Diversos candidatos do concurso da Polícia Civil da Bahia estão questionando o gabarito da prova discursiva do cargo de delegado, aplicada pelo Cespe/UnB, no dia 5 de maio deste ano, cujo resultado preliminar foi divulgado na última quarta-feira (29 de maio). Na terceira questão discursiva, que cobra conhecimentos sobre uma peça cautelar, a resposta aceita pela banca é “prisão temporária dos suspeitos”. No entanto, uma parte dos candidatos entende como certa a “prisão preventiva”. E ainda outra parte dos inscritos alega que as duas modalidades de prisão seriam opções corretas de resposta – a partir do que pede o enunciado.
De acordo com o candidato Helyelberg Gregório de Oliveira, alguns professores e concorrentes ao cargo se posicionaram nas redes sociais para discussão do tema.
“Esse entendimento é compartilhado por delegados da Polícia Civil que foram consultados e outras autoridades que atuam na área criminal, pois se tratando de uma questão discursiva, que em seu enunciado forneceu elementos indicativos do cabimento da prisão preventiva, não é adequado que a banca apenas considere um entendimento”, alega.
A Assessoria de Comunicação do Cespe explicou que os candidatos podem entrar com recurso até as 18h desta terça-feira (4) e que os questionamentos serão devidamente analisados. O resultado será divulgado no dia 26 de junho. (Fonte: Folha Dirigida)
Que vergonha. Depois do último concurso eles já estão começando bem!
Esperamos que as autoridades e a Banca CESPE reanalisem a questão e aceite como correta a peça feita no modelo preventiva, visto que, se isso não ocorrer inúmeros Mandados de Segurança serão impetrados. ERRAR É HUMANO, ENTRETANTO PERMANECER NO ERRO É BURRICE”.
NÃO É JUSTO com os candidatos que ficaram entre os melhores da prova objetiva serem eliminados por um erro da banca CESPE.
Pelo visto, será mais um CONCURSO LENDÁRIO do estado da Bahia. Qual o posicionamento das autoridades quanto à isso??? consultei a prova e, realmente, é grotesco o gabarito apresentado pelo CESPE, será que a “algo mais” por trás disso????
Pra mim isso vem de candidatos que não prestaram atenção no que a questão pede. No final está explícito que a prisão mais adequada é a temporária. E, como sempre, criam confusão quando não passam.
Não se trata de não prestar atenção do que se pede na prova.INÚMEROS JURISTAS DELEGADOS, ADVOGADOS entendem que a representação de´PRISÃO TEMPORÁRIA OU PREVENTIVA É UMA DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL.No caso em tela
lendo a questão no conforto de casa é fácil optar por representar por uma PRISÃO TEMPORÁRIA, mas o candidato submetido á pressão na hora da prova não é razoável que se exija outra PEÇA CAUTELAR DIFERENTE DA PREVENTIVA.
ATÉ MESMO PORQUE A PRINCIPAL TESTEMUNHA ESTAVA SENDO AMEAÇADA.E OS INDICÍADOS TEM ANTEDENTES CRIMINAIS QUE EXTERIORIZA SUA PERICULOSIDADE.
FOI UM TREMENDO EQUIVOCO DO CESPE NÃO ACEITAR A REPRESENTAÇÃO DA PREVENTIVA.AQUELES CANDIDATOS PREJUDICADOS DEVEM RECORRER AO PODER JUDICIÁRIO PARA CORRIGIR ESTA TREMENDA INJUSTIÇA EM FACE DAQUELES CANDIDATOS QUE SE PREPARAM E ABDICARAM DE MUITOS DIVERTIMENTOS E LAZER, SÓ PARA SE DEDICAREM AO CERTAME.