Policiais civis da equipe Malhas da Lei e da Operação Reflorestar da 22ª Delegacia Seccional de Floresta (PE), no Sertão de Itaparica, prenderam na manhã desta sexta-feira (24) José João da Silva, de 20 anos, e apreenderam um menor de 16 anos no município de Inajá (Sertão do Moxotó). Os dois são acusados de ter esquartejado e ocultado o cadáver de Cícero João da Silva, desaparecido desde agosto de 2011. José João foi detido enquanto pegava água em um poço próximo a sua casa. Já o seu cúmplice foi apreendido após sair da escola.
De acordo com o delegado Jairo Marinho, que coordenou toda operação, a prisão foi possível após a localização, por parte do pai da vítima, de uma ossada enterrada no Sítio Serra Grande, zona rural de Inajá, que foi identificada como sendo de Cícero.
Na investigação foi constatado que os acusados assassinaram a vítima com disparos de arma de fogo e esquartejaram o cadáver, ocultando-o em um buraco na Serra Grande, em Inajá. A motivação do crime, segundo as investigações, seria porque a vítima teria apontado uma arma para o irmão do menor, envolvido no homicídio (uma criança de apenas sete anos de idade, na época do crime).
Desde então o destino da vítima era um mistério, só descoberto no último dia 18 de maio, quando o pai da vítima informou que, desde o desaparecimento do filho, fazia buscas na região no intuito de encontrar seus restos mortais. Após obter provas suficientes da autoria do delito, o delegado Jairo Marinho apresentou à justiça pedido de prisão de José João e a internação do menor. (com informações da assessoria de comunicação da Polícia Civil).