Leitor faz análise da atual situação da saúde em Petrolina

por Carlos Britto // 14 de agosto de 2009 às 21:10

O leitor Roberto Guedes decidiu nos enviar um artigo para desabafar sobre a situação pela qual se encontra a saúde pública de Petrolina. E que desabafo! Confiram:

 Reflexão sobre o momento atual da saúde em Petrolina:

 1º – DEMOCRACIA: Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo (Dicionário Michaelis); ou Governo em que o povo exerce a soberania, direta ou indiretamente (Dicionário Universal).

CONSTITUIÇÃO FEDERAL de 1988 –

2º – Art. 30. Compete aos Municípios:

VII – prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;

3º- Art. 196- A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Para refletir:

1º – Vivemos numa democracia, ou seja, a vontade do povo é soberana aos interesses de grupos políticos, partidários e das classes profissionais (por exemplo, a classe médica e de anestesistas);

2º e 3º – Cabe ao município de Petrolina prestar os serviços de atendimento à saúde, porém com o apoio do Estado e União. Nosso governador do estado do Pernambuco, nosso Deputado e candidato derrotado a prefeitura de Petrolina Gonzaga Patriota, nosso ex-prefeito Odacy e nossos 10 vereadores da oposição deveriam saber da existência deste artigo na Constituição Federal de 1988, afinal para se defender os direitos do povo é necessário primeiramente saber quais são. E nós que somos o povo de Petrolina, sabemos que eles não estão sendo cumpridos pelo Estado e pela União.

O fato de novos médicos estarem vindo trabalhar em Petrolina, em especial no HUT e no HDM, é uma mostra de que ao menos a atual gestão municipal vem cumprindo o que rege os Artigos 30 inciso VII e 196 da Constituição Federal de 1988, pois independentemente dos médicos terem se formado na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e até na Bolívia o que importa é se eles são qualificados e se vem para somar, afinal, médico não pode faltar. Pois todos nós sabemos que a disponibilidade de médicos em Petrolina não atende a demanda atual, temos vários postos de saúde onde para receber atendimento médico é preciso esperar por até 60 dias.

Seria engraçado se não fosse trágico ver vereadores enchendo a boca para falar que a saúde em Petrolina é municipalizada e por isso a responsabilidade é exclusiva da Prefeitura em se virar em verba para saúde. O mais contraditório disso tudo é que esses mesmos vereadores fazem parte da base de apoio do principal responsável por municipalizar a saúde de Petrolina.

Quando estão em campanha todos sabem falar que são representantes do povo, porém depois de eleitos só querem saber de conchavos e politicagem baixa.

Esse tipo de situação me faz refletir o quanto o mundo seria melhor se não houvesse política!!!!

Abraços a todos,

Roberto Guedes

Cidadão Petrolinense cansado da política

 

Leitor faz análise da atual situação da saúde em Petrolina

  1. Marcelo Araújo disse:

    Assino embaixo, com a ressalva da última frase “Esse tipo de situação me faz refletir o quanto o mundo seria melhor se não houvesse política!!!!”.

    Tudo isso faz-nos refletir. Mas o termo correto “seria melhor se não houvesse politicagem”. A política é do bem. Os politiqueiros ordinários que fazem politicagem é que nada valem.

    Deixo por fim o que disse o filósofo brasileiro Marrio Segio Cortella, “o poder que se serve, em vez de servir, é um poder que não serve”.

  2. Pedro disse:

    A tuima de choque do occio age pelo menos defendendo o indefensavel meu seu teorema nao vai convencer ninguém bote seu prefeito pra trabalhar o povo mudou pra ver a melhora acontecer .se virem deixem de teorizar roberto guedes

  3. Pedra Linda disse:

    Sr. Roberto Guedes, se você quer fazer campanha pra o prefeito Lóssio fique à vontade, agora o governo federal já repassou este ano para o Municipio de Petrolina o valor de R$ 4.926.131,77. Se quiser conferir basta consultar o site do Banco do Brasil: https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

  4. BEM ATENTO disse:

    Falou um quilo, não disse um grama!

  5. pedro disse:

    A SAUDE VAI MAL PESSIMA TERRIVEL.

    O SR. PREFEITO TERIA MAS UM MOTIVO PARA SER CASSADO O SEU MANDATO PROMETEU JUROU QUE TOMARIA DE CONTA DA SAUDE E ATE HOJE ESTAMOS AI JOGADOS AO RATOS.

    TODOS OS QUE VOTARAM EM SR. LOCIO FOI ENGANDO, FOI LUDIBRIADO.

    PEDRO
    PEDROPETRUS2009@HOTMAIL.COM

    OBS. FORA LOCIO URGENTE

  6. Roberto Guedes disse:

    Pedro,
    Liste os feitos de Odacy e Gonzaga e no final de 2012 nós iremos ver quem fez mais por Petrolina.
    Bem pertinente seu nome: Pedro, o aposto que negou Cristo.
    Abraços a todos,

    Roberto Guedes
    guedao_petrolina@hotmail.com

  7. FÁTIMA disse:

    Quem estiver em PETROLINA com problemas que corre risco de vida, não fique fazendo tratamento aqui. Os médicos da cidade são mercenários e não resolvem problemas, manda morrer em casa ou tem uns que ainda tem um pouco de respeito, que manda tirar para Recife. Os médicos dão diagnósticos errados, e ficam enrrolando o paciente, sugando o dinheiro, sem saber nem qual é a doença. Eu me salvei de dois diagnósticos errados. Nunca confie no primeiro diagnóstico, sempre compare outros profissionais e repita os exames várias vezes. Eu pago plano de saúde nacional e ganho uma miséria, … passo nessidades, mas tenho atendimento mais seguro.

  8. Alienado Petista disse:

    Eu já tinha postado um comentário falando do art. 30 da CF 1988. Concordo com o Roberto Guedes, é uma vergonha pertecermos a um Estado tão provinciano como Pernambuco, onde tudo é pra Recife e nada pro resto!

  9. Edvaldo disse:

    Não se deve prestar atenção num comentário parcial destes e sem pé nem cabeça. Está claro que o senhor Guedes é apoiador desse governo Lóssio que sempre esteve fadado ao “dessucesso”. A questão é que houve um grande repasse para o município de petrolina, como disse o Pedra Linda, agora se por incompetência do governo não se faz nada, o problema não é da oposição. Por isso que sempre que venho aqui, quando vejo a situação calamitosa por que passa meu amado município, eu ao menos fico tranquilo em falar: eu votei em Gonzaga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários