Entidades de Petrolina se unem para reforçar estoque de sangue durante as festas juninas

por Carlos Britto // 04 de junho de 2013 às 06:40

hemope petrolinaEntidades de Petrolina estão se mobilizando a favor de uma boa causa. O Lions Clube, em parceria com o Rotary, Lojas Maçônicas, Ordem DeMolay, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Unimed e Movimento Escalada estão realizando, durante todo o mês de junho, a campanha “Quem doa sangue salva vidas”.

A mobilização, que começou no último sábado (1º) e vai até o dia 30, tem o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a importância da doação de sangue, além de reforçar o estoque no hemocentro da cidade no período das festas juninas.

Funcionários, amigos e associados das entidades envolvidas já estão nas ruas realizando panfletagens nos principais semáforos do Centro e nas feiras livres da cidade. De acordo com a assistente social do Hemope, Claudia Yoná, chegando ao banco de sangue, é obrigatória a apresentação de um documento (com foto). Em seguida, será feito o cadastramento do doador e um teste para o diagnóstico de anemia.

“A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas, por isso é tão importante a participação de toda sociedade”, comentou Cláudia.

Requisitos

Para ser doador, é preciso observar os seguintes requisitos: sentir-se bem, com saúde; ter entre 16 e 67 anos (adolescentes com idade de 16 ou 17 anos devem apresentar o consentimento formal dos pais ou responsáveis), pesar acima de 50 quilos, não tomar medicamentos que possam afetar o sangue; não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade e não ter feito cirurgia recentemente.

Os doadores também não podem estar gripados nem serem portadores de doenças infectocontagiosas, como Chagas, sífilis, hepatite, AIDS, HTLV e tuberculose. Todo o processo de doação demora cerca de uma hora. A coleta em si dura no máximo 10 minutos e consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, com material estéril, de uso único e descartável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários