Uma nova bactéria, que se desenvolve em tecidos de roupas novas, vem atacando mulheres de todo Brasil.
A médica Lúcia Quintão explica a importância de lavar as roupas recém compradas antes de usá-las. “As roupas são feitas em diferentes partes do mundo, trazidas em sacos, caixas, sendo manipuladas por grande quantidade de mãos antes de serem transportadas”, afirma a médica.
Lúcia esclarece ainda que o amaciamento do tecido ou às condições climáticas, podem gerar umidade nas caixas ou embalagens das vestimentas, ambientes propícios para a proliferação dos germes.
A bactéria, ainda sem nome, por enquanto só atacou seios femininos, provocando danos irreversíveis. Para se proteger do novo germe é aconselhável lavar as roupas novas com água morna.
Só me dei conta disso depois de trabalhar numa loja de departamento e ver pilhas e pilhas de confecções sendo manuseadas por várias pessoas. Além da fabricação e do transporte, quando a roupa chega a loja passa por muitas mãos para ser etiquetada, separada por tamanho etc. Normalmente as roupas são passadas a vapor antes de serem expostas, o que elimina a poeira visível, deixando as peças com aparência de limpas. E até ser vendida ela vai ser provada por algumas pessoas… Depois de levar em conta tudo isso, lavar a peça antes do uso se torna mais que um hábito saudável, é uma questão de higiene!