Nosso leitor Manezim do Juá enviou um artigo ao Blog parabenizando a Prefeitura de Juazeiro uma das figuras mais conhecidas da cidade, João Martins de Souza, o “João Doido”. Confiram:
Carlos Britto,
Fiquei feliz quando soube da homenagem feita a João Doido. Fui procurar saber mais e descobri na internet que foi uma homenagem da Prefeitura de Juazeiro a “João Doido”, no 7º aniversário do CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, que leva o seu nome de batismo, JOÃO MARTINS DE SOUZA.
Foi inevitável a lembrança do dia da inauguração do CAPS quando João, transbordando de felicidade, saltitava como uma criança – que de fato o é – no meio de tantos iguais. Autoridades, convidados, imprensa, discursos, cerimoniais, muito marquetingue e João lá, sorrindo, levitando, interagindo com todos como convinha a um grande anfitrião:
– “amigo?! Me dê um real? E a calça?”
Não foram poucas as manifestações de carinho dadas a João em meio a relatos e lembranças de suas histórias, como a sua candidatura a prefeito, ou a cena dirigida por Euvaldo Macedo Filho em um filme inacabado feito na década de setenta em um antigo cabaré da cidade, onde João Doido ministrava uma palestra sobre cinema para as atentas e provocantes funcionárias da casa.
O tempo foi passando e o poder apenas servindo-se de João em algumas ocasiões festivas, onde a sua exótica presença garantia um toque especial ao evento. O mais importante nunca foi feito: o CAPS, até então, não prestou a quem lhe empresta o nome, os serviços que a instituição se propõe a prestar à comunidade necessitada de atenção psicossocial, da qual ele faz parte e isso é inaceitável.
Soube que a festa deste ano foi diferente. A presença da historiadora Maria Izabel Figueiredo (Bebela), do artista Mauricio Dias (Mauriçola), – ambos conhecedores da nossa história e da de João – e a exibição do documentário sobre “João Doido” feito por alunos do curso de Comunicação da Uneb, teve o objetivo de ressaltar a importância do homenageado no contexto da memória cultural do nosso povo e a forma carinhosa como a nossa cidade deve tratar os desiguais.
Já basta o que não fizemos por tantas ilustres personalidades que já se foram, como o grande ator Firmino, o inventor do avião Bico Doce, o pirata Barba Azul, o profeta Domingão, Maria Popa-de-Pau, Legal e tantos outros.
Parabenizo de público a Administração Municipal através da Secretaria de Saúde e especialmente aos profissionais do CAPS pela iniciativa, desejando que essa atitude respeitosa seja uma constante nos trabalhos da instituição. Que eles dispensem também a João Martins de Souza – o nosso João Doido – a merecida atenção que lhe é devida para que ele possa ter a condição de viver livre como sempre foi: com saúde, dignidade e respeito.
Manezim do Juá – (Manoel dos Anjos)
Estou arrepiado de emoção,esta homenagem ao nosso querido João”Doido”foi sensacional,estão de parabéns os idealizadores desta justa homenagem.