Na tarde da sexta-feira (19) o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, reuniu-se em Petrolina com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, para manifestar à instituição o pleito para a implantação de curso de medicina em Juazeiro. Na reunião, o prefeito esteve acompanhado dos professores da instituição, e secretários municipais Maeve Melo (Administração) e João Pedro Neto (Planejamento e Aceleração do Crescimento), além dos assessores Plínio Amorim e Fernando Dantas.
O prefeito entregou ao reitor um ofício no qual, além de solicitar a instalação dos cursos de medicina e arquitetura, o município se disponibiliza a doar uma área para que seja edificada a Faculdade de Medicina. “Após as movimentações em níveis estaduais e federais, agora vimos ao encontro do reitor para oficializar o nosso pleito. Temos a boa vontade do reitor em colaborar com o desenvolvimento de Juazeiro e região. Vamos em busca desses cursos, que são, hoje, de grande importância para todo o Vale do São Francisco”, argumentou Isaac Carvalho.
Dizendo ter tido uma “surpresa boa” ao acompanhar no noticiário e tomar conhecimento do pleito do prefeito Isaac, o reitor falou dos próximos passos. “Agora a Univasf se coloca à disposição para verificar as condições de instalação dos cursos solicitados pelo prefeito. A universidade está aberta ao diálogo”, assegurou, Julianeli Tolentino. As informações são da assessoria.
Que absurdo é esse???
Se em Petrolina já tem medicina porque o governo federal deve duplicar os gastos para implantar salas, laboratórios e todo aparato pra colocar o curso médico do outro lado da ponte. Tenho algumas dúvidas:
1-Porque não aumentar as vagas do curso de medicina em Petrolina?
2-Quem define a implantação de cursos: o conselho universitário ou a prefeitura de juazeiro?
3-Como ficará o custeio da universidade ao implantar um novo campus no município: segurança, terceirizados e toda a infraestrutura necessária?
4-Será que o terreno doado pela prefeitura vai valorizar imóveis do Prefeito ou dos Secretários?
Não se preocupe, é mais fácil aumentar as vagas de Petrolina e Juazeiro terá no mínimo um sub curso, só com teorias e a pratica será nos laboratórios em Petrolina, onde realmente e a seda da Universidade, onde fica a reitoria.
Se os parlamentares da Bahia conseguem emendas de R$ 10.000.000,00 e o governo da Bahia colocou dinheiro para o HUT funcionar, Juazeiro merece um curso de Medicina sim!
Está certo o prefeito em pedir, está certo o reitor em dialogar. Agora, implantar um curso de Medicina da Univasf em Juazeiro, quando já existe um em Petrolina com várias carências de infraestrutura, é de uma falta de bom senso tão grande, que acho que até os gênios do poder considerarão inviável.
Juazeiro está aproveitando que o Ministério de Educação está expandindo os cursos de medicina e agindo. Parabéns, prefeito.
Penso que um curso não atropela o outro. Até porque podem ser em áreas diferentes. Embora alguns queiram desqualificar, por absoluta ignorância ou oposição, será o início da consolidação da região como polo médico. Quando todos os esforços por melhores condições de saúde são desejados, espero que os pequenos e míopes não atrapalhem.
Torço para que o Conselho Universitário receba um grande projeto e… APROVE.
Pedro meu querido, areas diferentes?? cara o curso de medicina é um só, não existe isso de areas diferentes. Colocar outro curso de medicina na região é inviavel, vão fomar tudo menos médicos.
É ISSO MESMO, NÁO AQUI NÃO PODEMOS PERMITIR QUE A CIDADE VIZINHA TENHA MAIS UM CURSO, IREMOS LUTAR ATE O FIM #TODOOVALEACORDOU
Weslley, meu querido.
O Curso de medicina da Univasf Petrolina tem como área de formação/atuação hospitais e clínicas; o que se pretende colocar em Juazeiro será para a área SUS e Unidade Básica de Saúde.
