Durante todo dia de hoje (28) o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) vai alertar usuários e funcionários sobre os males causados pelo fumo. A iniciativa dos setores de psicologia e assistência social do ospital antecipa a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado oficialmente amanhã (29).
Serão distribuídos folhetos com informações que enfocam os efeitos do cigarro no corpo. A ação tem como alvo, não só as pessoas que fumam, mas também os fumantes passivos. O ar poluído por cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono do que a fumaça que entra pela boca do próprio fumante.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada oito segundos morre uma pessoa devido ao tabagismo. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no Brasil.
Além do câncer, o cigarro pode causar outros males como perda de cabelo, perda de audição, enfisema, osteoporose, deformação de espermatozóides, formação de rugas, catarata, entre outras doenças.