Morte e protesto em Curaçá

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2009 às 13:07

O presidente da Associação de Estudantes de Curaçá, Luciano Lugoli, nos enviou as fotos da manifestação realizada pelos moradores de Curaçá em protesto pelo assassinato da estudante  Adinair Oliveira, ocorrido ontem (20).

O disparo foi feito por um policial militar durante operação policial realizada na BA-210.

protesto

protesto_3

protesto_2

Morte e protesto em Curaçá

  1. Zuleica Margarete S. J. Xavier disse:

    É lamentável que este tipo de violência esteja acontecendo na região, é preciso mais cautela e respeito com a vida humana, estou triste.

  2. curaçá disse:

    lamentavel

    infelizmente estamos “ao léo” há momentos em que aclamamos pela segurança pro motivo da violencia que nos cerca.
    segurança essa que hoje diz nao ter estrutura de trabalho seja ela de equipamentos ou de salario.
    será que ssa falta de estrutura provem de um mau preparamento, ou seja, será que a policia que tem que nos dar segurança está realmente preparada para isso?
    uma coisa eu sei ficamos acoados em nossas casas com medo de ir as ruas por contas de bandidos, somos privados de dar lazer a nossos filhos por conta da marginalidade.
    E HOJE?
    temos que repensar para que serve a policia, temos policiais certos até demais que cumprem seu papel da maneira correta deixando até de lado a questão óbvia do bom senso mais isso cabe a eles.
    de um mes pra cá varios “fatos isolados” segundo a PM de curaçá estao ainda sem alguma satisfação a população curaçaense.
    sendo elas :
    uma colisão seguida de morte na BA 210 onde os veiculos provenientes da mesma era uma moto e uma viatura do comando da PM.
    e outra é uma perseguição a um jovem seguidas de disparos realizados pela PM. jovem este que não oferecia risco a ninguém sequer aos própios PMs. lembrando q um desses disparos acertou o jovem e que hoje passa bem.

    isso tem que acabar CURAÇÁ CLAMA POR PAZ E JUSTIÇA
    chega de impunidade nao precisamos ficar trancados em nossas casas porque fora dela não sabemos se temos que temer a policia ou a bandido.

    lembrando que em entrevista ao BATV um policial se diz consternado pelo fato de se tratar também de uma filha de um ex-policial.
    e se fosse outra pessoa?

    os direitos humanos existem e o principal deles É O DIREITO A VIDA

    enquanto existir impunidade e injustiça seremos alvos de tudo que está a nossa volta

    meus sentimentos a familia de ADINAIR
    DESCANSE EM PAZ

  3. santos disse:

    Sabe o que isso quer dizer policia mal formada, uma pessoa passa no concurso da policia militar e passa seis meses se formando enquanto o presidente lula joga fora todos os anos os militares das forças armadas o principal exercito pq é o que convoca mais homesn para serviço militar, o homem passa sete anos la detron e depois é mandado embora assim sem mais nem mesno o dinheiro que o governo federal investiu nele foi mesmo que nada pq vai ser perdido o presidente poderia rever a situação.
    abraço a todos e a vc carlos sucesso e fique com DEUS

  4. Cristina Santiago Menezes disse:

    Você explicou bem: Um militar. Ainda essa turma vem pedir aumento de salário em vez de se qualificar primeiro. Hoje em pleno estado democrático de direito acontece dessas. A Comissão de Direitos Humanos deve agir para que não aconteça com outros porque se trata de militar. Os militares são agressivos demais com a população que paga os seus salários quando deveria tratá-la como Patrão.

  5. Maicon disse:

    Onde está a inteligencia estratégica da PM-BA? Todos sabem que a estrada pra Curaçá é muito visada por assaltantes e diversos infratores. Além de haver trânsito constante de inumeros cidadãos de bem. O que remete a diligências em estado de alerta, que por sua vez geram a necessidade de policiais experientes, acostumados a pressão inerente a circunstância. Enfim, escalar policiais novatos pra esse tipo de situação, onde a tensão é inevital e tem que ser conciliada com a perícia e sangue frio, pra saber identificar bandidos entre cidadãos de bem, é no mínimo arriscar demais…

  6. PAZ disse:

    Cristina Santiago Menezes , NÃO CONCORDO COM VC POIS O QUE ACHO E QUE NOS CURSO DE FORMAÇÃO NÃO DA CONDIÇOES PARA QUE OS ALUNOS TEM UMA BOA PREPARAÇÃO E MUITO POBRE O CURSO O GOVERNO NÃO DA CONDIÇOES EM QUESTÃO DE SALARIO ACHO UMA INJUSTIÇA UM PM GANHAR 1.400 REAIS EVIDENTE MUITOS TRABALHA INSATISFEITO MAS PRECISA DO TRABALHO E LOGICO QUE SOU COMPLETAMENTE CONTRA A VIOLENCIA COMO ESSA FATALIDADE . MAS SEI QUE VIVEMOS NUN MUNDO DE VIOLENCIA MAS ANALISE, FICO TRISTE E LAMENTO, O GOVERNO PRECISA INVESTIR MAIS NA PREPARARAÇÃO E DAR CONDIÇOES DE TRABALHO UMA BOA PREPARAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO E FUNDAMENTAL MAS ELES TEM TODO DIREITO DE EXIGER MELHORES SALARIOS . QUEM SABE ISSO ATÉ MELHORE MAS NOSSA SEGURAÇA.QUERO DIZER QUE NÃO SOU MILITAR E MAS SOU FUNCIONARIA PUBLICA E LAMENTO O SALARIO DE UM MILITAR. MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA DA VITIMA

