Em Juazeiro, a reprovação do Plano de Cargos e Carreira dos servidores em educação da rede municipal suscita questionamentos da leitora Greice Sena.
A principal interrogação, segundo ela, reside no fato de o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) não ter aplicado o mínimo dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) ao setor.
“Se há verba e o prefeito não gasta, por que ele reprovou um plano que valoriza um profissional tão importante na nossa sociedade?”, indagou Greice. Com a palavra, a prefeitura.
Reprovar um plano de carreira desta categoria é simplesmente ignorar um profissional que prepara o cidadão para o mercado de trabalho e por um futuro melhor para o país. Lembro que foi neste quesito que este atual prefeito prontificou-se a valorizar o professor se ganhasse seu segundo mandato, e agora não vai cumprir com sua palavra prefeito?
Isso demonstra a falta de sensibilidade política daqueles que deveriam representar e zelar pelo serviço público de qualidade. A educação apesar de ser uma das principais bandeiras levantadas pela sociedade e pelos políticos nas campanhas eleitorais, na prática é totalmente desrespeitada. O professor é um dos elementos essenciais para melhoria da educação em nosso país e sua valorização é imprescindível para essa mudança.
Se existe um profissional que merece ser valorizado esse é o professor, por ter participação ativa e direta na formação do cidadão. Deveria ser prioridade em qualquer gestão a valorização deste profissional.