Coluna da Folha

por Carlos Britto // 08 de junho de 2013 às 07:00

Coluna da Folha:

Esse pregão já nasce viciado“. Do vereador de Petrolina, Ronaldo Cancão (PSL), em relação ao pregão sobre o São João de Petrolina, que apesar do valor, só uma empresa concorreu (a mesma que ganhou ano passado).

São João Ninja

O São João de Petrolina merece um capítulo à parte na administração do prefeito da cidade, Júlio Lóssio (PMDB). A festa, que para muitos tem sido bandeira do governo, parece seguir este ano no mesmo ritmo do ano passado: polêmico.

E antes mesmo de iniciar qualquer movimentação rumo aos festejos, as confusões já começaram. Na manhã de ontem (7), o pregão para escolha da empresa responsável pelas contratações artísticas acabou indo parar no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sob suspeitas de irregularidades.

As denúncias foram feitas pelo vereador e líder de oposição, Ronaldo Cancão (PSL), que acionou o órgão após saber que apenas a empresa ‘ME Produções’ ( a mesma que organizou o São João em 2012) iria concorrer este ano.

O detalhe é que o MPPE continua investigando o São João que esta mesma empresa, no ano passado, ganhou a licitação de quase 5 milhões de reais, mesmo tendo um capital declarado de 15 mil.

Na licitação que ganhou ontem, a mesma ‘ME’ levou mais de R$ 100 mil de “plus” em relação à concorrência do ano passado. A programação das atrações que tocarão no evento já saiu há mais ou menos 15 dias, em uma enquete promovida pelo próprio prefeito nas redes sociais. Saiu antes da licitação para contratá-las. Coisa de ninja.

Mudança

O PSDB de Serrita está sob nova direção. Agora quem está à frente do partido é o empresário Marcos Sampaio. Os novos integrantes até já celebraram ao lado do ex-presidente nacional da sigla tucana, Sérgio Guerra. Quem presidia o partido era Rodrigo Cecílio, filho do prefeito Carlos Cecílio. Com a nova formação, o PSDB sai da base e passa a fazer oposição a Cecílio e deve buscar candidatura própria em 2016.

De bem

Em Serra Talhada só se fala no reencontro entre o deputado Inocêncio Oliveira (PR) e o prefeito Luciano Duque (PT). Inocêncio teria até mandado o recado para Luciano. “Prefeito, recebi o folder sobre a construção do anel viário que o senhor pretende construir em Serra Talhada e espero a sua visita, em meu gabinete, para irmos atrás de recursos”, anunciou o republicano.

Volta da dengue

Vários gestores dos municípios do Sertão estão preocupados com o aumento no número de casos de dengue. Até o momento 297 casos já foram registrados em 12 municípios. A situação é preocupante.

Um drama

Os pipeiros responsáveis pelo abastecimento d’água em Petrolina já não sabem a quem recorrer para reclamar do atraso nos salários. Segundo eles, o dinheiro que deveria ter sido pago pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) está há quatro meses atrasado.

Igualdade

O prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB), está sendo acusado de perseguir a irmã do deputado Ângelo Ferreira. Cláudia Liliane, que trabalha na prefeitura desde 2002, teve seus vencimentos reduzidos, entrou na justiça e a juíza Ana Marques concedeu liminar em seu favor.

Mandato estendido?

Em Araripina há especulações de que alguns vereadores estariam tentando articular mudanças na Lei Orgânica do Município para garantir ao atual presidente da Casa, Luciano Capitão (PSB), mais um mandato à frente da Mesa Diretora.

Difícil estudar

Em Santa Filomena, os estudantes do Prevupe que moram na cidade e aos finais de semana precisam se deslocar até Ouricuri, enfrentam um verdadeiro suplício. Tudo isso porque a prefeitura estaria se recusando a ceder transporte aos alunos.

Mais próximos

Em Araripina, tem gente comentando a relação um tanto harmoniosa entre o vice-prefeito e presidente do PR, Valmir Filho (PR), e o líder da oposição na Câmara, Evilásio Mateus (PDT).

Coluna da Folha

  1. simplício disse:

    Não dou mais crédito sobre corrução nestas contratações para o São João. Tanto trovão pra pouca chuva. O prefeito taí salvo e ileso. Não pagou, se quer, uma ave maria de penitência.
    Impunidade ou mentira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários