Projeto que regulamenta mototaxistas em Petrolina: final ainda está longe

por Carlos Britto // 27 de agosto de 2009 às 00:51

sessão mototaxistas 001Ainda não foi desta vez que os mototaxistas de Petrolina puderam comemorar. O projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, votado na sessão ordinária de hoje (26) na Casa Plínio Amorim, encerrada há algumas horas, passou sem problemas. Mas o final está longe de ser feliz.

Sob clima tenso e com o auditório tomado por mototaxistas das três entidades que atuam em Petrolina (Sindimotos, Associação e Cooperativa dos Mototaxistas), do lado de dentro e de fora da Câmara, os vereadores iniciaram a sessão votando – e aprovando – o projeto de lei. Mas a celeuma não estava no projeto, e sim nas emendas.

Uma delas, em especial, foi o epicentro da polêmica. No segundo capítulo, que trata do regime de exploração e execução do serviço, os vereadores Alvorlande Cruz e Osinaldo Souza conseguiram alterar o parágrafo segundo do artigo oitavo. O item limitava a 500 o número inicial de permissões para exploração do serviço na cidade. Com a emenda aprovada, esse número passou para 600 – sendo que cada entidade ficaria com 200 permissões. O líder do Governo Lóssio, Dr. Pérsio Antunes, contestou.

sessão mototaxistas 002

Disse que a prerrogativa de determinar o número de permissões e fiscalizar o serviço seria da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC). Ao Blog, Dr.Pérsio deixou claro, inclusive, que o prefeito Júlio Lóssio pode não sancionar o projeto por conta da emenda. Mas ressaltou que a decisão passará pela justiça.

“Se é ilegal ou não (a emenda), quem vai julgar é a justiça, não sou eu”, resignou-se. Um princípio de tumulto do lado de fora da Câmara iniciou-se quando um grupo de mototaxistas do Sindimotos, sentindo-se prejudicados pela decisão dos vereadores, tentou forçar passagem para protestar no plenário. Mas foram impedidos pelos guardas. 

Um dos indignados era Salatiel Fernandes. Ele lamentou a atitude dos vereadores, que foram taxados de covardes. “Estamos há três anos travando essa luta, tivemos nossas motos apreendidas. Aí essa Câmara aprova um projeto que beneficia pessoas que estão engatinhando (no mototáxi). O que houve foi uma grande covardia por parte de alguns vereadores, mas vamos dar o troco a eles na urna”, desabafou.

sessão mototaxistas 003

Um dos responsáveis pela emenda, Alvorlande Cruz disse estar tranquilo e que votou com seriedade e justiça. “A sociedade é quem vai me julgar”, afirmou. Já Osinaldo foi mais duro. Segundo o vereador, o pessoal do Sindimotos deveria ter ficado triste com o prefeito, que determinou 500 permissões, enquanto a Casa conseguiu alterar esse número para 600 permissões num consenso com as entidades e o Sindicato dos Transportes Coletivos de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf).

Osinaldo também fez uma crítica a Milton Barbosa, presidente do Sindimotos. Milton afirmara que não aceitaria, em hipótese alguma, que o sindicato ficasse com menos de 500 permissões. “Ele prometeu o que não podia cumprir. Agora terá de resolver o problema”, finalizou.          

Por Antonio Carlos Miranda

Projeto que regulamenta mototaxistas em Petrolina: final ainda está longe

  1. Angelita- presidente- Quati disse:

    Duante de dessa luta voraz, as pessoas responsaveis por esse tipo de transporte em nenhum demonstram preocupação com o passageiro!
    A população deve ficar de olhos bem abertos com esse tipo de comercio!
    Não sou contra o mototaxi, mas sou a favor de que a EPTTC deveria colocar mais transporte coletivo na cidade.
    Estamos vivendo um momento onde a gripe está ai….
    Somo comtaminados dentro do transporte coletivo imaginem usando aquele capacete!
    Estou preocupada com os usuários dess tipo de transporte!
    E outra! para minha decepção; não vejo nenhum interesse para com o bem estar do passageiro! entendir que os vereadores estão tentando apoiar os mototaxi, más, tudo tem limites! e a população precisa tomar cuidado! observar qual é o verdadeiro ojetivo da confusão!

