOSSS A CEU ABERTO O MAL CHEIROS INSUPORTAVEL E NINGUEM FAZ NADA… TODOS COM OS OLHOS VENDADOS SEM QUERER VER O QUE PODERA ACONTECER COM A POPULACAO DAQUI A UNS ANOS, ENQUANTO TANTAS CIDADES SEM AGUA, OS ANINAIS MORRENDO DE SEDE POR FALTA DE AGUA, NOS AQUI ASSISTINDO O NOSSO RIO GRITANDO PEDINDO SOCORRO PARA NAO MORRER E NINGUEM VER ISSO, P R O MO T O R I A P U B L I C A D O M E I O A M B I E N T E MOSTRA SUA CARAAAAAAAAA FACA VALER SUA PROFISSAO… UM LEITOR MUITO TRISTE…
Repúdio com instancia a destruição indiscriminada da mata como a incapacidade do poder público em não dotar os logradouros públicos de condições para que as árvores possam fazer sombra. Paga-se IPTU alto nesta cidade e o que se vê nem de longe atende as aspirações dos moradores que pleiteiam qualidade de vida.
É mesmo uma pena que uma cidade quente desta tenha tão poucas árvores. Triste a situação do Parque da cidade ( Josefa Coelho) que teve os oitizeiros da avenida com mais de 10 anos plantadas, serradas após morrer de sede guando sabemos que com um pouco de esforço e alguns carros pipas tinham sido poupadas. Pena….
LIXO, LIXO de Prefeito,descaso total, os visitantes ficam horrorizados quando visitam Petrolina, outro dia escutei um visitante comentando que foi a cidade mais sem arborisação que já conheceu ….. que lindo para Petrolina! e o que chamam de “PODA” nas pouqussímas arvores da cidade também é hilário nunca vi igual metem a tesoura deixando só o tronco…. só aqui uma coisa dessa viu!!!