Pedidos de doação do Imip causam desconfiança à população

por Carlos Britto // 25 de agosto de 2009 às 16:39

reciboOs pedidos de doações feitos através de telefonemas para a Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip têm causado desconfiança à população juazeirense.

As pessoas que recebem as ligações estão se confundido pelo fato da instituição atualmente estar administrando também o Hospital Regional e acabam acreditando que as doações serão revertidas para o hospital da cidade. A comunidade também questiona como uma instituição que firmou com o governo do estado um contrato no valor de aproximadamente R$ 21 milhões anuais precisa de doação para ser manter.

Após a confirmação da assessoria de impressa do Regional de que o hospital de Juazeiro não recebe nenhum tipo de recursos oriundo de doações, as pessoas que recebem as ligações ficaram ainda mais confusas.  A assessoria  ressaltou ainda que o hospital é mantido apenas com recursos do governo do estado.

No entanto as ligações são feitas do Recife e os valores arrecadados são revertidos para o serviço de oncologia pediátrica e para os serviços do hospital mantidos pelo Imip na capital pernambucana.

A leitora do Blog, Maria de Fátima Gomes, nos enviou uma recibo comprovando a sua doação. Porém, segundo ela, como na época em que fez a última doação (outubro de 2008), o Imip não geria nenhum hospital na região, ficava claro que as doações eram para uma instituição de fora. “Agora com o Imip atuando aqui na cidade é natural que as pessoas confundam e acreditem que os pedidos sejam feitos para o Regional”, diz. Ainda segundo Maria, os pedidos continuam sendo feito mensalmente por telefone.

A Fundação Alice Figueira é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que  mobiliza a sociedade para obtenção de recursos financeiros, necessários à continuidade das ações do Imip do Recife.

É necessário que fique tudo muito bem esclarecido para a população, afinal quem doa achando que é para o Regional pode se sentir enganado. E quem pretende doar, mas não sabe finalmente para onde o dinheiro está indo pode deixar de fazer uma boa ação por causa desse mal entendido.

Pedidos de doação do Imip causam desconfiança à população

  1. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Eu faço doação mas pra APAMI. O IMIP que vá atrás dos Recifenses ou de Eduardo Campos.

    Aproveitando o ensejo, gostaria de saber de Carlos Britto sobre a construção do Hospital de Câncer de Petrolina (obra que a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco sempre foi contra, pois a mesma é a favor que os petrolinenses façam o tratamento em Recife e aproveite a ocasião e façam turismo por lá).

    GOSTARIA QUE CARLOS BRITTO DESSE ESSA INFORMAÇÃO!

  2. Maria disse:

    Petrolina Minha Terra Meu Lugar,
    Em primeiro lugar, Petrolina não é de ninguém e nem lugar de ninguém.
    Há muitos petrolinenses sendo muito bem assistidos no IMIP em Recife e profissionais desta terra fazendo mestrado lá também.
    O hospital do câncer é obra da APAMI e não do muncípio ou estado, se está parado é porque os petrolinenses não fazem por onde merecer, quando muito colabora com o APAMI é com merrecas, que não dá nem para comprar tijolos.
    Vamos colaborar mais pois o hospital do câncer poderá servir também para você que se diz petrolinense.
    E também cobrar da Apami a prestação de contas das doações.

  3. David nomero De Macedo disse:

    MINHA FAMILIA JÁ FOI BENEFICIADA COM TRATAMENTO NO IMIP RECIFE,AGORA DIZER QUE FAMILIA DE DOENTE VAI FAZER TURISMO, É INTELIGENCIA DEMAIS, PACIÊNCIA PMTML, DEVEMOS TER AMOR, MAS NÃO SER CEGO.

    OBS- TRATAMENTO MEDICO É CARO E SE FOR CÂNCER, NEM SE FALA.

  4. Valéria disse:

    Nossa, como lamento Petrolina ter perdido o IMIP, um hospital de referencia….
    Juazeiro com certeza fará bom proveito deste renomado hospital.
    Pena que em tudo tem politicagem, porque na verdade só quem sai perdendo é o pbre que não tem plano de saúde.

  5. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Minha cara Maria, se você não sabe, o Ministério financia entidades sem fins lucrativos, como a APAMI, IMIP, é a coisa mais normal que existe.