  2. Maria disse:

    Porquê só o Sr. Milton Barbosa pode ser beneficiado? Em que ele é melhor que os outros?
    A medida aumentando para 600 concessões, ficando 200 para cada cooperativa é mais que justa e igualitária.
    Resta às Cooperativas oferecerem benefícios melhores aos seus cooperados, que com certeza, onde for melhor, os mototaxistas correrão para lá (para a cooperativa que melhor atendê-los). É a livre concorrência de mercado.
    Agora, aquele que tem medo de concorrência, que saia do mercado, pois já se mostra que é incompetente e que só quer tirar vantagem em cima dos outros.

  3. Sandra Góes disse:

    É de admirar como o Sr. Prefeito tem um acessor com o perfil do Sr. Milton. Prefeito acorde!

  4. SÉRGIO ELEOTÉRIO disse:

    É como disse o amigo Osinaldo você tem que ter responsabilidade como pode se insiste três representantes porque só ele iria colocar os moto-taxisistas e muita arrogância deste rapaz ele deveria ter pensado nisso antes de associar 500 moto-taxisistas , mais o que ele quer é receber a mensalidade dos associados é por este motivo que ele so briga quanto a quantidade de vaga porque agora ele so vai receber de 200 e não mais 500 vai doer no bolso ele deveria ter visto isto antes quando assumiu um cargo na Prefeitura e esqueceu qual a sua obrigação quanto Presidente da entidade que deveria ser cobrar do Prefeito Julio Lossio o acordo feito no período de campanha e assinado por todos de que os moto-taxisistas estariam regularizado em janeiro mais eu não vi este senhor no radio cobrando do Prefeito Julio Lossio o acordo feito mais vim entender depois quando soube que o mesmo recebia salário da Prefeitura como posso eu cobrar do meu chefe fica difícil.

  5. Mário Silva disse:

    O Sr Milton , como representante do Sindmotos mostrou-se incapaz de coordenar sua classe, ou seja, ou as coisas são do jeito que ele quer ou começa a ameaçar as pessoas, acusar o outro representante de estuprador, sair gritando que vai colocar fogo na Câmara. Um absurdo, sua atitude só demonstra a falta de cárater e respeito pela própria classe. E agora ainda vem culpar o Marcelo. Será que ele já foi exonerado do seu cargo???

  6. Leonardo disse:

    Quero ver se o prefeito agora vai ser só a favor dos mototaxistas, e contra a população, pois tenho certeza que a população não está interessada nessa briga e sim, no serviço prestado pelos mototaxistas.

  7. Renata Andrade - Areia Branca disse:

    POIS É,as pessoas só estão preocupadas com esse disse me disse….Não se importando com nós usuarios. Se os matotaxi tem; cooperativa, sindimotos e sindicatos. Que segurança eles podem nos ofercer para nós e para nossos filhos? Pelo menos,nos onibus temos sim segurança, apesar de estarem precarios, pois passei por uma situação de acidente e fui muito bem assegurada pelo proprietario da Joalina, me dando toda assistencia medica possivel, e olhe que não tenho plano de saude,e tambem não fiquei em hospital público morrendo a mingua não.
    E os moto taxi? em caso de um acidente, quem se responsabiliza pelo usuario?

    ELES SÓ ESTÃO PREOCUPADOS COM VALORES, SE MILTON PERDE 300 MOTO TAXI,IMAGINEM VOCES …. O BOLSO FICA VAZIO. AGORA FIZAR DEFAMANDO O OUTRO RAPAZ QUE É ISSO ÚE É AQUILO!!! UMABSURDO,UMA FALTA DE VERGONHA….. SE VOCES FICARAM COM 200 UNIDADES D EMOTOTAXI, ENTÃO COMECEM FAZER A PENEIRADA COM SEUS FUNCIONARIOS, QUE POR SINAL NÃO SÃO TODOS ADEQUADO PARA ATUAREM NA AREA NÃO,ESTOU FALANDO COM AS TRES CLASSES, QUE ANDO MUITO DE MOTOTAXI E TENHO OBSERVADO A FALTA DE EDUCAÇÃO, FALTA D ERESPEITO COM NOS USUARIOS COM A ALTA VELOCIDADE E ULTRAPASSANDO VARIOS CARROS,COLOCANDO EM RISCO NOS USUARIOS.
    ENFIM TANTAS OUTRAS COISAS QUE DEVE LEVAR EM COSIDERAÇÃO, SABEMOS QUE TODOS TEM QUE TER ESPAÇO E TEM VARIOS PAIS DE FAMILIAS NESSA LUTA, MAS NÃO FICAR COM ESSE TIPO DE PENSAM,ENTO NA CABEÇA E ESQUERCER DO BEM ESTAR DOS USUARIOS.