  7. Josemir Gomes de Amorim disse:

    É um absurdo!
    Quanto despreparo por parte desses policiais militares, que são pagos para proteger os cidadãos, mesmo com o risco da própria vida, pois fazem juramento para isso, e são remunerados para isso, também. Pois, sei bem, o que é ser policial militar, já que fui sargento durante quatro anos. Mas, nunca agi como mero robô, automatizado para matar, sem saber quem, sem saber porquê. Sempre coloquei o bom senso acima da lei, já que presencio constantemente, aqueles “sujeitos” que criaram as leis deste país “varonil”, desrespeitando-as, e ficando sempre impunes, sem qualquer mobilização por parte de quem os colocou no poder, ou seja, o povo, que permanece inerte diante de tantos crimes cometidos nesse Brasil. Se grande parte dos políticos brasileiros, passam por cima de tudo que é lícito, sem punição alguma, por que certos policiais, agem com tanta truculência, demonstrando total falta de preparo para efetuar uma abordagem, alegando estar no estrito cumprimento do dever legal, e ceifando milhares de vidas, sem qualquer tipo de punição, para aqueles que fazem por merecê-la.
    Nós cidadãos, estamos cansados de tanta falta de preparo por parte das autoridades desse país, para lhe dar com a coisa pública, em um total desrespeito àqueles que contribuem com os impostos, para terem direito à educação, moradia, saúde, lazer, e acima de tudo, à segurança.
    Não basta transferir esse tipinho de policial, não! Tem que dar todo o direito de defesa ao mesmo, mas puní-lo conforme preceitua o nosso Código Penal.
    CHEGA de tanta impunidade! Estamos inconformados com a proteção que essas corporações dão aos seus integrantes, quando os mesmos agem com abuso de poder e arbitrariedades, certos de que só perdeu, quem foi vitimado por quem deveria proteger a vida.
    Mas, tenho certeza de uma coisa: A Justiça terrena é muito falha. Mas, o Criador há de punir com rigor, aqueles que derramaram sangue inocente.
    As autoridades brasileiras estão gerando milhares de jovens revoltados, sem confiança nos orgãos públicos, sem crédito na honestidade, na ética e nos bons costumes, onde cada indivíduo deveria respeitar o próximo, como gostaria de ser respeitado. E com isso, estão formando mentes insanas, individualistas, transformando as pessoas antes, à imagem e semelhança de DEUS, em verdadeiros monstros insensíveis, onde o valor se concentra só no dinheiro, e na conquista de bens materiais, como se fôssemos viver aqui na Terra, eternamente. Juntando tesouros que a ferrugem e a traça consomem, esquecendo-se, do verdadeiro tesouro, que é “FAZER O BEM, SEM VER A QUEM”.

  8. Darcilene Jéssica Maria dos Santos disse:

    Não adianta se justificar os militares são despreparados. Aí, está a prova. Os militares não acompanham a evolução da Sociedade. Quem tem que ir buscar cursos são os próprios militares. O Governo não tem culpa nenhuma. Hoje, vemos os militares são definitivamente mal comandados. Você vê um General fazer uma reunião dentro de um barco e dentro de um rio, você quer o quê? Os chefes militares vivem em outro mundo.

  9. Ribeiro disse:

    Cristina Santiago Menezes vc deveria se informar melhor primeiro antes de sair falando bobagens… Os policiais não estão reivindicando apenas aumento de salário, mas também equipamentos e melhores condições de trabalho, o que inclui treinamentos. E quanto a pagar o salário de policiais, eles também pagam, ou vc é tão desinformada que acha que policial não paga imposto. E tratar a população como patrão… Só rindo…. o policial é um funcionário público como qualquer outro, e deve ser respeitado como tal. Vá estudar um pouquino antes de sair fazendo comentários sobre o que não conhece.

  10. paz disse:

    Darcilene Jéssica Maria dos Santos, vc parece que não não entende nada quem deve pagar cursos e o governo mal informada e por isso que concordo com o que Ribeiro colocou quer dizer se vc e funcionaria publica vc e que tem que pagar cursoS DE PREPARAÇÃO ? Eu sou funcinaria publica procurei sim fazer minha faculdade mas quem deve dar condiçoes ter bons profissianis na rede publica e governo essa politica tão pessima que temos no Brasil e uma vergonha. o GOVERNO TEM SIM QUE CAPACITAR OS FUNCIONARIOS . MAL INFORMADA

  11. Thiago Borges Feitosa disse:

    Eu era amigo e colega de sala de Adnair e fiquei muito triste com toda essa situação, eu e os meus colegas da faculdade lamentamos muito por este trágico acontecimento, é preciso que as autoridades tomem uma postura dura e que o crime de Adnair não seja mais um e acabe caindo no esquecimento, em meu nome e de todos os colegas do 2º Período de ADM os nossos sinceros sentimentos a todos os familiares da nossa eterna colega e amiga Adnair.

  12. Maurízio Bim disse:

    A Associação dos Estudantes de Curaçá e a Família de Adnair Oliveira da Silva convidam amigos, parentes, estudantes e a população em geral a participarem de uma Caminhada pela Paz, em memória da estudante tragicamente assassinada no dia 20 de agosto do ano passado. A caminhada se iniciará na Praça do Fórum, amanhã, a partir das 8h, tendo o trajeto pela Avenida Dr. Pedro Torres até a Sede da ASSEC.

    Pela solidariedade, agradecemos a participação de todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Coelho só apoia Coelho, quando ela procurar outro grupo talvez consiga chegar lá. Com os votos dos otários, por que…