Semáforo do Alto do Cruzeiro põe motoristas em risco, prevê leitor

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2009 às 16:08

O leitor Renato Minc, que mora em Juazeiro (Rua das Castanholas, 385A, Jardim Universitário) critica a instalação de um semáforo no bairro Alto do Cruzeiro. Segundo ele, o semáforo coloca em sérios riscos os condutores de veículos naquele local. Ele também acredita que a medida poderá tirar vidas, caso não seja revista. Confiram o artigo dele:   

Caro Britto,

A Entidade responsável pela instalação do Semáforo na BR no bairro Alto do Cruzeiro em Juazeiro incorreu em grave desrespeito às normas de trânsito, que poderá ceifar a vida de pessoas.

Explico melhor :

A sinalização semafórica está regulamentada através do Anexo II (substituído pela resolução do CONTRAN 160/04) do CTB (Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9503/97). No item 4.1.3 encontramos, na letra “a”, os tipos possíveis desta sinalização para veículos. Descreve sua composição (três cores) e, principalmente, sua disposição quando na vertical e na horizontal, regulamentando que na posição vertical o vermelho ficará em cima, o amarelo no meio e o verde embaixo; Quando o equipamento for instalado na posição horizontal, o vermelho deverá ficar À ESQUERDA, o amarelo no MEIO e o verde À DIREITA.

E é justamente o sinal semafórico da posição horizontal (dos dois sentidos) que está instalado incorretamente com o verde à esquerda e o vermelho à direita.

Durante o dia, com o sol forte (o verde e o vermelho ficam muito parecidos, principalmente para as pessoas daltônicas – que não são proibidas de dirigir pela legislação e que balizam seu comportamento frente aos sinais semafóricos justamente pela posição da luz que está acesa), com vários veículos de motoristas que estão de passagem (e não se “acostumaram” ao erro) a luz acesa na posição vermelha poderá induzir o motorista a avançar o sinal (através do impulso reflexo, pela repetição de milhares de sinais semafóricos pelos quais já passou em sua vida) quando na verdade deveria parar.

Um acidente grave, com vítimas fatais, poderá acontecer já que o sinal foi instalado visando principalmente à travessia de pedestres.

PARAFRASEANDO NOSSAS “IDÔNEAS” CASAS LEGISLATIVAS ESPERAMOS POR MEDIDAS URGENTES, URGENTÍSSIMAS !!!

Renato Minc

Semáforo do Alto do Cruzeiro põe motoristas em risco, prevê leitor

  1. Marcos disse:

    O ideal para aquele trecho seria uma lombada eletronica com controle de velocidade e foto sensor, pronto! resolvido o problema, mas como Juazeiro vive no atraso… sempre no mínimo 20 anos atras das outras cidades de mesmo porte.

  2. Dinho_SSA disse:

    sem falar q nunca entendi pq realizaram a façanha de colocar “tartarugas”(redutores de velocidade) sobre um quebra molas, a presepada fica no mesmo bairro (alto do cruzeiro), na avenida principal. Quem tem moto sofre com o quebra molas recheado. Se alguem souber responder se isso é permitido pelos códigos da vida, por favor, expliquem…

  3. Lilika disse:

    Além deste problema que o colega narrou, este semáforo está mal programado. Após o pedestre apertar o botão, ainda demora bastante tempo, até o sinal fechar a pessoa, que mutias vezes está com pressa para pegar ônibus do outro lado da rua, já desistiu de esperar e se arrisca atravessando entre os carros, como já vi acontecer. Para piorar, o sinal amarelo apenas “pisca”, acende muito rápido e logo acende o vermelho, como se nem existisse o “atenção” no semáforo. Se quem trafega em carro pequeno, como é o meu caso, já tem dificuldade de responder tão rapidamente ao sinal que fecha de repente, imaginem quem vem em caminhões e carretas, os quais são grande parte do fluxo daquela área.

    Quem dera estivessem apenas no Alto do Cruzeiro as incoerências da nova sinalização de trânsito de Juazeiro. Temos ainda o já famoso quebra-molas da Canteiro de Obras, os redutores de velocidade de quem tem a preferência no contorno do Lomanto Jr. e as muitas, mas muitas mesmo, placas espalhadas pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários