[slider id=”medicamentos-juazeiro”]
A Polícia Federal em Juazeiro cumpriu na manhã de hoje (10) três mandados de busca e apreensão em uma farmácia e residências da cidade. A iniciativa pretende combater o tráfico ilícito de substâncias entorpecentes e psicotrópicas, especialmente a venda de medicamentos de uso controlado, constantes do anexo I da Portaria 344/1998 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
As buscas começaram por uma farmácia situada no Centro de Juazeiro, que funcionava sem alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária e sem Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os documentos são imprescindíveis para a venda de medicamentos controlados.
Também foram cumpridos mandados de busca nas residências dos proprietários do estabelecimento. Os policiais já haviam flagrado, por duas vezes, a farmácia comercializando medicamentos sem qualquer tipo de autorização dos órgãos de controle e fiscalização.
Durante as buscas, foram encontrados nas prateleiras da farmácia medicamentos de uso controlado e que causam dependência (tarja preta). Segundo informações da assessoria de comunicação da Polícia Federal em Juazeiro, o fato é considerado crime de tráfico de entorpecentes, cuja pena varia de cinco a 15 anos de reclusão.