Isso é um absurdo… Entao Petrolina vai solicitar os cursos de engenharia para cá tambem? Mues amigos, se a UNIVASF ja tem curso de medicina em Petrolina, para que um em Juazeiro? É só gastos e o Isac querer aparecer na midia…
ARRE ÉGUA, PARECE BRINCADEIRA! COMO PODE??? ATIRAR COM A PÓLVORA ALHEIA TODO MUNDO QUER: O PREFEITO, (VAQUEIRO DOS INTERESSES PRIVADOS) QUE DEVERIA ESTAR CUIDANDO DA CIDADE ESBURACADA, DO SANEAMENTO BÁSICO, SAÚDE E EDUCAÇÃO, DE ELIMINAR AS MURIÇOCAS…. E TANTAS OUTRAS COISAS; O REITOR QUE SE ELEGEU SOB O DISCURSO DAS MUDANÇAS ACADÊMICAS (TODO SABE O QUE SE PASSA NOS CONCURSOS PÚBLICOS E O PIOR QUEM PASSA NESSES CERTAMES); E O CORDÃO DOS PUXA SACO QUE CADA VEZ AUMENTA MAIS (NA UNIVASF E NA PREFEITURA). DEPOIS VÃO MANDAR A CONTA PARA O GOVERNO FEDERAL VÃO CUIDAR DOS CURSOS QUE EXISTEM, INCLUSIVE, O DE MEDICINA E OS DEMAIS DA ÁREA DE SAÚDE, DAS ENGENHARIAS, SEM, CONTUDO, DESPREZAR OS CURSOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PERGUNTEM A SOCIEDADE O QUE ACHAM DESSA PROPOSTA ESDRÚXULA QUE VOCÊS VÃO OUVIR QUE O MAIS COERENTE É AMPLIAÇÃO DE VAGAS, CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS, COM MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO. E MAIS, OU SE PENSA EM UMA FORMAÇÃO MAIS ANTROPOSSOCIOLÓGICA E HUMANISTA NESSES CURSOS OU NUNCA TEREMOS ESSES PROFISSIONAIS ATUANDO NAS REGIÕES MAIS CARENTES, INCLUSIVE NOS SERTÕES PERNAMBUCANO, BAIANO E PIAUIENSE. CADÊ A UNIVASF, A PREFEITURA, O MOVIMENTO O VALE ACORDOU CONVOCANDO A POPULAÇÃO, SEUS REPRESENTANTES, ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS, O POVO, PARA DISCUTIR O “PROGRAMA MAIS MÉDICO” QUE É TÃO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE EM GERAL E EM ESPECIAL PARA AQUELES SEGMENTOS QUE NÃO PAGAM PLANO DE SAÚDE??? QUEM SEMPRE ESTEVE ACORDADO LUTANDO, INCLUSIVE, PELA IMPLANTAÇÃO DA UNIVASF, FRUTO DAS MUDANÇAS POLÍTICAS QUE VEM OCORRENDO NO BRASIL NESSES ÚLTIMOS DEZ ANOS, NÃO VAI SE CALAR DIANTE DE TANTA HIPOCRISIA QUE SUSTENTA A POLÍTICA DO MAL, QUEREMOS PARTICIPAR, SIM, DESSA DISCUSSÃO. É ISSO, POR ENQUANTO.
A QUE PONTO CHEGOU A UNIVASF.!!! NÃO VOU COMENTAR SOBRE O PREFEITO DE JUAZEIRO, MAS A REITORIA DA UNIVASF PERDEU COMPLETAMENTE A DIGNIDADE E O RESPEITO. ALGUÉM ACREDITA NUMA COISA DESSA. NÃO É POSSÍVEL QUE UM REITOR SE PRESTE A ESSE TIPO DE PAPEL NOSSA UNIVERSIDADE FOI INTEIRAMENTE CONSTRUÍDA PELA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR ATRAVÉS DE UM TRABALHO SÉRIO, SEM POPULISMO, DEMAGOGIA OU COMÉDIA DESSE TIPO. CHEGA DE EMPULHAÇÃO.
Acho que não entenderam.
Em Petrolina são mais de 60 professores de medicina. Mais 60 pra fazer um curso em Juazeiro.
Esse é o verdadeiro programa Mais empregos para Médicos.
Isso tá me cheirando a candidatura pra vereador e pra prefeito de Juazeiro saindo da Univasf e com apoio do reitor.
MAIS VAGAS PARA MEDICINA!!!!!!!!! APROVADO SENHOR ISAAC. TA DE PARABÉNS, A CLASSE MÉDICA FICA DOIDA PORQUE A RESERVA DE MERCADO ESTÁ DE DIMINUINDO, A POPULAÇÃO AGRADECE E DÁ UM SUSPIRO DE ALÍVIO.
OLHA É UM ABSURDO ESTE TIPO DE ENCONTRO DE COMPADRES. ALHEIO A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE. O PREFEITO DEVE CUIDAR DA CIDADE O REITOR DEVERIA CUIDAR DA UNIVASF. ONDE ESTÁ O RU, QUE FOI PROMETIDO ABRIR EM POUCOS MESES? E OS PRÉDIOS COMO A POLICLÍNICA QUE NÃO CONSEGUE ANDAR. ASSIM NÃO DÁ. FICAR BRINCANDO DE SER GESTOR. ONDE ESTÃO AS RESPONSABILIDADES? DOS DOIS?