A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (15), com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 39,2 milhões de pessoas em todo o Brasil, sendo 1,6 milhão de pernambucanos. A campanha segue até o dia 26 de abril nos postos de saúde do país.
“A vacinação contra a influenza é importante para reduzir as complicações causadas pelos vírus da doença, evitar o adoecimento, as internações hospitalares e até mesmo os índices de mortalidade”, ressalta Adriana Baltar, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação reduz em mais de 50% a ocorrência de doenças relacionadas à influenza. O número de hospitalizações por pneumonia pode cair entre 32% e 45%. Já a mortalidade global apresenta redução de 39% a 75%. Quando aplicada a residentes de lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o de morte entre 50% e 68%.
A vacina que será aplicada neste ano apresenta diferenças em relação à utilizada em 2012. Agora o material conta com três tipos de vírus da influenza: sazonal, H1N1 e H3N2. A mudança visa prevenir o surto de gripe aviária no país, que já matou 10 pessoas na China. “A cada ano, os produtores da vacina fazem estudos para saber qual o quadro epidemiológico da influenza, descobrindo os vírus que estão em circulação naquele momento”, explica Adriana Baltar.
Receberão a vacina as pessoas que se enquadram nos quadros prioritários da ação. São eles: indígenas, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos a partir de 60 anos e trabalhadores de saúde. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, diabetes, transplantados e doentes renais crônicos também serão imunizados. Em 2012, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas contra a influenza em Pernambuco, totalizando 87,19% do público prioritário. No Brasil, foram 26 milhões de pessoas (86,37%). (Fonte: JC Online)
Gostaria de expressar meu repúdio e revolta com o gestor municipal,Isaac Carvalho e com esse secretário de saúde que não veio pra fazer diferença alguma na nossa querida saúde de Juazeiro!É inadmissível,inaceitável e vergonhoso o que nós ,aprovados no concurso,estamos vivendo!LAMENTÁVEL é o que podemos chamar com essa convocação!!!Gente,foram mais de 626 vagas…e porque chamar apenas 5 enfermeiros,2 odontólogos,1 fonoaudiólogo…?????O que é isso??? Só de enfermeiros foram 109 aprovados…e agora que chamaram 48.Dá pra entender??Enquanto nós estamos desempegados,existem pessoas contratadas ocupando os nossos cargos! Isso é politicagem,mal-caratismo,troca de favores,vergonha ter que confirmar isso…Vamos ao MINISTÉRIO PÚBLICO,porque isso é uma palhaçada!É uma VERGONHA … Cadê os órgãos competentes? Cadê as autoridades?? Os senhores vereadores???? Queremos uma resposta já!Não vamos ficar calados,vamos dá um basta nessa má administração,nesse DESGOVERNO!!! ABUSO…ABSURDO…VERGONHOSO….
Por favor,chame o senhor prefeito e o senhor secretário de saúde para nos responder isso aí….Venham ao ar falar para nós,aprovados!