A campanha de vacinação contra a gripe, que acabaria nesta sexta-feira (10), foi prorrogada em Petrolina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda há vacinas disponíveis nos postos de saúde. A greve dos servidores, que começou esta semana, também teria prejudicado a imunização em algumas unidades.
Segundo a assessoria de imprensa da SMS, as pessoas que não conseguirem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na rede de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs) podem procurar a AME do bairro Areia Branca, na Zona Leste de Petrolina.
A imunização é feita das 8h às 17h (na área urbana) e das 8h às 14h (na zona rural). O público-alvo da vacina é formado por crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, penitenciários, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.
Pernambuco
Foi prorrogada até o dia 17 de maio a campanha de vacinação contra a gripe. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (10). Em Pernambuco, 1,6 milhão de pessoas fazem parte dos grupos prioritários e devem procurar os postos de saúde – 71% delas (1.035.318 pessoas) foram imunizadas até agora e a meta é chegar a 80%.
A vacinação evita as internações hospitalares e reduz os índices de mortalidade causados pelas complicações da doença. Neste ano, a vacina contém três tipos de vírus inativados da doença: sazonal, H1N1 e H3N2. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia. A mortalidade global costuma cair entre 39% e 75%.