  8. BEM ATENTO disse:

    600 permissões, certo. Mas (sempre o mas), e os outros mil e tantos, vão ficar como?!?!?!?!?!

  9. RAFAEL CRUZ - APSTM. disse:

    APSTM – ASSOCIAÇÃO DOS MOTOTAXISTAS.

    AGORA É LEI!!!!!

    apesar de concordarmos que a aprovação da LEI não é o final dessa historia, estamos sim alegres pelo avanço de nossas conquistas. A Camara de Vereadores, nas pessoas dos Senhores: ALVORLANDE CRUZ, OSINALDO SOUZA, MAJOR ENFERMEIRO, ZENILTON DO ALTO DO COCAR, e das Senhoras: JUSSARIA, ANATELIA, demonstararam o senso de JUSTIÇA SOCIAL, coisa que deve ser referencia primeira em todo ocupante de cargos publicos. com determinação e sem falsa verdade bateram o martelo em favor da Categoria como um todo.
    Não ganhou APSTM, não ganhou COOPERMOTOTAXI, nem tão pouco o SINDMOTO. ganhou sim todos os verdadeiros profissionais e prestadores desse serviço arduo e de nível alto em periculosidade.
    COM A JUSTIÇA SENDO FEITA agora esses profissionais teem ao seu dispor a oportunidade de fiscalizarem suas diretorias, julgar suas motivações e cobrar empenho de Administrador de seus líderes.
    COM A JUSTIÇA SENDO FEITA hoje petrolina podera´saber quem realmente tem compromisso com a Categoria ou se de fato buscam usar seus cargos para tirar dividendos proprios.
    COM A JUSTIÇA SENDO FEITA o poder Excutivo pode finalmente comemorar seu maior objetivo de Campanha, ver o serviço de mototaxi em Petrolina Regulamentado, sem parcialidade alguma e sem pressões particulares de nenhuma das representantes envolvidas no processo.
    COM A JUSTIÇA SENDO FEITA ganhou a democracia, pois por meio dela se estabeleceu a livre concorrencia comercial, o direito dos prestadores do serviço de optarem a quem devem ter como liderança e muito mais, ver confrontado no rosto de cada lider o que de fato é a sua busca dentro do movimento.

    PARABENIZO os demais Vereadores que juntos tambem contribuiram para esse processo, mesmos aqueles que em nome de compromissos alheios a JUSTIÇA FEITA, esquivaram-se de votarem com os demais colegas.

    Obrigado Dr.Persio, pela manutenção e fidelidade partidaria, embora hoje eu questiono se realmente era ou é essa a posição do Prefeito Dr. Julio Lossio, que tambem é amigo do Milton Barbosa, mas tenho a certeza que é tambem Prefeito e amigo de Petrolina, não apenas dos que o chama “Amigo” para tirar disso algum proveito sem apelar uniamente para seu senso de Justiça. Confiamos na sua dignidade e Honra e Educação na Justiça, pois foi com essa postura que se fez prefeito de nossa cidade, inclusive com nosso apoio (APSTM). Felicito V.Excia pelo posicionamento e sei que ao longo dos nossos dias com a mesma firmeza que se mostrou contra o projeto hoje aprovado, nos defenrerá quanto for necessário em outros embates que com certeza desempenharemos.

    Obrigado Sra. Marcia Cavalcanti – pela postura simples, mas leal ao cargo que ocupa, pelo seu voto (Contato como neutro), mas de grande valia para termos a certeza que nossa vitoria tambem foi construida com a isenção de alguem que com certeza sabe o porque desse posicionamento. Nossa Categoria agradece de publico seus prestimos em favor de toda Classe trabalhadora de Mototaxi.

    Obrigado Sras. Raimunda Sol Posto, Cristina Costa, Maria Helena – vcs engrandeceram o debate, fizeram valer seus posicionamentos, e oportunamente tambem foram de grande valia no resultado final da votação.

    Enfim, obrigado ao Sr. OSORIO SIQUEIRA, Exmo Presidente da Camara de Vereadores, pela Postura diante da direção dos trabalhos, pela imparcialidade determinante em todo tempo e pelas correções aos debatedores e ao publico presente na Sessão, hoje tenha a certeza que seu conceito aumenta cada vez mais diante de nossos olhos e que certamente orgulha auqeles que lhes confiaram o voto. Essa Casa merece HONRA pela postura e lisura prestada.

    PARABENS V EREADORES. obrigado cidadões de bem.

    APSTM – RAFAEL CRUZ.

    presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários