Representantes de vários segmentos ligados ao Velho Chico – seja na irrigação, aquicultura, energia, turismo, lazer ou meio ambiente – poderão participar amanhã (21) e quarta-feira (22) da Oficina sobre os Usos Múltiplos das Águas do Rio São Francisco. O evento será às 9h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. A entrada é gratuita.
A ideia é sugerir ações para o uso correto e econômico da água. Segundo informações da assessoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que é o organizador das oficinas, o desenvolvimento populacional deverá provocar mais impactos ao meio ambiente.
“A nossa população está crescendo e os impactos ambientais com as reduções de vazões, por exemplo, são gigantescos na bacia do São Francisco. Além disso, o aquecimento global já cobra seu preço pela ação do homem. Vamos enfrentar cada vez mais crises como essa, de secas mais prolongadas, caso a sociedade continue esquecendo que o rio é um ecossistema”, afirmou o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda.
As atividades da oficina serão conduzidas pelos moderadores Rosana Garjulli e Francisco Carlos Bezerra, ambos com anos de experiência na área de mobilização, contando ainda com a colaboração do especialista em Hidrologia, Pedro Molina.