    Lembre-se que no governo FHC foi iniciada a obra do Hospital de Câncer de Petrolina com recursos Federais, mas que o Governo Lula paralisou a obra, e até agora continua parada.

    Sei que na época o Secretário de Saúde do Estado (Governo Jarbas), deu uma entrevista em nossa cidade afirmando que era contra a construção do Hospital de Câncer em Petrolina. Depois disso, já no governo Lula, não sei se foi por esse motivo, a obra foi paralizada e nunca mais reiniciou!

  6. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Poxa, Maria! Voce dizer que a obra do Hospital de Cancer é da APAMI? Voce nao saber que a obra era com verba federal?! Ainda culpar os petrolinenses pelo fato de Lula ter paralisado a obra!?

    Voce sabia que o Estado e a Uniao tem responsabilidades quanto a saude no municipio (apesar da ausencia do Governo de Pernambuco com a saude de nossa cidade), ou seja, o Estado tem a obrigação de ajudar a oncologia em Petrolina.

    Outra coisa, voce fez varias afirmaçoes falsas. Informe-se mais sobre administraçao publica para poder tecer comentarios!

  7. Marcos disse:

    Agora é que não sai masmo, pois a oncologia sera em Juazeiro, no IMIP, lembrma, gentão ingreda da saude? algumas especialidadas em Petolina e outras em Juazeiro…

  8. Maria disse:

    Olha, Sr. Petrolina, quem apregoa de que o hospital do câncer é do Apami, é o próprio pessoal do Apami quando liga ou vai atrás das parcas doações, (é uma vergonha uma empresa em Petrolina contribuir mensalmente apenas R$ 10,00 por mês) eles usam o hospital como referência para ver se os petrolinenses se sensibilizam. Eu sei que essas organizações como Apami, Imip todas recebem verbas do governo federal, agora é pouco, para o tamanho da obra, mas também sei de que para receberem as verbas é necessário de que se tenha um projeto para apresentar, e eu acredito, espero que não esteja errada, de que a Apami enviou um projeto para o hospital, se a União ainda não liberou a verba é devido as burocracias ou erro de projeto, porque, hoje em dia a União não libera verba a toa não, isso independe da vontade do Lula ou do FHC ou de quem quer que esteja lá, é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se um projeto é bem feito, bem elaborado atendendo as exigências da Lei, com certeza o dinheiro é liberado. Lembra que a Prefeitura este ano ficou sem receber verbas por causa de relatórios mal feitos? Quando corrigiram passaram a receber as verbas direitinho? Assim também funciona essas organizações como Apami e Imip e aliás, a fiscalização em cima delas, hoje em dia, é muito mais pesadas, rigorosas do que nas Prefeituras, sabia? Então, porque ao invés de ficarmos falando besteiras, tomarmos atitudes de cidadãos, não vamos observar como funciona a administração dessas organizações? Quem sabe se aí não descobriríamos o porquê do hospital do Câncer não sair? E quem sabe se não entraríamos de corpo e alma nesta campanha do Apami para a construção do hospital? Ao invés de ficarmos defendendo políticos A ou B, pois eles não estão nem aí para você, nem para mim, somos para eles apenas um número para se elegerem. Vamos criar vergonha na cara e assumir a nossa posição de cidadão, pois são os políticos que tem que ficar nos bajulando e não o contrário.
    Precisamos do hospital do Câncer em Petrolina com urgência! Vamos obrigar, os políticos a trabalharem pela causa, é obrigar mesmo, pois eles são nossos empregados, nós pagamos as regalias deles, tiramos o pão da nossa boca, o dinheiro da nossa saúde, para sustentar a ganância deles, então OBRIGAR eles a trabalharem para vir as verbas para a construção do hospital.

  9. coitado disse:

    SE ELE RECEBEM TANTAS OAÇÕES,PORQUE NÃOPAGAM OS EX FUNCIONÁRIOS QUE DEIXARAM EM PETROLINA HÁ TRES MESES PASSANDO FOME.ISSO É SÓ UMA FAIXADA PARA ARRECADAR DINHEIRO!

  10. Marcos mendonça disse:

    eu recebi uma ligação pedido doação pra hospital mas eu fiquei
    descofiado porque mim faram q eles vem pegar o dinheiro na
    minha casa isso é certo porque não depositar? entre encontato
    em breve estou a guardando. obrigado e deus abençoe vcs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários