Polícia Federal abre inquérito para apurar envolvimento de Lula em esquema do Mensalão

por Carlos Britto // 12 de abril de 2013 às 11:34

Foto/AgênciaA Polícia Federal (PF) instaurou inquérito criminal para apurar um dos fatos descritos em depoimento em que o operador do Mensalão, Marcos Valério, acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter conhecimento e ter se beneficiado do esquema.

A Procuradoria da República no Distrito Federal fez a solicitação de abertura de inquérito na última quinta-feira (4). A PF tem 30 dias prorrogáveis por mais 30 para finalizar a investigação.

O inquérito deriva de um dos seis procedimentos preliminares abertos a partir do depoimento de Valério à Procuradoria Geral da República em setembro do ano passado, feito em meio ao julgamento do caso.

Segundo a Procuradoria da República no DF, a nova investigação vai se debruçar sobre um suposto repasse de US$ 7 milhões de uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China) para o Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de contas no exterior.

A Portugal Telecom não chegou a ser investigada no processo do Mensalão, mas viagens e encontros entre alguns dos condenados na ação e executivos da empresa à época do esquema foram usados como prova para a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Procuradoria da República do DF, no entanto, não especificou quem será investigado neste novo inquérito, que não está vinculado formalmente ao processo do Mensalão que corre no STF, no qual 25 foram condenados pelo esquema de compra de votos no Congresso nos primeiros anos do governo Lula.

Após o depoimento de Valério, no dia 24 setembro, o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou trechos das declarações. O jornal informou que, segundo Valério, o repasse foi negociado numa reunião que fez com Lula, os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), e com o então presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta, no próprio Palácio do Planalto.

“Declarações mentirosas”

Após a divulgação do teor do depoimento, Lula classificou as declarações como mentirosas; Palocci disse, por meio de sua assessoria, que os fatos relatados por Valério “jamais existiram”. Miguel Horta declarou, por meio de nota, que ele não teve “qualquer ligação” com o processo do Mensalão.

No dia do depoimento, o STF já havia condenado Valério a mais de 40 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas na ação do Mensalão. Dirceu só seria condenado posteriormente, a 10 anos de prisão, por corrupção ativa e quadrilha. Lula sequer foi denunciado e sempre negou qualquer envolvimento.

No mesmo depoimento, Valério também disse que Lula deu aval a empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, dinheiro que teria sido usado para comprar votos. Afirmou ainda que dinheiro do esquema pagou despesas pessoais do ex-presidente.

Na época do depoimento, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que Valério era um “jogador“. Naquele mês, em troca do novo depoimento e de mais informações sobre o esquema de desvio de dinheiro público para o PT, Valério pretendia obter proteção e redução de sua pena. As declarações de Valério estão em 13 páginas. (Fonte: G1)

Polícia Federal abre inquérito para apurar envolvimento de Lula em esquema do Mensalão

  1. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    CHEGOU AO PAPAI OU MANDA CHUVA, SE MEXER VAI FEDER.

  2. Válter disse:

    Outros tempos… pleno século XXI e ainda querem caçar esse herói nacional!! Que redescobriu o Brasil!!! Que colocou o Brasil na linha de frente, deixando para trás outros tantos países. Deveriamos era erguer uma estátua à esse filho da Pátria!!! Elle!!! Elle mesmo!!! Que nunca corrompeu nem foi corrompido! Que quando presidente, jamais usou de seu poder político para outros fins senão governar com justiça e ética! Sim… Sim!!!! Elle mesmo!! Nosso presidente eterno!!! Que foi presidente do Brasil e não apenas de um único partido!! L

    1. Leandro disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,

  3. Campos disse:

    Como o povo brasileiro é ingrato em querer macular a imagem desse Deus de uma nação injusta , pois o pobre coitado foi curado a pouco tempo de um cancer pelo sus pois o coitadinho não tinha dinheiro para pagar um plano de saúde, hoje mora com os filhos num casebre ganho em sorteio do minha casa e minha vida , não tem se quer um carrinho popular com parcelas a perder de vista 82 vezes , pobre coitado brasileiros e nordestinos em especial ore por esse pobre e perdoe que ele não sabia de nada , que jesus tenha missericordia dessa alma penada.

  4. genivaldo inácio disse:

    tem muita gente inbeciu nesse mundo porq q ñ lenbra do q esse velho guerreiro fez pelo povo brasileiro invez de ta colocando o nome dele em escandalo,mesmo se ele ganhou alguma coisa com isso mas pelomenos teve familias brasileiras q foi beneficiadas com algo,ñ é como outros tantos q tem no poder q rouba só pra se propio.

    1. LEandro disse:

      Se fossemos ver as coisa pelo seu pensamento, então a seguinte conduta seria “correta”: Uma pessoa desemprega que esteja passando por dificuldades financeiras, sua família com fome, dái então, essa pessoa rouba, para suprir suas necessidades, se levarmos em consideração o que você falou, essa pessoa não deveria ser punida, ta certo? E se formos mais além, se essa pessoa rouba sua casa genivaldo, o que você faria? Acho que o caso colocado por mim, “seria menos” grave, de um possivel envolvimento de um ex-presidente da republica em coisa ilegal, se tratando da maiór figura de um país, o presidente tem que dar exemplo,. Se eu e você, pagamos, por uma eventual conduta ilegal, por que ele ( em caso de ser culpado) teria que ficar impune, isso é inconstitucional demais.Se ele fez algo de errado, QUE PAGUE PELO ERRO COMETIDO, mas se ele não deve, Parabéns….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários