Ao tomar conhecimento da criação de uma CPI na Casa Plínio Amorim para apurar o repasse de recursos do Ministério da Saúde ao município de Petrolina, entre os anos de 2001 e 2008, destinados à construção do antigo Hospital de Traumas, o deputado estadual Odacy Amorim enviou uma nota à imprensa.
Odacy era prefeito de Petrolina, em 2008, quando a unidade foi entregue à população. No requerimento protocolado ontem (13) à Casa pelo vereador governista e relator da Comissão de Constituição e Justiça, Ronaldo Silva (DEM), os indícios de irregularidades constatados pelo Ministério na execução de convênios firmados entre governo federal e prefeitura passam por “despesas não comprovadas” e “ausência de justificativas” para a diferença de valores na aquisição dos equipamentos.
À época da celebração dos convênios, Fernando Bezerra Coelho estava em sua segunda gestão à frente da prefeitura. Ronaldo Silva garante que, em valores atuais, o município teria de ressarcir aos cofres públicos o montante de R$ 33 milhões. Na nota enviada por sua assessoria, Odacy afirma estar pronto para qualquer esclarecimento.
Confiram a nota na íntegra:
Sempre pautei a minha vida pública com correção, cumprindo com o meu dever. Fui prefeito por dois anos e realizei muitas ações, especialmente para ampliar os serviços de saúde de Petrolina como a implantação do Hospital do José e Maria (PAS) e da unidade do Samu também no mesmo bairro, a transformação do Hospital Dom Malan em referência materno-infantil, aquisição de oito ambulâncias adquiridas com recursos próprios da prefeitura, reformei e ampliei postos de saúde, implantei o Centro Auditivo Municipal, consegui com o governador Eduardo Campos o compromisso de trazer uma UPA para Petrolina.
Realizei ainda concurso público para o Samu, PSF e agentes de saúde e efetivei agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias do município. Mesmo com um orçamento apertado, consegui concluir o Hospital de Urgência e Traumas, construção essa que já se arrastava desde 2001. Obra que custou mais R$ 30 milhões em investimentos. Portanto, como ex-prefeito tenho a obrigação de prestar esclarecimentos quando for necessário. Compete aos homens públicos agirem com responsabilidade em todos os seus aspectos, principalmente o de entender que as disputas políticas são para a época da eleição e mesmo nesse período, devem ser pautadas na verdade e nas boas e sinceras propostas”.
Odacy Amorim/Deputado Estadual e Ex-prefeito de Petrolina
Esse sim, foi um bom gestor na cidade de Petrolina nos seus 2 anos à frente da prefeitura. Esse o prefeito que a cidade necessita para cuidar dela e de seu povo. Até hoje não consigo entender por que que a população o esqueceu nesta última eleição, se ele deixou marcas visíveis de seu trabalho na cidade.
É, talvez se ele tivesse investidos milhões no “São João do vale” tivesse sido lembrado pela população e tivesse vencido as eleições. Não sou político, não sou partidário, não sou parente do mesmo, sou um cidadão comum, brasileiro, petrolinense que anseio por uma Petrolina melhor. Parabéns Odacy por ser guerreiro, valente, continue na luta, e ainda espero te ver de volta à frente de nossa prefeitura.